Executando verificação de segurança...
1

Não cheguei ao ler o texto todo pois ao ver a seguinte afirmação:

Como a principal característica da área era escrever código, e a IA passou a fazer isso, para onde eu posso migrar?

Perdi a vontade de ler.

A principal característica de um programador, ou qualquer outro professional de TI nunca foi o código. É comum estar digitando código, mas o ponto não é digitar código... Isso é trabalho braçal que esta sendo reduzido.

Não precisa de IA para demitir quem acha que as coisas se resumem a código. Além disso não é como se IA fosse remove totalmente o código da vida do desenvolvedor.

Carregando publicação patrocinada...
2

Escrevi isso porque, para quem vê a área de TI de fora, a barreira de entrada e entendimento principal é o código, as linguagens. Mas para nós, devs, tem coisas a mais, mas programar normalmente sempre foi a parte mais prática (e divertida, ma minha opinião) do trabalho.

Como a IA faz o código hoje, o trabalho diária perdeu muito a graça na minha opinião.

Outro ponto que esqueci de mencionar é como outras pessoas nos veem. Mesmo que no futuro a IA não seja tudo isso e no final do dia o programador ainda seja muito necessário para o código, se as empresas, o mercado, etc, ter a visão de que a IA produza muito, mesmo que na realidade não tanto, nós vamos ser impactados, no geral, negativamente, com desvalorização, no sentido de pensamentos como "programadores não são tão necessários então não vou pagar bons salários pra um dev ficar usando IA pra fazer as coisas de fato".

0
2

A principal característica de um programador / desenvolvedor / analista de sistemas / engenheiro de software e todas as áreas afins é a capacidade de resolver problemas utilizando a tecnologia .Até poucos anos atrás a tecnologia que utilizávamos para resolver as demandas diárias que era a programação de sistemas através da escrita de código manual, veio perdendo forças por conta da IA. Acredito que a IA é só uma atualização, uma ferramenta, que no final das contas também vamos usar para resolver problemas.

Não estou dizendo que nossa área não vai ser impactada pela IA, claro que vai, mas a nossa real característica é o que manteve nossa profissão viva ao longo dos anos, desde o papel furado até agora.