Executando verificação de segurança...
0

Xeon roda jogos, mas não roda bem

A frequência 3.6GHz, ao meu ver, é suficiente HOJE, 13/maio/2025

O problema aqui é que você está comparando apenas a velocidade do clock do processador, que Não é uma métrica confiável.

Os Xeons que estamos falando são processadores extremamente antigos (2012 ~ 2016). Eles foram desenvolvidos para ter muitos processos paralelos, com uma quantidade grande de cores, sacrificando a velocidade por core.

Um jogo precisa exatamente do contrário, precisa de uma velocidade por core alta. Jogos com física pesada ou que exigem muito da CPU não vão rodar bem em Xeon.

Veja esta comparação

Se olharmos o benchmark geral parece que o Xeon é melhor né? Porém a situação muda completamente ao ver o desempenho por core. o Xeon tem um desempenho parecido com os processadores de entrada modernos usando 4x mais cores.

consumir pouca energia

Podemos ver também que o Xeon tem um TDP simplesmente o dobro dos outros processadores! Então está gastando muito mais energia.

ser barato

Aqui é o ÚNICO aspecto que o Xeon pode ganhar. Falei pode porque meu setup com Xeon foi o mesmo preço de um setup High End sem GPU hoje (sim, um ryzen sem GPU roda a maioria dos jogos sem problema)

Carregando publicação patrocinada...
1

para fins de consideração ampla, jogos first person shooter, no pre set low, provavelmente Xeon poderia não ser o suficiente.
para jogos competitivos online, por exemplo Brawlhalla, o Xeon poderia não ser o suficiente, sendo necessário atestar empiricamente.

1

bom dia, sr

concordo com o que o sr falou.
sobre o consumo, escolher TDP como a métrica de comparação não é confiável.
me diga se o sr corresponde a este pensamento:
expectativa de consumo: ( TDP ÷ (Total de cores) ) × 6 cores, considerando que, hoje, 6 cores (em hyperthread) sejam necessários para rodar jogos e games.
logo, na minha comparação do post, o Ryzen 5 5600 teria um consumo máximo de 65W acima de 4.0GHz, enquanto E5 2699 v3, 48W, a 3.6GHz, considerando a fórmula grosseira que apresentei. eu sei que devemos considerar que esse Ryzen atingiria 65W se estivesse em overclock; devo supor que ele não ficaria abaixo do consumo de 48W do Xeon, se o Ryzen operasse a 3.6GHz.
nessa comparação, considerando o valor desse Ryzen, o Xeon consegue apresentar uma proposta mais barata de acesso à primeira experiência de jogos e games, mais barata do que a desse Ryzen supracitado.
isso considerando que, hoje, a frequência mínima para games é por volta de 3.6GHz, adida de cerca de 2.5MB de cache por core, para uma placa de vídeo modelo RX 6600, com o clock que ela possui.