Executando verificação de segurança...
4

Xeon sucata roda jogos e games? Ou só homeserver?

defendo que Xeon vale a pena.

considerando que os pré requisitos são: ser barato, consumir pouca energia, ser acessível, apresentar menor custo para abrir um jogo; apresentar menor custo para uma nova experiência; então, sim, mesmo com imposto, ainda sai mais barato que com peças nacionais.
Em consumo energético, defendo o Xeon, pois, para conseguir comparar dois processadores, é necessário medi-los na tomada para diferentes cargas de trabalho. Uma métrica comparativa aproximada é dividir o TDP pelo número de núcleos e desempatar pelo clock mínimo em stock e pelo clock máximo prático (com overclock, se possível). Divide-se pelo número de cores, e multiplica-se geralmente por 6, para conhecer uma medida aproximada do consumo do componente.
Para servidores, por exemplo, E5-2650L v3 compensaria (65W ÷ 12 cores), com 2.5MB cache por core, suporta virtualização.
Para jogos, apenas a título de exemplo didático, E5 2697 v3 e E5 2699 v3 atingem overclock prático de 3.6GHz, e ambos possuem 2.5MB de cache por core, com TDP de 145W. Ao compará-los, o 2699 v3 consome menos teoricamente, pois (145W ÷ 18 cores) = 8.05 W/core, enquanto o outro apresenta (145W ÷ 14 cores) = 10.35W/core. É uma comparação grosseira não-empírica.
Assim, o E5 2699 v3, quando aplicado em jogos e GAMES, terá um consumo máximo provável de (6 cores × 8.05W/core) = 48W, teoricamente.
A frequência 3.6GHz, ao meu ver, é suficiente HOJE, 13/maio/2025, para rodar jogos e GAMES acima de 100 FPS no ultra usando uma RX 6600 para culpar o gargalo do processador ainda.
Um Ryzen 5 5600, por exemplo, atinge máximo clock 4.4 GHz, com 3.5GHz stock (mínimo), o que supera o Xeon. Com um cache 32MB, temos (32MB ÷ 6 cores) = 5.33 MB/core, superando Xeon. Isso significa que ele conseguiria empurrar uma RX 6600 com mais FPS no ultra em muitos jogos. No entanto, com TDP 65W, temos (65W ÷ 6 cores) = 10.83W/core de consumo, o que corresponderia a um consumo máximo de 65W quando o processador estivesse a todo vapor. É ainda necessário empiricamente validar que, a 3.6GHz, esse Ryzen consumiria mais do que o Xeon em overclock. Cogito que sim.
Para o Ryzen 7 5700X, o consumo seria de 48.75W (6 cores ativos em jogos e GAMES, de um total de 8), porém provavelmente consumiria menos do que o Xeon, se este Ryzen estivesse a 3.6GHz (4MB/core).

Na comparação, se for para rodar jogos e GAMES, ter a primeira experiência gamer a um menor custo de acesso, obviamente Xeon seria eficiente energética e financeiramente. Entre os dois Ryzens, considerando a máxima reprodução de quadros por segundo (independendo de latência) ou com 1% low FPS mais estável, o Ryzen 5 5600 compensaria mais, ainda considerando a comparação de preços entre ambos (relação custo-benefício para chegar a um máx FPS mais barato circunstanciando-se ao hardware RX 6600). Se tiver uma RX 7600XT, provavelmente é necessário chamar um Ryzen 5 5600X3D, devido a ter um cache por núcleo maior (96MB ÷ 6 cores) = 16 MB/core, o que faz aproveitar mais o clock alto (> 4.0GHZ), apesar de ter um TDP 105W e 6 núcleos. O Ryzen 7 5700X3D provavelmente seria mais eficiente energeticamente (105W ÷ 8 cores) = 13.12W/core, com consumo teórico de 78.75W, com um cache alto.

Nesse raciocínio, Ryzen 5 7600X, com mesmo preço de um Ryzen 7 5700X3D, vale mais a pena o Ryzen 7 5700X3D DESDE QUE upgrade futuro não seja mais importante do que o primeiro acesso a uma nova experiência hoje.

Com base nas comparações acima, eu teço que cada peça tem sua função, prevista na comparação matemática, e considerando os mínimos requisitos para empurrar uma RX 6600 em gráficos ULTRA em diferentes jogos.
Nesse quesito, Xeon pode sair vitorioso HOJE. Ainda há muito chão para manga, e já sabemos que ele pode ficar defasado para outros novíssimos jogos e GAMES. O custo para uma nova experiência, através do Xeon, é muito menor, e consegue ter uma eficiência energética disputável na aplicabilidade de jogos. Para servidores homelab (domésticos), há algumas alternativas acessíveis e interessantes, para a hipótese de aplicação de máxima quantidade de cores para virtualização, igualmente supracitada.

devo ressaltar que a velocidade máxima da RAM >suportada< também importa muito. Empiricamente?

indago-me, xeon sucata é mais acessível do que Ryzen na garantia?

Carregando publicação patrocinada...
1

sim, Xeon roda bem jogos, Inclusive, meu setup atualmente é esse:

  • Xeon e5-2697 v3
  • RX 580 2048SP 8GB
  • 16 GB de RAM
  • Placa-mãe QIYIDA
  • Entre outros...

E mano, eu rodo todos os jogos que gosto sem perder muito desempenho. Para games, os Xeons ficam de boas porque o que realmente importa é a placa de vídeo.

Atualmente, esses são os jogos que eu jogo:

  • Battlefield 2042 – trava nos 60 fps
  • Hell Let Loose – também fica nos 60 fps travados
  • Squad – ainda testando, mas achei bom
  • Vintage Story – simplesmente perfeito!
  • Need for Speed Heat Deluxe Edition – não sou fã, mas roda muito bem
  • GTA 5 – também não sou fã, mas roda liso

Ainda não testei jogos como Red Dead Redemption 2 ou Wukong, porque não fazem meu estilo. Prefiro jogos de guerra. Mas acredito eu que, se eu realmente quisesse rodar esses títulos mais pesados, conseguiria manter os 60 fps ajustando algumas configurações que não mexo por pura preguiça como BIOS, editor de registro, configurações do monitor etc.

e sobre desenvolvimento, mano o Xeon foi feito para trabalho pesado eu rodo o buraco negro vulgo Android Studio de boas com tempo de build bem rápido, fico com vários apps abertos ao mesmo tempo sem perder desempenho, simplesmente perfeito, não tem muito o que falar disso não. Cinema apenas 🙌

2

bom dia, sr.

excelente.
vou rodar só Brawlhalla, VS Code, Spotify, e várias abas do Chrome abertas.
quando o hardware ficar velho, vai virar um homeserver, provavelmente.

0

Xeon roda jogos, mas não roda bem

A frequência 3.6GHz, ao meu ver, é suficiente HOJE, 13/maio/2025

O problema aqui é que você está comparando apenas a velocidade do clock do processador, que Não é uma métrica confiável.

Os Xeons que estamos falando são processadores extremamente antigos (2012 ~ 2016). Eles foram desenvolvidos para ter muitos processos paralelos, com uma quantidade grande de cores, sacrificando a velocidade por core.

Um jogo precisa exatamente do contrário, precisa de uma velocidade por core alta. Jogos com física pesada ou que exigem muito da CPU não vão rodar bem em Xeon.

Veja esta comparação

Se olharmos o benchmark geral parece que o Xeon é melhor né? Porém a situação muda completamente ao ver o desempenho por core. o Xeon tem um desempenho parecido com os processadores de entrada modernos usando 4x mais cores.

consumir pouca energia

Podemos ver também que o Xeon tem um TDP simplesmente o dobro dos outros processadores! Então está gastando muito mais energia.

ser barato

Aqui é o ÚNICO aspecto que o Xeon pode ganhar. Falei pode porque meu setup com Xeon foi o mesmo preço de um setup High End sem GPU hoje (sim, um ryzen sem GPU roda a maioria dos jogos sem problema)

1

para fins de consideração ampla, jogos first person shooter, no pre set low, provavelmente Xeon poderia não ser o suficiente.
para jogos competitivos online, por exemplo Brawlhalla, o Xeon poderia não ser o suficiente, sendo necessário atestar empiricamente.

1

bom dia, sr

concordo com o que o sr falou.
sobre o consumo, escolher TDP como a métrica de comparação não é confiável.
me diga se o sr corresponde a este pensamento:
expectativa de consumo: ( TDP ÷ (Total de cores) ) × 6 cores, considerando que, hoje, 6 cores (em hyperthread) sejam necessários para rodar jogos e games.
logo, na minha comparação do post, o Ryzen 5 5600 teria um consumo máximo de 65W acima de 4.0GHz, enquanto E5 2699 v3, 48W, a 3.6GHz, considerando a fórmula grosseira que apresentei. eu sei que devemos considerar que esse Ryzen atingiria 65W se estivesse em overclock; devo supor que ele não ficaria abaixo do consumo de 48W do Xeon, se o Ryzen operasse a 3.6GHz.
nessa comparação, considerando o valor desse Ryzen, o Xeon consegue apresentar uma proposta mais barata de acesso à primeira experiência de jogos e games, mais barata do que a desse Ryzen supracitado.
isso considerando que, hoje, a frequência mínima para games é por volta de 3.6GHz, adida de cerca de 2.5MB de cache por core, para uma placa de vídeo modelo RX 6600, com o clock que ela possui.