Executando verificação de segurança...
1

Não sei da sua situação atual, mas deve ser complicado para uma afirmação tão séria como "morte". Eu também não gosto de comentar em posts como esse que terceirizam a decisão da sua vida, no entanto bateu a vontade e aqui estou eu.

Entrar no mercado com 6 meses de estudo não é possível a menos que estive na época da Pandemia. Estamos justamente no momento em que a régua se ajustou novamente, e ficou complicado de entrar. Independente da área.

Alguns conseguem, mas são pessoas muito fora da curva ou o emprego é ruim e ninguém quer estar lá, por isso baixam a régua.

Você afirmou que conhece C++ e tem ao menos algum background em programação, mas não dá para dizer o quanto. O que posso dizer é que o mercado para nichos que precisam usar C++, C, Zig ou Rust é bem pequeno, no brasil pode chegar a nulo.

Se você quer entrar na área rapidamente, não tem segredo no que diz respeito da linguagem. Python e JavaScript são amplamente populares. Java é uma escolha sólida também, especialmente para sistemas legados. No entanto, aprender uma linguagem é o de menos no mundo da tecnologia. É necessário muita prática direcionado a teoria. Em resumo, você precisa praticar a teoria bastante para ter um diferencial.

Na faculdade, geralmente é muita teoria e pouca prática, e quando são autodidata é muita prática (com uma falsa ilusão que sabe algo), e pouca teoria. Se você conseguir manter o balanço entre os dois terá vantagem em longo prazo (mas duvido que em 6 meses esteja pronto).

Pelo o tom do post, parece que é um suspiro pós frustação de ter pensando muito. Se pensar demais, nada será feito, mas fazer as coisas sem pensar é imprudência. Complicado a vida, não? Eu mesmo já passei por isso, e hoje eu faço sem pensar muito, mas eu penso o suficiente para saber se estar de acordo com meus valores e meus objetivos. Se pensar mais que isso encontrará problemas que muita das vezes não existe.

Se você precisa está atraído pelo os altos salários do mundo de TI, eu recomendo respirar e olhar de forma racional. TI não é fácil, entrar no mercado é ainda mais difícil, especialmente hoje em dia, e os salários altos vêm com anos/décadas de trabalho na área. Se precisa de um emprego para sobreviver, tente os empregos mais simples e convencionais. Pagam pouco, mas para sobreviver não tem o que reclamar. Estude no tempo livre. Se não tiver tempo tente fazer tempo. Não é fácil mesmo, mas assim como todas as outras pessoas que veio antes de você e passaram pelo o mesmo, você consegue também.

Se não precisa de um emprego para sobreviver, para quê a pressa? Se realmente está sério sobre isso não precisa estudar intensamente. Isso não ajuda, atrapalha. Estudo é como academia, você não corre 100km para ficar saudável no mesmo dia. O ideal é correr no seu tempo. Eu particularmente prefiro correr 1km por dia todos os dias, mesmo em feriado, incluindo ano novo que me matar num único dia e me frustrar por não funcionar (nunca vai).

Uma coisa que o Akita falou que nunca sai da minha cabeça é: "Nunca falta emprego para o bom profissional". Se você estudar com calma, estratégia, vai se sobressair com toda certeza. Você disse que sabe inglês e tem um background em matemática. Já está inclusive com mais vantagem que eu mesmo que tenho um background em matemática não tão forte, mas ainda faço uma boa grana programando depois de ter me esforçando bastante.

Provavelmente tudo que falei não é a resposta que queria. No entanto, não existe resposta certa. Pessoas podem te falar que A é melhor que B, mas eu digo para pensar se A ou B é realmente bom para sua situação, falando especifiamente de você, e se não há uma alternativa C ou D.

Carregando publicação patrocinada...