Controlando um Servo Motor com Ondas Cerebrais
Em 2017, vi um filme em que o personagem conseguia controlar a fechadura da porta usando ondas cerebrais. Comecei a desenvolver um projeto chamado ICC (Interface Cérebro–Computador), que tem como objetivo controlar dispositivos físicos utilizando sinais cerebrais.
Inicialmente, fiz o projeto funcionar com uma luz, ligando e desligando-a com base no foco: se o nível de atenção ultrapassasse 80 (definido na programação), a luz ficava acesa. Depois disso, pensei em controlar um braço mecânico, e o primeiro passo seria controlar um servo motor.
Para isso, utilizei:
Um headset NeuroSky MindWave, responsável por captar ondas cerebrais.
Um Arduino Uno, para processar e enviar os comandos.
Um servo motor, que é controlado de acordo com os sinais interpretados.
O funcionamento é simples: o NeuroSky lê as ondas, envia os dados, e o Arduino interpreta e movimenta o servo motor. Quanto maior o nível de atenção, maior será o ângulo do servo motor.
Ainda pretendo fazer um vídeo explicando e demonstrando o funcionamento.
O projeto ainda está em desenvolvimento, e todo o código/fonte está disponível no GitHub:
https://github.com/edrolucas/ProjetoICC
Ainda há bastante coisa para melhorar, mas já dá para ter uma ideia do potencial dessa integração para estudos em neurotecnologia, acessibilidade e automação.
A parte mais complicada no momento é a questão de comunicação e drivers. Estou pensando em tornar o projeto mais portátil e com menos conflitos, mas ainda não sei exatamente como funcionaria essa comunicação.
Alguma sugestão de próximos passos?