Estou prestes a desistir da área de TI depois de 4 anos.
Em Janeiro de 2022, aos 18 anos de idade, comecei a estudar programação. Como todo bom iniciante, comecei pelo básico. HTML, CSS e Javascript.
Tudo era mágico e empolgante. Eu estudava e fazia projetos o dia inteiro, e por muito tempo foi assim. (Deixei meu emprego pra estudar e pagava o que precisava com um dinheiro guardado que tinha, pois ainda morava com os meus pais.)
Programação era algo que tinha virado meu objetivo, era tudo o que eu queria, e de fato eu gostava muito da área.
Mas então qual foi o problema?
O problema foi que comecei a entender mais de programação quando a bolha causada pela pandemia já tinha estourado. Era o pior momento para achar um emprego.
O que eu decidi fazer para contornar a situação?
Uma faculdade. Escolhi um técnologo de ADS na Estácio para tentar um estágio e me inserir no mercado.
O resultado foi que descobri que a uma faculdade na Estácio - e com certaza muitas outras - foi a pior decisão que fiz na minha vida profissional e estudantil.
Não consegui nenhum estágio, e não foi por falta de tentativas, tentei muito, nunca havia nem retorno - sim, não havia retorno nem para uma maldita vaga de estágio.
Até que... Apareceu uma oportunidade, isso porque fui encher o saco de CEOs e gerentes no linkedin, não por seleção numa candidatura comum... Era uma empresa relevante aqui no meu estado, e eu estava passando pelas fases, mas não deu certo porque meu técnologo estava prestes a acabar e eu só tinha mais um mes de 'aulas'. Uhhg! Mais uma derrota.
Durante todo esse tempo sempre estudei por fora e fiz projetos, mas mesmo assim nunca adiantou para chamar atenção de alguma IA recrutadora.
E esse é o ápice da minha história. É aqui onde minha real frustração vem, e é aqui onde mostro o motivo pelo qual estou abandonando a área de TI.
Hoje a IA domina a grande massa do mercado. Qualquer zé ruela consegue fazer um app com IA, seja inseguro ou não, eles fazem e usam. Ninguém quer admitir que a IA vai derrubar mais de 50% das vagas, já está derrubando. Depois da pandemia e pré-estouro da IA já era muito dificil conseguir algo ou se destacar com um SaaS ou projeto pessoal. Agora, tá 50x mais dificil, nada que tu, dev Júnior faz, a IA não conseguiria fazer também, NADA.
99Freelas, em tempos pré IA, tinha cerca de 800 projetos ativos de TI, hoje, apenas 400. Isso é uma informação empírica, pois ja trabalhei como freelancer nessas plataformas e sei o que digo. Aproveitando o gancho, essas plataformas não são eficazes para quem ta iniciando, peguei apenas projetos pequenos, nos quais me escravizavam quase sempre.
Mas o fato é que tudo hoje é inseguro na TI. Você estuda a base da programação, mas ainda precisa competir com um adolecente que usa IA e vai passar nas entrevistas porque sabe a 'tecnica' de como usar a IA... Isso é ridiculo e na minha opnião insustentável, mas eu não quero mais ver aonde isso vai. Não quero pagar com o meu precioso tempo de vida para descobrir se vai valer ou não continuar estudando... Vendo como o mundo está, nós estamos caminhando para um apocalipse dentro de TI (e não só em TI), tudo é volátil, em 2 dias se constroe um SaaS, a internet estará cheia de lixo produzida por IA, cada vez mais pessoas fazendo SaaS simplesmente porque podem ganhar dinheiro com isso, não porque resolvem um nobre problema de alguém, e isso iria recompensar financeiramente e moralmente. Sem falar na experiência de programar, desenvolver algo elaborado, pensado, bem trabalhado... Isso não existe mais. De agora em diante, vai ser produção, produção e produção. Ficou ruim?! Joga fora e faz outro em 1 semana. Isso vai contra a lógica da vida. Quer que eu fale quem serão as pessoas mais depressivas e ansiosas daqui algum tempo? (Já são na verdade) Produção sem propósito, ruína.
Vou deixar aqui meu github com meus projetos (alguns) para vocês julgarem, podem olhar código, clonar, fazer o que quiser. Caso queiram só julgar por curiosidade e talvez falar: "Tá explicado porque nunca conseguiu um emprego", tudo bem, é assim que a vida funciona.
