Com a consolidação da IA, para onde vamos?
Com a IA escrevendo a maioria do código atualmente, eu me pergunto: para onde alguém que é atualmente software developer deve ir?
Como a principal característica da área era escrever código, e a IA passou a fazer isso, para onde eu posso migrar? O que estudar? Pergunto tendo em vista a única dimensão que importa: o tempo. Preciso saber, mais ou menos, qual é o futuro dessa área agora para não ficar desempregado daqui a 10-15 anos, quando estiver mais velho e começar a sofrer com etarismo, etc., do mercado de trabalho.
Pessoas mais novas que entram na área tech atualmente — pense em alguém no primeiro ano de Ciência da Computação ou Engenharia de Software — meio que vêm sendo "programadores nativos de IA", no mesmo sentido de uma geração nativa digital, genAI ou AI-native. Logicamente, essa galera é bem mais quista, e será conforme a IA avança, do que alguém com 20 anos de mercado tradicional que foi atingido em cheio pelo Claude escrevendo código, provavelmente tecnicamente melhor e mais preciso, especialmente as versões pagas dele e de demais IAs.
Se meu trabalho não é mais traduzir regra de negócio em código, então o que eu preciso fazer para ser desenvolvedor/engenheiro de software e empregável? Estudar system design? Certificações de cloud e migrar para SRE/DevOps? Ler livros sobre LLM e aprender como criar uma do zero (provavelmente)? Faz sentido aprender DSA sendo que a IA faz mais rápido e, provavelmente, melhor? Estudar base que não é usada no cotidiano devido à IA não é perda de tempo?
A parte boa das minhas dúvidas é que estou estudando coisas que estava postergando para não me sentir obsoleto, exemplo de AWS, que comecei recentemente. Nunca tinha visto porque nunca precisei, nem preciso no trabalho atual, mas preciso me movimentar, porque vida é movimento; ficar parado atrofia, deprime e mata, na vida em geral.
Me incomoda ver gente que não era dev antes hoje criar produtos e até empresas apenas com IA, como vi algumas vezes (donoshq.com), porque eu, sendo dev, deveria saber fazer isso — e melhor, porque sei a técnica — do que pessoas fora da área. Mas a IA avançou de tal modo que uma pessoa com mais coragem, com certeza um pouco mais de dinheiro (mas nem sempre muito mais, às vezes menos) e algumas ideias na IA consegue produzir e ganhar mais do que eu como dev numa empresa. Aquele cenário clássico em que quem atua profissionalmente, normalmente, não faz tanto dinheiro quanto alguém de fora que vem, empreende na área e, se der certo e faturar, ganha bem mais.
Penso que o caminho do empreendimento tende a ser difícil de evitar, até por precarização, já que devs, no geral, deixaram de ser técnicos para serem operacionais e substituíveis, commodity.
Enfim, essas são minhas dúvidas e o que está na minha mente atualmente. Quero saber o que a comunidade anda estudando, quais livros, quais temas, para estudar também; afinal, se todos migram e consomem X e Y, X e Y viram a nova média.
A ideia de fazer um curso técnico de eletricista (gosto do conceito e teoria da eletricidade, aprenderia) para ficar no trabalho manual entrou na minha mente e, sempre que vejo avanços da IA na criação de código (e substituição de devs), ganha mais espaço. Pelo menos as chances de trabalho quando eu tiver 45/50+ anos são maiores.
Edit: correções de português, escrevi sem revisar.