Executando verificação de segurança...
15

⚠ "Fundamento > Tecnologias Emergentes" ?

Olá, sou o Rangel, estudante de Ciências da Computação da UDESC e técnico formado em desenvolvimento de sistema pelo SENAI. A minha última (e primeira) publicação aqui foi a 3 anos atrás, é muito bom estar de volta.

Antes de prosseguirmos, quero mencionar que estou escrevendo esta publicação sem nenhuma auxílio de i.a generativa, então qualquer erro aqui é de total responsabilidade minha, isso vale também para os acertos 🙂.

Estamos utilizando IAs para acelerar nossa aprendizagem ou apenas pulando etapas?

Sou extremamente grato por ter sido introduzido a área da computação antes do BOOM das IAs generativas (GPT, Gemini, etc) e creio que este seja um sentimento compartilhado por outros programadores.

Hoje é muito mais fácil, se não até mesmo instantâneo, resolver qualquer problema de lógica de programação que um iniciante enfrenta.

Aprender a percorrer um vetor? Entender como funciona uma condição aninhada? Pra que serve um laço de repetição? Tudo isso está a um prompt de distância.

Utilizar i.a para fazer em segundos o que me custaria horas.

Esta atualmente deve ser a maior tentação para qualquer iniciante, ou melhor dizendo, para qualquer um no nosso ramo...

Perder tempo estudando fundamentos, por quê?

É exatamente esta discussão que pretendo iniciar:

Diferente do estudo apoiado por inteligência artificial, estudar na base do papel e caneta não trás resultados rápidos e tão visíveis quanto rodar um código entregue pelo gpt, porém, é este exercício cerebral de forçar a criação de novas sinapses que agrega valor ao profissional.

E na minha opinião, é isto que define a essência de um programador.

Você se deparar com um problema, e bater nele até achar uma solução.

Isso demanda tempo, pesquisa, teste, leitura, escrita, pensamento, imaginação, etc; um conjunto absurdamente completo de funcionalidades.

Isto não deve ser acelerado, isto é o processo de aprendizagem. Se acelera-lo, tudo é perdido, mesmo que no final você ainda tenha um código funcionando.

Rede neural multicamada em C, loucura? (sim)

Antes que pensem que sou um ativista anti-inteligência-artificial, saibam que esta é minha principal área de pesquisa e completa paixão.

Iniciei pela parte de Visão Computacional com alguns projetos guiados por vídeos no youtube. Estou dando alguns passos para trás (dos quais ninguém deve se envergonhar) para realmente entender como funciona toda a base matemática por trás das inteligências artificais.

Spoiler, é tudo pura matemática.

Tive que produzir algum sistema totalmente em C para um trabalho da faculdade, aproveitei a oportunidade para fazer minha pesquisa sobre redes neurais e seu funcionamento por trás dos panos.

O que eu recebi em troca?

  1. Noites mal dormidas
  2. Dias inteiros codificando funções (que em python qualquer biblioteca já entregaria pronta e mais otimizada)
  3. Muitas folhas arrancadas e pregadas na parede, cheias de desenhos e contas

Mas principalmente, uma enorme bagagem de conhecimento que ninguém neste mundo pode me tirar, esse é o meu verdadeiro tesouro, e deve ser o seu também! Não o sistema em si, mas tudo que é aprendido durante a programação dele.

Sem uso de i.a para me devolver os melhores códigos, sem bibliotecas avançadas que resolveriam meu problema em 10 linhas em vez de 100.

Estamos com tanta pressa para demonstrar valor em nossos projetos, que no final, parece que esquecemos do principal, o que realmente nos da valor, o nosso aprendizado.

Não vim trazer verdades absolutas.

Longe disso, vim abrir um tópico para discutirmos e debatermos sobre a atualidade da forma como aprendemos. Sinta-se convidado a expressar sua opinião, falar como você aprende, quais IAs (e como) você utiliza, etc...

Obrigado pela atenção! 👋

Para os curiosos, gravei 4 vídeos (±3min cada) do meu projeto para mandar para um professor. Como não é a apresentação oficial, está em um estilo mais informal:

Playlist: https://youtu.be/e2ZTtHM8uuo?si=S0Zyj-vE41R1doXk
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/luca-mateo-rangel/

Carregando publicação patrocinada...
6

Seu artigo foi negativo porque está havendo uma Redditização do Tabnews, os especialistas cansaram, os sensatos não participam muito mais, e aí a insanidade começa tomar conta. E isso é preocupante porque é um processo iniciado há algumas décadas, acelerada na última e agora vamos para algo quase exponencial até atingir um platô e veremos uma realidade pior que em um [filme despretensioso])https://www.imdb.com/title/tt0387808/_ (será?). Parece ser um caminho sem volta e a IA contribuirá muito para isso que é a essência do seu artigo. Algumas pessoas estão alertando, certamente há quem esteja ouvindo, não sei quantos saberão seguindo caminho correto, porque o errado será muito tentador e evitá-lo pode te colocar de desvantagem, eu mesmo não sei o quanto conseguirei.

Já havia um discurso cada vez mais forte de aprendizado acelerado, de fazer tudo na prática, não pegar teoria, de aprender só o que vai usar, e alguns cursos propagam com orgulho que eles são assim, e isso vende, e muito. Agora piorou, tem a IA para acelerar isso mais ainda, dando uma certa autonomia para quem não consegue exercê-la de forma correta. E isso se demonstra a reação negativa que algumas pessoas têm quando se fala para tomar cuidado com IA ou aceleração de aprendizado, parece haver um enfurecimento ou pelo menos uma certeza que ela é que está fazendo o processo correto.

Isso tudo ainda funciona, cada vez menos, e não estamos vendo o quanto irá piorar, o quanto haverá mais ainda cidadãos de classes diferentes e provavelmente até tentativas de formação de guetos por será inviável a convivência entre esses dois tipos. Esta é uma visão um pouco distópico mas possível em alguma forma, geralmente não temos como saber exatamente como.

Mais do nunca um artigo do Peter Novig precisa vir à tona, embora eu acho que ele precisa ser atualizado para comtemplar problemas que não eram visíveis antes.

http://norvig.com/21-days.html

Eu não tiro essas coisas do meu fiofó, embora eu não estou aqui para escrever uma tese, eu tenho estudado informalmente em cima de gente séria conduzindo estudos de forma correta tentando prever a degradação da humanidade por causa dessa pressa. Fica como exercício começar pensar, pesquisar além da caixinha, aprendur o que parece inútil mas pode te diferenciar de uma IA que vali evoluir enquanto você pode involuir.

Para terminar vou contar uma anedota de um evento que fui esta semana de estudantes de, teoricamente, uma boa universidade, e lá perguntado, a maioria disse que não conhece o Stack Overflow. Os que conhecem dizem não usar mais (nem para consulta). Poucos disseram que vão ver algo na Wikipedia. Ninguém leu um paper na vida. A IA fará tudo para ela. Se perguntado boa parte responderia que não consegue fazer contas de cabeça.

A IA pula etapas, te dá a comida mastigada, não manda você fazer exercícios para seu cérebro melhor. Por isso as vagas estão ficando mais difíceis, por isso as pessoas reclamam de cursos muito complicados e preferem um influenciador que apenas está agradando o suposto aluno para ele se sentir bem, geralmente recebendo uma receita de bolo, mas que ela não está aprendendo nada, não está se desenvolvendo, não está sendo forçada a empurrar seus limites mais para frente, não está lendo tido o que tem no SO, respostas contraditórias, comentários com informações sutis extras, links para pesquisar mais (as pessoas nem clicam em links mais).

E uma das maiores penas é os professores resolverem nao se indispor com os alumos e ceder ao que desejam. O aluno não é quem determinada o jeito certo de aprender.

O primeiro aprendizado sério (depois do básico do básico) que deve aprender é como aprender. E isso é lento, é trabalhoso, é o oposto do que a IA pode entregar.

E cada vez mais as crenças est~]ao "se tornando verdades incontestáveis".

A IA é ótima, uso todo dia, para fazer trabalhos mecânicos e pesquisas bobas que servem apenas de curiosidade ou para dar uma base para a pesquisa séria que vou fazer depois.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

2

Eu já cai nessa armadilha. Na verdade já cai em muitas armadilhas desde que comecei a programar.

Já copiei código e colei, achand que sabia, e isso me fazia bem. Já li documentação a mais sem necessidade apenas para ter a falsa sensação de dóminio de uma linguagem, já usei IA para me "ensinar" diversas coisas, que no fim, abriram mais buracos, já estudei por 2 anos Front-end por ser o caminho mais "fácil" de entrar no mercado.

E sinceramente, eu concordo 100% com você. Não da para acelerar aprendizado pulando etapas. O que dá é para aprimorar a eficiência descobrindo sua própria forma de aprender. Eu particularmente gosto de livros, sou apaixonado neles. Inclusive estou lendo um livro bem conhecido: "Entendendo Algoritmos, um guia ilustrado para programadores e outros curiosos".

Cada elemento novo que aprendo na área de tecnologia sem pular passos é mágico. Sinto que posso aplicar isso de forma agnóstica. Desde que comecei a adotar mais pensamento, prática, projetos pequenos com nichos específico para aprendizados, projetos maiores e sinceramente, isso me deixa mais apaixonado pela área.

Acredito que algumas pessoas pessoas (o meu eu passado) não tenho a coragem de admitir que estão trilhando um caminho errado, pois isso vai de contra a seu ego, e outros detalhes que não cabe a mim, alguém sem especialização em neurologia, falar.

1

Tbm acho que vale mais a pena focar em aprender conceitos/fundamentos do que simplesmente fazer rápido sem entender. Digo isto, mas crio aplicações python usando o copilot da Microsoft.
Mesmo criando aplicações python do qual eu não entendo muito, procuro ler o código e questionar a IA o que é cada coisa e me explicar, a partir dai com minha experiência de programador Delphi a 10 anos consigo criar a aplicação funcional e otimizada, já que eu não só fiz o que a IA me trouxe, como melhorei.

1

Utilizo a ia atualmente basicamente pra duas coisas : criar mensagens de commits e dar sugestões de autocomplete no código (como um IntelliSense).

No caso das sugestões, utilizo o Windsurf, e ele geralmente me sugere o autocomplete de algo semelhante a itens que criei do meu jeito e padrão anteriormente no projeto, como funções e tipagens. Nunca utilizo ele para criar algo que não tenho conhecimento, não estudei ou não domino.