Concidentemente, aos 18 anos em 2022 eu começava meus estudos na área de programação com HTML, CSS e JavaScript.
Emprego? A maioria freelancer pois eu morava com meus pai, então a renda não era um problema, podia e posso passar o dia estudando, mas eu divido bem meu tempo para ajudar meu pai sempre que necessário.
Não sei qual é o teu background. Se você ficou no processo de aprender framework atrás de framework, ninguém vai te contratar mesmo. Se uma pessoa com IA estava passando de você, então você não não tem um diferencial dos outros. A competição é sempre com você mesmo. O que você pode entregar? Será que esses 4 anos você passou estudando mesmo?
Faculdade não é diferencial. Na verdade, algumas boas são diferencias, mas são muito poucas. O diferencial real são projetos. Não clone de landing page, não calculadora, não CRUD, não SaaS genéricos que vemos por ai, mas algo útil que resolva um problema real.
Muita gente não sabe o que é um problema REAL.
Falando mais especificamente de mim, eu optei por ficar fazendo trabalhos freelancer pois tenho um tempo livre para estudar. Eu reconheço que passei anos estudando errado. Perdi muito tempo com besteira, sei que posso entregar muito pouco. Quando soube disso, logo comecei a buscar livros em inglês, já para afiar meu English. Leio alguns livros teórico, sempre lendo a teória e praticando o que leio. Tenho evoluindo e ainda este ano tenho a meta de conseguir um emprego estável, pois é meu objetivo a curto prazo no momento.
Agora eu pergunto: O que você aprendeu? Só HTML, CSS e JavaScript? Você já domina TypeScript? Isso é obrigatório para o ecossistema do JavaScript. Você sabe a diferença entre uma linguagem interpretada e compilada? Sabe porque TypeScript é uma linguagem tipada, mas ao mesmo tempo não parece ser? São muitos detalhes diferenciais. Se a IA faz, ela já iria substituir todo mundo logo. Por que há pessoas ainda empregadas codificando, resolvendo problemas? O que elas tem de diferença? Sorte? Isso é um desrespeito. Alguns tem sorte, mas a maioria tem o esforço e persistência. E é isso que eu sempre recomendo ter.
Se você ama tecnologia, quer trabalhar com isso, não desista. É difícil, mas ao menos você está tentando fazer o que deseja. Certamente vai conseguir. Avalie a si mesmo. Não diga que a culpa é de IA. Se tem tempo para isso, use para estudar algo e criar mais projetos. Se a situação financeira apertar, arrume um emprego comum, estude a noite. Exige sacrifícios, mas novamente, se você deseja isso, não é tão ruim assim.
Olhando seu Github, tem muito pouco engajamento. Crie issues, ajude comunidades. Seja visto. Crie mais projetos originais. Quantidade commits irregular. Tente fazer ao menos 1 commit por dia significativo. Não faça apenas por fazer.
Programação não vai acabar com IA. Ela está transformando. Ainda precisaremos codificar, resolver problemas, ler código, trabalhar de fato. Muita gente faz serviço mecânico como só codificar... Esses serão de fato, cortado.