Executando verificação de segurança...
1

Estou prestes a desistir da área de TI depois de 4 anos.

Em Janeiro de 2022, aos 18 anos de idade, comecei a estudar programação. Como todo bom iniciante, comecei pelo básico. HTML, CSS e Javascript.

Tudo era mágico e empolgante. Eu estudava e fazia projetos o dia inteiro, e por muito tempo foi assim. (Deixei meu emprego pra estudar e pagava o que precisava com um dinheiro guardado que tinha, pois ainda morava com os meus pais.)

Programação era algo que tinha virado meu objetivo, era tudo o que eu queria, e de fato eu gostava muito da área.

Mas então qual foi o problema?

O problema foi que comecei a entender mais de programação quando a bolha causada pela pandemia já tinha estourado. Era o pior momento para achar um emprego.

O que eu decidi fazer para contornar a situação?

Uma faculdade. Escolhi um técnologo de ADS na Estácio para tentar um estágio e me inserir no mercado.
O resultado foi que descobri que a uma faculdade na Estácio - e com certaza muitas outras - foi a pior decisão que fiz na minha vida profissional e estudantil.
Não consegui nenhum estágio, e não foi por falta de tentativas, tentei muito, nunca havia nem retorno - sim, não havia retorno nem para uma maldita vaga de estágio.

Até que... Apareceu uma oportunidade, isso porque fui encher o saco de CEOs e gerentes no linkedin, não por seleção numa candidatura comum... Era uma empresa relevante aqui no meu estado, e eu estava passando pelas fases, mas não deu certo porque meu técnologo estava prestes a acabar e eu só tinha mais um mes de 'aulas'. Uhhg! Mais uma derrota.

Durante todo esse tempo sempre estudei por fora e fiz projetos, mas mesmo assim nunca adiantou para chamar atenção de alguma IA recrutadora.

E esse é o ápice da minha história. É aqui onde minha real frustração vem, e é aqui onde mostro o motivo pelo qual estou abandonando a área de TI.

Hoje a IA domina a grande massa do mercado. Qualquer zé ruela consegue fazer um app com IA, seja inseguro ou não, eles fazem e usam. Ninguém quer admitir que a IA vai derrubar mais de 50% das vagas, já está derrubando. Depois da pandemia e pré-estouro da IA já era muito dificil conseguir algo ou se destacar com um SaaS ou projeto pessoal. Agora, tá 50x mais dificil, nada que tu, dev Júnior faz, a IA não conseguiria fazer também, NADA.

99Freelas, em tempos pré IA, tinha cerca de 800 projetos ativos de TI, hoje, apenas 400. Isso é uma informação empírica, pois ja trabalhei como freelancer nessas plataformas e sei o que digo. Aproveitando o gancho, essas plataformas não são eficazes para quem ta iniciando, peguei apenas projetos pequenos, nos quais me escravizavam quase sempre.

Mas o fato é que tudo hoje é inseguro na TI. Você estuda a base da programação, mas ainda precisa competir com um adolecente que usa IA e vai passar nas entrevistas porque sabe a 'tecnica' de como usar a IA... Isso é ridiculo e na minha opnião insustentável, mas eu não quero mais ver aonde isso vai. Não quero pagar com o meu precioso tempo de vida para descobrir se vai valer ou não continuar estudando... Vendo como o mundo está, nós estamos caminhando para um apocalipse dentro de TI (e não só em TI), tudo é volátil, em 2 dias se constroe um SaaS, a internet estará cheia de lixo produzida por IA, cada vez mais pessoas fazendo SaaS simplesmente porque podem ganhar dinheiro com isso, não porque resolvem um nobre problema de alguém, e isso iria recompensar financeiramente e moralmente. Sem falar na experiência de programar, desenvolver algo elaborado, pensado, bem trabalhado... Isso não existe mais. De agora em diante, vai ser produção, produção e produção. Ficou ruim?! Joga fora e faz outro em 1 semana. Isso vai contra a lógica da vida. Quer que eu fale quem serão as pessoas mais depressivas e ansiosas daqui algum tempo? (Já são na verdade) Produção sem propósito, ruína.

Vou deixar aqui meu github com meus projetos (alguns) para vocês julgarem, podem olhar código, clonar, fazer o que quiser. Caso queiram só julgar por curiosidade e talvez falar: "Tá explicado porque nunca conseguiu um emprego", tudo bem, é assim que a vida funciona.

Link para o github

Carregando publicação patrocinada...
3

Você está pessimista.

Mas talvez você esteja apenas cogitando desistir de procurar emprego na área.
De repente você ainda pode ser desenvolvedor.

De uma maneira ou de outra.

Até porque a internet tá tipo inevitável.

De repente você só tá dando um tempo. Só tá parado olhando um arquivo de log

2

De fato, meu racional ainda me fala que estou enviesado. Mas ainda sim tive que desabafar sobre essa linha de produção maluca que a IA ta permitindo criar.

O meu sentimento é que, alguém que não estudou 30% do que eu estudei, consegue entregar a mesma coisa que eu entrego, simplesmente usando a IA. Isso é frustrante. É claro que a IA faz muita gente feliz com seus SaaSs feitos orgulhosamente em 1 semana, mas eu sinto que programar perdeu um pouco da essencia, sabe?! Não é mais como: Vou estudar firmemente isso e irei me destacar e, depois de meses estudando vem aquela sensação de dever cumprido. Há quem ache isso horrivel, tipo: "Hoje em dia? Como assim estudar meses para dominar algo se eu tenho um escravo digital que me dá tudo em segundos?!".

A programação perdeu pra sempre sua essencia. Assim como tudo o que a tecnologia avançada toca, - e eu não sou um cara que acha que devemos voltar a fazer fogo com pauzinhos - discorde quem quiser. Somos humanos e nossa missão na terra é descobrir nossa melhor versão com os erros e acertos, mas parece que terá quem faça isso pra gente...

Por mais que falem: Quem sabe a base estará seguro.
Eu ainda tenho receio.

A IA tem uma base muito mais larga que a sua!

Sobre ter a base para comandar a IA, concordo.

Mas quem não vai gostar dessa realidade é os milhares de estudantes de hoje que não terão a oportunidade de trabalhar porque já tem quem entenda profundamente a base e ao mesmo tempo dominará vários projetos, diminuíndo e muito as e demandas para milhares de estudantes.

Ainda estou sendo apocalíptico?

2

entregar a mesma coisa que eu entrego

frase de efeito
(é bom dar umas pausas para reajustar a rota)

Eu acho que sempre vai ter algum outro programa passando em algum outro canal, cara
:)

3

Concidentemente, aos 18 anos em 2022 eu começava meus estudos na área de programação com HTML, CSS e JavaScript.

Emprego? A maioria freelancer pois eu morava com meus pai, então a renda não era um problema, podia e posso passar o dia estudando, mas eu divido bem meu tempo para ajudar meu pai sempre que necessário.

Não sei qual é o teu background. Se você ficou no processo de aprender framework atrás de framework, ninguém vai te contratar mesmo. Se uma pessoa com IA estava passando de você, então você não não tem um diferencial dos outros. A competição é sempre com você mesmo. O que você pode entregar? Será que esses 4 anos você passou estudando mesmo?

Faculdade não é diferencial. Na verdade, algumas boas são diferencias, mas são muito poucas. O diferencial real são projetos. Não clone de landing page, não calculadora, não CRUD, não SaaS genéricos que vemos por ai, mas algo útil que resolva um problema real.

Muita gente não sabe o que é um problema REAL.

Falando mais especificamente de mim, eu optei por ficar fazendo trabalhos freelancer pois tenho um tempo livre para estudar. Eu reconheço que passei anos estudando errado. Perdi muito tempo com besteira, sei que posso entregar muito pouco. Quando soube disso, logo comecei a buscar livros em inglês, já para afiar meu English. Leio alguns livros teórico, sempre lendo a teória e praticando o que leio. Tenho evoluindo e ainda este ano tenho a meta de conseguir um emprego estável, pois é meu objetivo a curto prazo no momento.

Agora eu pergunto: O que você aprendeu? Só HTML, CSS e JavaScript? Você já domina TypeScript? Isso é obrigatório para o ecossistema do JavaScript. Você sabe a diferença entre uma linguagem interpretada e compilada? Sabe porque TypeScript é uma linguagem tipada, mas ao mesmo tempo não parece ser? São muitos detalhes diferenciais. Se a IA faz, ela já iria substituir todo mundo logo. Por que há pessoas ainda empregadas codificando, resolvendo problemas? O que elas tem de diferença? Sorte? Isso é um desrespeito. Alguns tem sorte, mas a maioria tem o esforço e persistência. E é isso que eu sempre recomendo ter.

Se você ama tecnologia, quer trabalhar com isso, não desista. É difícil, mas ao menos você está tentando fazer o que deseja. Certamente vai conseguir. Avalie a si mesmo. Não diga que a culpa é de IA. Se tem tempo para isso, use para estudar algo e criar mais projetos. Se a situação financeira apertar, arrume um emprego comum, estude a noite. Exige sacrifícios, mas novamente, se você deseja isso, não é tão ruim assim.

Olhando seu Github, tem muito pouco engajamento. Crie issues, ajude comunidades. Seja visto. Crie mais projetos originais. Quantidade commits irregular. Tente fazer ao menos 1 commit por dia significativo. Não faça apenas por fazer.

Programação não vai acabar com IA. Ela está transformando. Ainda precisaremos codificar, resolver problemas, ler código, trabalhar de fato. Muita gente faz serviço mecânico como só codificar... Esses serão de fato, cortado.

2

Eu criei essa conta so para responder essa publicação entao vamos la.
Qual o real problema de vocês? É muito simples... Vocês simplesmente acham que TI se resume a programar, que só programar paga bem e que todo o resto é lixo. Vão direto para o youtube aprender alguma linguagem sem saber o minino de funcionamento de um O.S, nao fez se quer um curso de rede na cisco que é gratuito.

Nao sei o que falam por ai, mas no mundo real a porta de entrada do TI é so uma SUPORTE. Seja a sistemas SAS, seja de end user... Dali voce começa a maratona. Veja bem MARATONA e nao corrida, esqueca o youtuber dizendo que ficou milionario em 3 meses, se isso fosse verdade ele nao tava no YouTube eu te garanto.
Conselho? Reveja sua estratégia e recomece DO COMEÇO.

Edit pois esqueci de outra coisa importante... Linguagem é FERRAMENTA PRA FAZER DINHEIRO. Aprenda as que realmente pagam e não o que esta na "moda". Tem mais de 20 anos que a IBM usa cobol, tem sistemas bancários intejros que precisam de suporte nessa linguagem e voces indo aprender porcaria de framework que daqui a 3 anos ninguem vai lembrar, ou vai lembrar pela quantidade absurda de falhas

1

Não entendi porque escolhe o comentário para responser o post. Eu usei as linguagens pois é tudo que ele mencionou. Não acho seja tão difícil saber que, ao fazer mais projetos você aprende mais conceitos.

Outro ponto é que eu mencionei:

Programação não vai acabar com IA. Ela está transformando. Ainda precisaremos codificar, resolver problemas, ler código, trabalhar de fato. Muita gente faz serviço mecânico como só codificar... Esses serão de fato, cortado.

Enfim. Você provavelmente não leu, ou não teve a interpretação correta.

1
1
2

Meus 2 cents,

Se voce quer desistir da area, nao vou ser eu que tentar convencer do contrario - voce sabe onde lhe aperta o sapato e quando os boletos vencem.

Mas vamos falar um pouco sobre TI.

Estamos no fim do mundo, o apocalipse da TI ? Nao exatamente, mas que o mercado mudou, eh fato.

  1. Conseguir emprego implica em 3 etapas: achar vagas, passar pelo filtro do CV (via ATS) e passar na entrevista.

1.1. Achar vagas: vira e mexe publicam aqui mesmo no TABNEWS ferramentas para achar vagas - de cabeca lembro do vaguinhas.com.br, mas tem outros.

1.1.1. Outra opcao eh linkedin, mas vale "ajeitar" linkdisney para posts e palavras chaves. Existem programas para isso.

1.1.2. Networking: nao tem jeito, vagas reais somente via contatos - frequente eventos, listas, foruns, participe de projetos e converse com as pessoas.

1.1.2.1. Familia: divulgue na familia que voce esta procurando vaga. Tem gente que tem vergonha de fazer isso, mas voce que sabe. Tios, sobrinhos, primos, amigo-do-primo e por ai vai.

1.1.2.2. Sem familia ? Participe de associacao do bairro, templos, igrejas, casas espiritas, trabalhos voluntarios, etc - ali da para conhecer um bocado de gente.

1.2. Para passar pelo filtro ATS, nao tem jeito: use programas para "ajeitar" o CV conforme o perfil de vaga

1.3. Passar na entrevista: treino, treino, treino. Tem videos no YT sobre como treinar para uma entrevista. Se voce treinou apenas 50 vezes, foi pouco. Mais, sempre mais.

Da uma olhada no YT do augusto galego https://www.youtube.com/@GutoGalego e do renato augusto (https://www.youtube.com/@RenatoAugustoTech) sobre entrevistas

Sobre teu github: ta morto como um deserto a muito esquecido. Nenhum projeto novo ou relevante nas stacks que voce citou. "indie hacker" ? cade o produto e projeto que voce ja tenha lancado para ter este titulo ?

Voce ja acessou o https://roadmap.sh ? Quais skills dali voce domina/completou ?

Olha vendo teu post e teu github nao consegui identificar nada que me faca conhecer como eh o profissional Weber, o que ele faz, interesses e habilidades.

Entao eh isso. Quer continuar na area ? Tem espaco - mas analise realmente as hard skills que voce domina, veja se elas tem relevancia em vagas publicadas e ai se adapte conforme o que enxergar.

Ingles, IA, Linux, VM/Docker, Redes sao exemplos de skills que tem demanda independente a sub-area em TI que voce escolher.

Caso nao desista da area, continue publicando sobre tua jornada - tem muita gente que gostaria de acompanhar.

Espero que voce encontre o que deseja.

Saude e Sucesso !

2

Ninguém quer admitir que a IA vai derrubar mais de 50% das vagas, já está derrubando.

Não é a IA que está derrubando as vagas, é a taxa de juros atual.

A carga de impostos está extremamente elevada, o mercado está frio, ninguem está investindo porque não quer perder dinheiro!

E falo isso como contratante.

Para eu te pagar um salário de 3k por mês você tem que me render 10k.

Com o mercado desse jeito você consegue me dar 10k de faturamento por mês?

1

Além disso grande parte das empresas está pensando 2 vezes em investir igual os patamares pré e durante pandemia, antes qualquer startup com nome legal recebia investimento milionário, mas o retorno comparado ao dinheiro invejado não fez a conta fechar, então hoje as contratações são feitas pensando em mitigar o máximo os riscos e precisam de profissionais que já chegam entregando resultado, ou seja, pleno pra cima.

2

Infelizmente, sua história reflete uma realidade que muitos estão enfrentando no mercado de TI. A chegada da IA e a automatização estão, de fato, mudando muita coisa oq que pode ser assustador para quem está entrando agora. A sensação de que o esforço não é mais valorizado como antes é compreensível, e é normal se sentir frustrado.

No entanto, mesmo com essa situação, há áreas em TI que ainda valorizam o trabalho das pessoas, como desenvolvimento de software personalizado, soluções complexas que exigem criatividade e pensamento crítico. Além disso, habilidades como liderança, gestão de projetos e resolução de problemas complexos que acho que a A.I não faz.

Se você está considerando mesmo sair da área, é importante avaliar o que te motiva e onde você se vê no futuro. Talvez seja um momento para explorar outras áreas dentro da tecnologia ou mesmo fora dela. O mais importante é tomar uma decisão que te traga paz e satisfação.

Boa sorte em sua jornada!

1
1

Man, que tal tu estudar vibe coding, se chegou até aqui, mete marcha. Não espere muita ética no mercado de trabalho, vc vai sofrer, segue o plano, as empresas vao visar o lucro, não seja ingênuo.
P.s. estou testanto BMAD e Agents OS em vibe coding.

1

Com todo respeito, seu github não reflete bem as coisas que você falou, então existem duas possibilidades: ou o que falou é mentira ou você cometeu um erro muito comum, não saber mostrar o que você estudou e fez.

Se quer desistir, desiste! Já quase me formei quando tinha sua idade, fiz 3 anos e 6 meses de um curso, faltando 1 período eu desistir e isso foi importante para mim, não me arrependo nunca disso.

Fiz outro curso, iniciei tudo do zero e seguir a vida, não entendi o porque tanto drama, se frustar é normal, isso acontece direto na vida adulta e você tem uma vida inteira pela frente, só segue.

1

Fala meu mano, bom dia!

Nunca parei para comentar em um post aqui, mas vendo sua situação, sei bem como é o sentimento, já estive assim também (principalmente a parte de ser escravizado em freela) e quero tentar te dar uma luz no fim do tunel: Concurso Público.

Eu tinha preconceito mas decidi fazer um concurso de TI para o cargo de desenvolvedor que exigia apenas o curso técnico (você tem nível superior, o que serve para concursos de nivel superior e técnico), passei e isso me possibilitou continuar minha graduação em SI, pois sem ele eu não teria condições de me manter em outra cidade.

Após entrar nesse concurso, me apaixonei pelo serviço público, tem muita coisa para ser feita, ainda mais na parte de TI, coisas que vão melhorar a vida das pessoas, ao invés de apenas encher o bolso do dono.

Dá uma procurada nas áreas, pode ser algo temporário ou algo que você queira seguir como carreira, mas já vai te ajudar.

1

Acredito eu que para qualquer área você precise ter um bom network, tente focar mais em softskills. Dica: escolha um segmento como Fintech ou algo assim e aprenda a resolver alguma coisa nesse segmento, entre em contato com as empresas e explique a solução.

1

Cara sobre desistir, a decisão é sua, mas olhando seu github e linkedin, infelizmente ta muito cru, nem sequer chegou a ter experiência nem que seja como freela, é bom apresentar isso e principalmente os resultados, aprender a se vender e ai sim conseguir uma vaga, a primeira é realmente bem complicado, mas depois as coisas começam a andar.

Sim ta difícil pra Júnior, mas sempre foi um mercado competitivo e agora pós boom da pandemia esta voltando a ser o que sempre foi e infelizmente as empresas não querem investir em novos talentos se eles não demostrarem que tem a capacidade de pelo menos se pagar.

É uma forma meio dura e fria de se pensar mas é assim que a vida funciona, a empresa lucra com você e te paga por isso, se você não da lucro ela te demite ou nem se arrisca em te contratar.