Executando verificação de segurança...
6

Com a consolidação da IA, para onde vamos?

Com a IA escrevendo a maioria do código atualmente, eu me pergunto: para onde alguém que é atualmente software developer deve ir?

Como a principal característica da área era escrever código, e a IA passou a fazer isso, para onde eu posso migrar? O que estudar? Pergunto tendo em vista a única dimensão que importa: o tempo. Preciso saber, mais ou menos, qual é o futuro dessa área agora para não ficar desempregado daqui a 10-15 anos, quando estiver mais velho e começar a sofrer com etarismo, etc., do mercado de trabalho.

Pessoas mais novas que entram na área tech atualmente — pense em alguém no primeiro ano de Ciência da Computação ou Engenharia de Software — meio que vêm sendo "programadores nativos de IA", no mesmo sentido de uma geração nativa digital, genAI ou AI-native. Logicamente, essa galera é bem mais quista, e será conforme a IA avança, do que alguém com 20 anos de mercado tradicional que foi atingido em cheio pelo Claude escrevendo código, provavelmente tecnicamente melhor e mais preciso, especialmente as versões pagas dele e de demais IAs.

Se meu trabalho não é mais traduzir regra de negócio em código, então o que eu preciso fazer para ser desenvolvedor/engenheiro de software e empregável? Estudar system design? Certificações de cloud e migrar para SRE/DevOps? Ler livros sobre LLM e aprender como criar uma do zero (provavelmente)? Faz sentido aprender DSA sendo que a IA faz mais rápido e, provavelmente, melhor? Estudar base que não é usada no cotidiano devido à IA não é perda de tempo?

A parte boa das minhas dúvidas é que estou estudando coisas que estava postergando para não me sentir obsoleto, exemplo de AWS, que comecei recentemente. Nunca tinha visto porque nunca precisei, nem preciso no trabalho atual, mas preciso me movimentar, porque vida é movimento; ficar parado atrofia, deprime e mata, na vida em geral.

Me incomoda ver gente que não era dev antes hoje criar produtos e até empresas apenas com IA, como vi algumas vezes (donoshq.com), porque eu, sendo dev, deveria saber fazer isso — e melhor, porque sei a técnica — do que pessoas fora da área. Mas a IA avançou de tal modo que uma pessoa com mais coragem, com certeza um pouco mais de dinheiro (mas nem sempre muito mais, às vezes menos) e algumas ideias na IA consegue produzir e ganhar mais do que eu como dev numa empresa. Aquele cenário clássico em que quem atua profissionalmente, normalmente, não faz tanto dinheiro quanto alguém de fora que vem, empreende na área e, se der certo e faturar, ganha bem mais.

Penso que o caminho do empreendimento tende a ser difícil de evitar, até por precarização, já que devs, no geral, deixaram de ser técnicos para serem operacionais e substituíveis, commodity.

Enfim, essas são minhas dúvidas e o que está na minha mente atualmente. Quero saber o que a comunidade anda estudando, quais livros, quais temas, para estudar também; afinal, se todos migram e consomem X e Y, X e Y viram a nova média.

A ideia de fazer um curso técnico de eletricista (gosto do conceito e teoria da eletricidade, aprenderia) para ficar no trabalho manual entrou na minha mente e, sempre que vejo avanços da IA na criação de código (e substituição de devs), ganha mais espaço. Pelo menos as chances de trabalho quando eu tiver 45/50+ anos são maiores.

Edit: correções de português, escrevi sem revisar.

Carregando publicação patrocinada...
3

Olá, espero que esteja bem!

Vou fazer um comentário de alguém que já envelheceu um pouco, já trabalhei bastante outras coisas e já conheci enfermeiro trabalhando em shopping, engenheiro trabalhando em call center, psicólogo formado servindo pipoca, uma pessoa com 2 graduação e mestrado ganhando um salário mínimo.

A vida não é uma linha reta, nela acontecem muitas coisas e é normal ter altos e baixos, o mercado funciona do mesmo jeito, a tecnologia vai continuar evoluindo e as pessoas vão continuar se moldando para seguir no mercado.

A IA inicialmente teve um impacto enorme no mercado, pois ela produz muito mais rápido doque uma pessoa é capaz de produzir, mas esse tipo de impacto já aconteceu na nossas vidas várias vezes.

Não sei se lembra, mas quando o WordPress se popularizou, o frontend morreu! Kkkkkkkkk .. Desculpa o comentário, mas ainda conheço vários fronts que ganham bem e nunca usaram WordPress, sabe porque? Porque, mesmo que você tenha uma solução milagrosa a curto prazo, ela ainda não consegue resolver o problema de todos nos.

A anos temos tecnologia e informação, mas mesmo assim ainda preferimos contratar um contador, pois é muito mais fácil e dificilmente teremos tantas dores de cabeça.

Se você acha que trabalhos manuais são uma boa ideia, apenas aprenda e siga fazendo, pois acho que ao longo das nossas vidas quanto mais pudermos aprender algo melhor, porém não compre a ideia que muitos estão vendendo como milagre pois nao é, quem ja pegou numa inchada para misturar cimento sabe o peso que ela tem.

Se você já lavou o chão de um prédio sabe o quão cansado fica no final do dia e no outro dia tem mais, mas marcenaria é diferente, vou poder fazer móveis para vende! Quem fala isso não tem noção do trabalho que dar, a dor nas costas de ter que trabalhar o dia todo montando móveis ou o risco do trabalho e o custo inicial para começar.

Não existe solução milagrosa, não existe bala de prata que vai salvar você de todos os problemas da vida, ela é uma montanha russa, cabe você aprender a gostar da viagem.

A IA vai roubar os empregos no futuro? Não, ela já esta tirando, conheço pessoas de design e programação que já foram demitidos por que não se precisa de uma equipe tão grande para fazer o mesmo trabalho.

Sou freelancer e a quantidade de trabalhos com pessoas que tem pequenos negócios diminui, porque elas acreditam que dão conta e esta tudo bem.

A vida tem dessas, uns trabalhos vão, outros vão aparecer, um programador não se resume a escrever código, um designer não se resume a fazer um site bonitinho, cada área tem um escopo gigantesco de problemas que precisam ser resolvidos e a IA acelera isso, mas não resolve tudo, porque no final do dia ela gera uma solução que não atende todos os problemas.

2

Cara, mesmo quando lançarem um "Claude Code" mais facil de usar que Instagram, que até minha tia faxineira usa, mesmo assim, aindo vão precisar de "programadores" para dirigir a construção de um app.

Não consigo imaginar o José dono da pastelaria criando um app personalizado para seu negócio por mais facil que isso se torne no futuro.

Seria algo parecido com o trabalho de Social Media, tipo, qualquer Zé Mané dono de um negocio pode ir la e postar nas suas redes sociais. Mas não fazem, muitos pagam um freelancer pra fazer isso pois eles tem que focar nas outras partes do negocio (além de que isso é um serviço chato pra caramba).

Acho que o mesmo vai acontecer na programação.

Até um camelô vai querer um app personalizado logo logo... a demanda por software vai explodir.

Cesar Scapella -- o desenhista

2

Eu sou bem mais otimista, mas entendo a preocupação. Tem muito discurso propagando um futuro tenebroso e acaba gerando uma onda de desânimo.

Acho que o futuro será melhor para nossa profissão, seremos mais produtivos e criaremos softwares mais complexos e ubíquos. Mas tem um pouco de turbulência que deve se manter até o fim da década.

1

Todos que dizem que IA nao vai substituir 90% dos devs estao errados, mentindo ou vivendo em negacao. So ha um caminho: negocios.

Codigo perde o protagonismo, desenvolvimento de produtos assume este lugar. Maquina escrevendo codigo e um milagre divino pra quem ve a situacao deste angulo.

Agora que literalmente voce entrega 5x mais, crie produtos, servicos, feche contratos, e faca dinheiro, o maximo que puder, pois sera necessario. O que esta por vir vai demandar cada centavo.

boa sorte

1

Não cheguei ao ler o texto todo pois ao ver a seguinte afirmação:

Como a principal característica da área era escrever código, e a IA passou a fazer isso, para onde eu posso migrar?

Perdi a vontade de ler.

A principal característica de um programador, ou qualquer outro professional de TI nunca foi o código. É comum estar digitando código, mas o ponto não é digitar código... Isso é trabalho braçal que esta sendo reduzido.

Não precisa de IA para demitir quem acha que as coisas se resumem a código. Além disso não é como se IA fosse remove totalmente o código da vida do desenvolvedor.

2

Escrevi isso porque, para quem vê a área de TI de fora, a barreira de entrada e entendimento principal é o código, as linguagens. Mas para nós, devs, tem coisas a mais, mas programar normalmente sempre foi a parte mais prática (e divertida, ma minha opinião) do trabalho.

Como a IA faz o código hoje, o trabalho diária perdeu muito a graça na minha opinião.

Outro ponto que esqueci de mencionar é como outras pessoas nos veem. Mesmo que no futuro a IA não seja tudo isso e no final do dia o programador ainda seja muito necessário para o código, se as empresas, o mercado, etc, ter a visão de que a IA produza muito, mesmo que na realidade não tanto, nós vamos ser impactados, no geral, negativamente, com desvalorização, no sentido de pensamentos como "programadores não são tão necessários então não vou pagar bons salários pra um dev ficar usando IA pra fazer as coisas de fato".

0
2

A principal característica de um programador / desenvolvedor / analista de sistemas / engenheiro de software e todas as áreas afins é a capacidade de resolver problemas utilizando a tecnologia .Até poucos anos atrás a tecnologia que utilizávamos para resolver as demandas diárias que era a programação de sistemas através da escrita de código manual, veio perdendo forças por conta da IA. Acredito que a IA é só uma atualização, uma ferramenta, que no final das contas também vamos usar para resolver problemas.

Não estou dizendo que nossa área não vai ser impactada pela IA, claro que vai, mas a nossa real característica é o que manteve nossa profissão viva ao longo dos anos, desde o papel furado até agora.