Acredito que, na engenharia de software e na tecnologia, a dúvida e a refutação são ferramentas de construção, não de ofensa. Se alguém questiona o fundamento do meu código ou da minha ideia, essa pessoa está, na verdade, me ajudando a polir meu trabalho.
Se tem uma coisa que aprendi nessa vida é que a tecnologia em nosso país é construída em cima da arrogância.
Não há como ter cultura de feedback amplamente difundida aqui pois a maioria das pessoas não sabe diferenciar crítica de ataque.
O que mais vejo em grandes corporações são seniores extremamente preciosistas com sua stack/tecnologia e não aceitam qualquer opinião diferente.
Eu mesmo já passei pelos meus períodos de arrogância: Não aceitava qualquer tecnologia que não fosse a minha stack, qualquer concorrente era uma afronta aos meus conhecimentos superiores. Isso durou até provarem que minha stack era horrível!
Hoje tenho outras stacks preferidas, utilizo em cada projeto e assim que recebo qualquer crítica eu respondo com apenas duas perguntas:
- Porque essa tecnologia é melhor? me prove com números!
- Você garante que o custo de desenvolvimento não será muito maior para ter um ganho minúsculo?
Sim, essas 2 perguntas eliminam 90% das discuções, porque provam que a pessoa me questionando estava apenas defendendo a sua paixão e não defendendo o negócio.
Para escolher uma nova stack eulevo em consideração os fatores:
- Performance
- Necessidade de escalabilidade
- Velocidade de desenvolvimento - o que impacta diretamente no custo total do projeto
- Facilidade de contratação
isso me gerou atualmente 2 stacks:
Laravel para projetos pequenos e MVPs
.NET core para projetos grandes e que precisam de escala.
"A mas e o node, python e java?"
Minha opinião:
Node: Extremamente atrativo para iniciantes, Extremamente difícil encontrar profissionais que realmente entendam a ferramenta. O fato de uma excessão não tratada dentro de uma promise crashar a aplicação inteira me pega muito
Python: Mesmo que o node para profissionais, o fato de a linguagem não ter um gerenciador de pacotes com esse tamanho me afasta totalmente dela
Java: Gosto muito mas reconheço que o .NET evoluiu muito mais, É muito dificil separar o java do spring, e sinceramente spring é uma das piores ferramentas que já trabalhei
Neste momento reconheço que fugi um pouco do tema.
A opinião não fundamentada em pesquisa comporta-se como um malware
Acredito que o maior problema no Brasileiro é que tudo é transformado em time.
Brasileiro adora brigar com quem vai contra a sua ideia, é um povo extremamente dualista.
A partir de que momento estamos brigando para defender algo real ou somente porque é do nosso "time"?