Acho complicado essa generalização de marketing vs qualidade.
Gostando ou não, saber fazer marketing é essencial para o sucesso do produto. Pode ser discutido a qualidade do marketing, mas é inevitável, de uma forma ou de outra, todos fazem. Até o curso do deschamps faz marketing, normal.
Vejo muita gente falando "compre bons livros, tudo que você precisa está na internet". Pode ser até verdade, mas entendam: não serve para todos. Por exemplo, tem gente que é entusiasta, quer aprender por hobby. Em outras, a pessoa vislumbra uma transição de carreira, então, ela não tem tempo de estudar 8h por dia. Nesses casos, um curso com método, que explique as coisas em uma sequência pode ser bem interessante.
Seja qual for a abordagem, o empenho e a dedicação da pessoa vai ser crucial para definir que tipo de profissional ela será. Ninguém faz curso com a expectativa de se tornar um profissional sênior com 20 anos de xp. Mas vejo como possibilidade da pessoa iniciar no mercado.
Não se pode excluir isso (empenho da pessoa) da equação. Se não seria muito fácil: faça a faculdade X, o curso Y, o livro Z e pronto, você será o profissional dos sonhos de qualquer empresa.
Agora, quantos aos cursos, sempre vai ter quem goste do método e quem não goste. E que bom que seja assim, a diversidade é importante.
O curso.dev, por exemplo, estou muito inclinado a comprá-lo, mas tem algo que me incomoda ainda: o ritmo. Tem quase 2 anos desde o início, e tem disponível (na minha última consulta ao suporte por email) 45 dias (a jornada desse curso é separada por dia). No site diz que nos últimos 3 meses foram disponibilizadas 17 aulas. E isso pode ser um fator determinante para algumas pessoas: "eu não quero esperar 5 anos para concluir um curso, por mais que ele seja muito bom".
Por isso, sou resistente com essas generalizações. Pessoas são diferentes, e isso importa nas decisões.