Eu já cai nessa armadilha. Na verdade já cai em muitas armadilhas desde que comecei a programar.
Já copiei código e colei, achand que sabia, e isso me fazia bem. Já li documentação a mais sem necessidade apenas para ter a falsa sensação de dóminio de uma linguagem, já usei IA para me "ensinar" diversas coisas, que no fim, abriram mais buracos, já estudei por 2 anos Front-end por ser o caminho mais "fácil" de entrar no mercado.
E sinceramente, eu concordo 100% com você. Não da para acelerar aprendizado pulando etapas. O que dá é para aprimorar a eficiência descobrindo sua própria forma de aprender. Eu particularmente gosto de livros, sou apaixonado neles. Inclusive estou lendo um livro bem conhecido: "Entendendo Algoritmos, um guia ilustrado para programadores e outros curiosos".
Cada elemento novo que aprendo na área de tecnologia sem pular passos é mágico. Sinto que posso aplicar isso de forma agnóstica. Desde que comecei a adotar mais pensamento, prática, projetos pequenos com nichos específico para aprendizados, projetos maiores e sinceramente, isso me deixa mais apaixonado pela área.
Acredito que algumas pessoas pessoas (o meu eu passado) não tenho a coragem de admitir que estão trilhando um caminho errado, pois isso vai de contra a seu ego, e outros detalhes que não cabe a mim, alguém sem especialização em neurologia, falar.