A Jornada do Herói. Semana 0
Olá, Mundo
Como mencionado no relato A Jornada do Herói venho aqui compartilhar minha semana de estudos e honrar uma promessa que fiz a mim mesmo de ser o melhor programador que posso ser.
Essa é a semana 3 porem é a primeira vez que venho escrever aqui então daqui para frente iremos iniciar nossa contagem do nada ou seja do 0
No decorrer das semanas estarei aqui interagindo e evoluindo a cada dia com vocês des de já gostaria de agradecer ao sábio por acreditar em mim. Minha vida deu uma cambalhota e mudou tudo e resta a mim mudar o meu futuro e o futuro das pessoas que amo.
Esse mundo da programação me deixou muito animado e cheio de ideias para os próximos passos.
O Principio
aqui te mostro os fundamentos do que penso ou algo para te ajudar
Antes dessa semana já fazia 2 semanas que eu me preparava para começar a estudar. Busquei o que fazer e o melhor lugar para estar, e é claro que estou aqui no melhor pedacinho da internet o TabNews.Os cursos do Gustavo Guanabara já eram algo que eu tinha consciência pois na escola tive que fazer um pequeno jogo em Godot para uma competição é claro que eu queria ganhar =) mas só tive um relanse com a progamação inclisive eu aprendi godot no canal Brackeys o conteúdo é em ingês mas é de extrema qualidade e facil de aprender
O inglês na minha jornada
Com isso cabe eu me explicar como eu aprendi e ainda continuo aprendendo ingês. Creio que o inglês foi libertador para mim, sempre joguei jogos e tinha uma barreira para encontrar conteúdos e sempre quis falar outro idioma sempre achei chique e no 6º ano da escola pública tive o contato com aulas de inglês por uma professora maravilhosa eu era o melhor da turma só nas matérias que tinham bons professores. Assim como um cara chamado Filipe Deschamps, professores que amam ensinar criam pessoas que amam aprender. E com isso fui aprendendo inglês vendo vídeos escutando minhas bandas favoritas que é de rock é claro.
\m/,(> . <)_\m/
Bem tenho estudado, praticado e consumido conteúdo em inglês diariamente e recomendo a vocês o Duolingo, o canal Listening Time e uma coisa muito legal curiosidade busque algo que você gosta muito em inglês procure o que te agrade e leia, estude ou ouça. Com certeza irá aprender inglês e faça isso repetidamente
O Caminho
aqui mostro como foi a semana
Eu basicamente só sabia mexer só básico no computador é gostaria de aprender o que aqueles caras que eu via em vídeos programando realmente faziam e descobri que assim como os matemáticos os programadores resolvem problemas sejam eles simples ou até bem complexos.
O que me deixou fascinado é que cada problema não tem uma única e definida solução eu aprendi 4 maneiras diferentes de chegar a sequência de Fibonacci ou de somar dois números e o melhor todas faziam sentido e eu adoro coisas que fazem sentido.
Iniciei com o curso de algoritmos do Gustavo Guanabara junto de um maço de papeis a4 e uma caneta. Fiz 100 exercícios repetidamente e te digo a repetição é a melhor aliada todos os dias eu terminava o dia com um pouco de dor nas costas e a cabeça doendo de tanto pensar. Entendi que o computador é um bebé e para ele fazer algo eu preciso explicar dada detalhe mas também tenho que pensar no que pode acontecer se as informações que forneci para ele naõ fossem as que eu queria e como ele reagiria a isso. E entendi que o usuário sempre vai fazer algo que voce não esperava.
Tenho programado em pseudocódigo Portugol, aprendi Markdown e descobri o que era ASCII e TeX para poder escrever melhor aqui. Já fiz meu primeiro Hello, World e tive um monte de ideias para projetos que ainda não sei como fazer eles se tornarem realidade mas com certeza vou aprender!
A Cartola de Ideias
Sempre que eu via uma coisa nova no curso do Guanabana eu tinha uma ideia que fazer com aquilo. Creio que fazer os projetos que alguns cursos oferecem é muito pouco o mais importante é fazer os seus próprios projetos que pessoas realmente usam e que resolve alguma coisa seja ela minima na vida delas é muito mais construtivo para seu aprendizado mesmo que aquilo já foi feito algumma vez faça do seu jeito com seu toque especial.
Eu tentei criar uma barra de xp quando foram me apresentadas as funções passei o dia pensando como fazer sempre tava dando errado. No outro dia eu tentei novamente, e durante muitos erros tive um deslumbre de que os erros estão ali não para te atrapalhar e sim para serem resolvidas ou se tornarem alguma funcionalidade. Consegui fazer a barra de xp e deixo aqui um repositório simples para vocês darem uma olhada com isso aprendia a pensar nas diferentes possibilidades de erro, como otimizar as coisas e facilitar meu trabalho.
GitHub --> Maquina de XP
No fim da semana aprendi sobre vetores e estou pretendendo fazer algo com eles também, achei muito legal a ideia de ordenar os elementos dentro de um vetor, até expliquei para uma amigo utilizando a analogia das 3 caixas onde 2 estão cheias e uma vazia e quero trocar os objetos das duas sem coloca eles no chão. Sei que ainda não programo realmente mas já tenho aprendido muito se caso tiver alguma sugestão ou dica me diz ai!
Tive a ideia de fazer tipo um GitHub só que para trabalhos escolares. Eu sempre tinha problemas na escola de organizar os grupos dos trabalhos - que na maioria das vezes eram um monte de grupos no WhatsApp - para separar tópicos da apresentação, saber o que meu colega vai quere no slide que ele vai apresentar ou ter o conteúdo de cada um do grupo para criar uma documento para ser entregue ao professor. Ainda não sei como fazer e nem mesmo se isso já esiste mas creio que funcionaria bem e poderia ajudar os alunos das escolas a ter um espaço mais dedicado a isso realmente parecido com o GitHub mas fora do ambiente da programação.
O Futuro
aqui deixo aberto meu pensamento para o futuro
Vendo esse vídeo aqui do Michel Teló descobri um curso impassionate no nível de qualidade do curso.dev gratuito e em inglês as vezes é um pouco díficilentender o que o David J. Malan fala mas tem sido muito legal inclusive a nova temporada do curso começou dia 03 de setembro ainda não tive tempo de assistir mas amanhã irei iniciar. É um curso de iniciação a computação e não vi quase ninguém do Brasil interessado mas pode ter certeza que é muito bom Aula 0 CS50 2025
Bem para o Futuro pertento terminar o curso do Guanabara, estou vendo bastante coisa no canal do Alisson Suassuna TipsCode que é outro cara que passei a admirar muito
{=}