Isso é feito por qualquer empresa que o marketing é maior que a qualidade do conteúdo.
Conheço dezenas de empresas que escondem seus preços atrás de formulários de contatos e garanto que nenhuma que faça isso realmente vale a pena
Isso é feito por qualquer empresa que o marketing é maior que a qualidade do conteúdo.
Conheço dezenas de empresas que escondem seus preços atrás de formulários de contatos e garanto que nenhuma que faça isso realmente vale a pena
Acho complicado essa generalização de marketing vs qualidade.
Gostando ou não, saber fazer marketing é essencial para o sucesso do produto. Pode ser discutido a qualidade do marketing, mas é inevitável, de uma forma ou de outra, todos fazem. Até o curso do deschamps faz marketing, normal.
Vejo muita gente falando "compre bons livros, tudo que você precisa está na internet". Pode ser até verdade, mas entendam: não serve para todos. Por exemplo, tem gente que é entusiasta, quer aprender por hobby. Em outras, a pessoa vislumbra uma transição de carreira, então, ela não tem tempo de estudar 8h por dia. Nesses casos, um curso com método, que explique as coisas em uma sequência pode ser bem interessante.
Seja qual for a abordagem, o empenho e a dedicação da pessoa vai ser crucial para definir que tipo de profissional ela será. Ninguém faz curso com a expectativa de se tornar um profissional sênior com 20 anos de xp. Mas vejo como possibilidade da pessoa iniciar no mercado.
Não se pode excluir isso (empenho da pessoa) da equação. Se não seria muito fácil: faça a faculdade X, o curso Y, o livro Z e pronto, você será o profissional dos sonhos de qualquer empresa.
Agora, quantos aos cursos, sempre vai ter quem goste do método e quem não goste. E que bom que seja assim, a diversidade é importante.
O curso.dev, por exemplo, estou muito inclinado a comprá-lo, mas tem algo que me incomoda ainda: o ritmo. Tem quase 2 anos desde o início, e tem disponível (na minha última consulta ao suporte por email) 45 dias (a jornada desse curso é separada por dia). No site diz que nos últimos 3 meses foram disponibilizadas 17 aulas. E isso pode ser um fator determinante para algumas pessoas: "eu não quero esperar 5 anos para concluir um curso, por mais que ele seja muito bom".
Por isso, sou resistente com essas generalizações. Pessoas são diferentes, e isso importa nas decisões.
Gostando ou não, saber fazer marketing é essencial para o sucesso do produto.
Você me interpretou de forma errônea.
Eu falei especificamente das empresas de curso que escondem os preços atrás de um formulário de contato.
Marketing é sim essencial, porém estou criticando essa prática em específico.
É como se o preço fosse personalizado por cliente, mas não é. Bizarro.
Compre bons livros. Os melhores. Esqueça esse monte de lixo cosmético.
Livros densos, que te fazem voltar as páginas quando preciso. Feitos por referências mundiais da tecnologia.
Essas porcarias de cursos não vão te levar longe. O próprio modelo de ensino é feito para retardados.
Fuja!
Desejo muito sucesso, eu quero o teu bem.
Há muitas empresas com cursos realmente bons, e que realmente valem a pena investir seu dinheiro.
A maioria das empresas são ruins, mas não quer dizer que são todas.
Um exemplo é o próprio curso do deschamps. Não fiz mas não vi nenhum relato negativo, quero fazer no futuro.
Nada, absolutamente NADA supera uma boa lista de livros, feitos com muito cuidado, após anos de afinco pelo autores.
A absorção também é melhor da parte de quem lê.
Não sou contra recursos visuais, com vídeos etc. Mas cursos inteiros... não sei. Tentei vários, e nada supera os livros.
Eu não fiz o curso do Deschamps, mas todo mundo fala muito bem dele. Eu poderia apostar que o conhecimento todo que ele destilou não foi acumulado com cursos em vídeo.
Você está sendo completamente generalista. Tome muito cuidado com esse tipo de pensamento num fórum que tem por objetivo compartilhar conhecimento.
Nada, absolutamente NADA
Para falar essa frase você teve que completar todos os cursos existentes no planeta. E acredito plenamente que se você tivesse completado Harvard ou MIT não estaria conversando comigo agora hahaha
Acredito que isso varia de pessoa para pessoa. Um livro tende a ser sempre mais aprofundado do que um curso em sites como X ou Y. Eu prefiro livros, mas, para outros tipos de conteúdo, como frameworks, costumo recorrer a vídeos.