Executando verificação de segurança...
1

[DÚVIDA] 6 meses ou a morte. Qual a via mais rápida para entrar no mercado?

TL;DR: 6 meses de estudo intensivo e preciso garantir um emprego logo em seguida. Priorizando rapidez de contratação e perspectivas de emprego, o que devo fazer?
Preciso de um Norte.
Por razões pessoais eu em breve irei me mudar e, após, eu basicamente terei ao redor de 6 meses para focar integralmente nos meus estudos antes de precisar GARANTIR o meu primeiro emprego na área. Tenho facilidade para aprender tópicos complexos rapidamente, sou fluente em inglês, tenho um ótimo domínio sobre matemática, e sou muito mais atraído pelas partes lógicas e exatas da tecnologia. Eu já fiz dois semestres do meu bachalerado em Ciência da Computação, onde foquei em C e C++, mas atualmente estou com o curso trancado e penso em trocar para um tecnólogo depois desse processo (irrelevante).
Eu venho pesquisando muito ultimamente sobre as diversas trajetórias de carreira da área, mas eu penso demais, e a saturação do mercado de trabalho assim como a vinda da IA francamente me assustam, por isso estou priorizando a facilidade e rapidez de entrada no mercado sobre minha afinidade pessoal com quaisquer setor -- penso que me daria bem com qualquer coisa. Ainda assim, a dificuldade de inserção me preocupa e não consigo me decidir quanto a o que fazer; todos os setores da TI parecem ter uma aura pessimista atualmente. A área de QA, particularmente Automação, ou até o "Backend Corporativo", é o que parece estar mais acessível do que as demais, mas só encontro informações contraditórias e incertas.
De qualquer forma, com base no meu cenário e meu prazo curto, que trilha vocês recomendariam?

Carregando publicação patrocinada...
1

Olha, irei ser bem sincero, não leve pro lado pessoal, até pq a única coisa que conheço de ti é esse post. E lembre, isso é algo baseado na minha vivência e o q acho do q venho acompanhando o mercado, cabe a ti decidir o q fazer.

Seu desejo só é possível se vc:

  • estiver 100% focado (esse imagino q esteja)
  • vc já tem um histórico de ser estudioso, ou seja, sempre conseguiu prestar atenção nas aulas, estudar mais de 4h ou mais sem perder tanto o foco
  • ter um forte equilíbrio mental em relação a rotina
  • não tiver nenhum hobby recorrente, ou seja, vc terá tempo só pra estudar, nada de hobby como jogos, assistir tv, nem nada dessas coisas q tomam tempo
  • vc não trabalha atualmente
  • vc tem uma renda suficiente pra aguentar até esse "dia"
  • ter alguém pra te dar apoio, principalmente na parte de alimentação e outras coisas q vc não perca tempo fazendo essas coisas
  • não ter dependentes, ou seja, ter q cuidar de alguém, cuidar de algo
  • ter uma verdadeira facilidade de aprender programação ou afins

Deve ter mais coisas, mas não vou conseguir pensar até pq é inicio de ano, ahahah. E feliz ano novo, eheeh.

Mas voltando pra mensagem, eu digo isso pq aprender uma profissão q exige do intelectual não é tão simples assim. Não é só fazer um projeto TODO list q vc estará apto a tentar competir com outros. Pelas condições q vc deu, msm q vc se empenhe o máx, eu diria q vc não vai conseguir (estou sendo realista), pois o nível de iniciantes está alto. No mercado, vc tem q ter a capacidade de 2 coisas. Saber se vender e mostrar q vc sabe. Esse segundo é o problema. Vc acha q programação é fácil assim?

Até onde sei, todos cursos q tem por ai na net não vai te ensinar o q vc quer. Eles ensinam coisas superficiais, e bem provável q já está em excesso de pessoas com esse conhecimento, então tu já está na desvantagem.

Outra coisa é q até onde soube, pra qm não tem faculdade, terá q se esforçar 2x mais pra conseguir mostrar a capacidade. Infelizmente a sociedade ainda se baseia em diplomas/certificados. Não concordo, mas tbm não posso mudar o q as empresas/pessoas querem, simplesmente é assim a sociedade e se vc não aprender como lidar com isso, vc irá ficar de fora. Vc ter trancado, na minha opinião foi a pior decisão sua, então terá q pensar numa estratégia diferente. E já digo, não será fácil, pois vc pegou o caminho mais espinhado para "acelerar" essa inserção no mercado.

Vc pode até focar em QI (quem indica), mas já digo, não é todos q irão recomendar vc, pois indicação de estranhos, a pessoa vai querer colocar pessoas q entendam do assunto. E se for nepotismo... bem, é nepotismo. Ve se tem algum familiar, vai q dá.
Vc pode tbm depender da sorte, mas vai por mim, vc não vai querer. Tem gente q até já passou de 2 anos tentando lançando um monte de currículos, imagina depender de sorte. MAs é uma alternativa.

Bom, algumas dicas:

  • não coloque q vc trancou sua facul, vai por mim, vc colocar q não está fazendo um curso e eles buscam por isso, é exatamente o q eles irão filtrar. Eles preferem pessoas q já estão no fim do curso ou q já tem diploma, afinal eles preferem pessoas com conhecimentos mais sólidos q uma pessoa q nem quis terminar o curso.
  • e nem coloque q vc está cursando, afinal se vc mentir... já sabe.
  • IA não é uma ferramenta boa pra ensino, mas ela dá apoio. Se vc usar ela pra pedir pra gerar código, esquece meu, pois vc não estará aprendendo bulhufas nenhuma. Vai por mim, vc está querendo trampar em algo q exige pensamento crítico, terceirizar o conhecimento não vai te ajudar a ser um bom desenvolvedor, só um batedor de teclas.
  • Lembre, ter vontade, gostar ou ser atraído ou coisas assim, nada disso faz vc ser bom em algo. Isso virou uma coisa tão irrelevante q de nada adianta colocar isso no currículo (recomendo nem colocar). Vc tem q provar q vc gosta, e pra isso precisa codificar mto, e mto msm.
  • Localidade tbm pode afetar. Não sei onde vc mora, mas se vc mora longe de centros tecnológicos, tipo em cidades grandes. Meu, planeje q tu vai q ter q mudar. Não precisa mudar na hora, mas já deixe claro q vc está disposto a mudar de cidade, por isso já é bom se planejar isso financeiramente e mentalmente. Se mora já nesses grandes centro é uma vantagem e não precisa fazer isso. Hj em dia trabalho remoto está diminuindo, ainda mais pra iniciantes. Então já se prepare.

Agora sobre ql caminho seguir, imagino q ser suporte é o mais adequado pra ti. Mas não vai em qqr empresa, vc terá q selecionar bem. Tem empresas q elas conseguem fazer carreira, então depois de empregado no suporte, bem provável q vc passará 1 ou 2 anos trabalhando como suporte e existirá momentos q vc poderá aplicar para desenvolvedor.
As empresas normalmente elas priorizam pessoas de dentro, pois ela já conhece a pessoa, mas a pessoa ter q ser boa no q faz. Se vc for um suporte, mas vc for aquela pessoa mediana, q só faz o basicão, meu, eles observam. Postura profissional não é fácil para iniciantes. Ah, e aprenda a socializar lá dentro, conheça o pessoal do desenvolvimento e não jogue de cara q vc quer entrar na equipe deles, apenas diga q está aprendendo programação e gostaria de ser um desenvolvedor. Terá q ter jogo de cintura lá dentro.
Outra coisa é q recomendo depois q vc conseguir entrar no suporte, vc volte a fazer as aulas de BCC. Vai por mim, um curso de BCC é bem mais relevante do q um tecnólogo, pois o mercado querem pessoas com bom conhecimento, e não pessoas medianas. Claro q dá pra ser um bom desenvolvedor com tecnólogo, mas vc não terá o msm conhecimento q um BCC oferece.
E se o BCC for de uma faculdade pública, meu... tu tá perdendo uma jóia.

Bom, vc pode tentar outras coisas, mas ao meu ver esse é o melhor emprego "rápido" pra se inserir no mercado sem o conhecimento necessário de programação. Ai dentro dele vc meio q vai evoluindo até surgir uma oportunidade dentro da empresa pra vc mudar de profissão lá dentro.
Vc tbm pode tentar arriscar vagas voltadas pra programação, vaiiii q a sorte aparece. MAs vou ser realista. A chance é próxima de zero. Cabe vc decidir se quer se esforçar perder esse seu tempo de 6 meses nisso.

Só digo q não existe caminho fácil. Vai por mim, terá q ter mta sorte se quiser "entrar rápido no mercado" q imagino q vc não queira depender de sorte. PRogramação exige conhecimento e mta prática de código. Cabe a ti construir sua carreira.

Bom, boa sorte no q decidir ai.

1

Achei interessante a afirmação: "não tiver nenhum hobby recorrente, ou seja, vc terá tempo só pra estudar, nada de hobby como jogos, assistir tv, nem nada dessas coisas q tomam tempo"

Por quê não? Eu mesmo consigo estudar 4 horas por dia seguido (quando estou mais empolgado até mais) e jogo todos os dias no meu tempo. Inclusive outros hobbies também. Este é momento onde marca o ponto que a vida não é só estudo, trabalho, mas também divertimento e desafios de forma descontraída (se você gosta de um souslike).

Além disso, mesmo profissionais recomendo tempos de descontração para o cérebro entrar no modo difuso e criar conexões nesse período. Outro ponto é que dependendo do jogo, ele lhe ajuda. Vou dar uma exemplo de jogos que eu realmente gosto de jogar, e que se não fosse por causa deles, eu provavelmente não teria consigo realizar algumas coisas sem me frustrar: Darksouls, Sekiro, Blasphemous

Há outros como Skyrim, The witcher que te ensinam várias coisas. Da para extrair aprendizado de tudo, inclusive ao lavar pratos.

Não tenho a intenção de forçar um estilo de vida a ninguém, mas como é um espaço público para compartilhar pensamentos, aqui estou.

Eu recomendo sim, ter algum hobby, não necessariamente jogos. PORÉM, se pender para jogos, eu altamente NÃO RECOMENDO jogos onlines como Genshin Impact, League of Legends, jogos competitivos no geral. Este tipo de modelo de jogo faz de tudo para que você passe mais tempo jogando, pois como é de graça, você é o produto, sucou?

Prefira jogos singleplayer. Para os casuais, porém que gosta de coisas creativas e de dificuldade elevada, eu recomendo um dos meus favoritos: Terraria.

1

Por quê não? Eu mesmo consigo estudar 4 horas por dia seguido (quando estou mais empolgado até mais) e jogo todos os dias no meu tempo. Inclusive outros hobbies também. Este é momento onde marca o ponto que a vida não é só estudo, trabalho, mas também divertimento e desafios de forma descontraída (se você gosta de um souslike).

Olha, o cara colocou um prazo de 6 meses, é iniciante e está no puro desespero. Vc quer q faça o q? Passe a mão na cabeça dele e diga q está tudo certo? Se ele colocasse, 1 ou 2 anos, até ok, mas o cara mal começou a engatinhar na nossa área, não tem uma base de conhecimento em programação estruturada. É aquelas, ele consegue aprender 6 meses alguma coisa de programação? óbvio q sim, mas o nível de competição hj em dia está alto, não podemos ignorar se ele quiser emprego qse garantido em 6 meses.
Caso contrário ele será mais um patinador como mtos por ai.

E não estou querendo ser extremista, ele q se colocou deixando um tempo super curto pro nível de conhecimento e experiência q ele tem, então tento dar soluções q dee a ele maiores chances de conseguir um trabalho. Agora o q ele for fazer, é ele qm deve decidir, pois a carreira é ele qm constrói. Eu só tento mostrar a realidade do q vejo. E se ele quer fazer algo qse impossível de acontecer, terá q fazer grandes sacrifícios.
Eu sinceramente não recomendo, mas vou dizer o q pra ele, se pelo q parece ele não está disposto a ir pelo modo mais seguro q é estudar com qualidade e um tempo maior?

1

Não sei da sua situação atual, mas deve ser complicado para uma afirmação tão séria como "morte". Eu também não gosto de comentar em posts como esse que terceirizam a decisão da sua vida, no entanto bateu a vontade e aqui estou eu.

Entrar no mercado com 6 meses de estudo não é possível a menos que estive na época da Pandemia. Estamos justamente no momento em que a régua se ajustou novamente, e ficou complicado de entrar. Independente da área.

Alguns conseguem, mas são pessoas muito fora da curva ou o emprego é ruim e ninguém quer estar lá, por isso baixam a régua.

Você afirmou que conhece C++ e tem ao menos algum background em programação, mas não dá para dizer o quanto. O que posso dizer é que o mercado para nichos que precisam usar C++, C, Zig ou Rust é bem pequeno, no brasil pode chegar a nulo.

Se você quer entrar na área rapidamente, não tem segredo no que diz respeito da linguagem. Python e JavaScript são amplamente populares. Java é uma escolha sólida também, especialmente para sistemas legados. No entanto, aprender uma linguagem é o de menos no mundo da tecnologia. É necessário muita prática direcionado a teoria. Em resumo, você precisa praticar a teoria bastante para ter um diferencial.

Na faculdade, geralmente é muita teoria e pouca prática, e quando são autodidata é muita prática (com uma falsa ilusão que sabe algo), e pouca teoria. Se você conseguir manter o balanço entre os dois terá vantagem em longo prazo (mas duvido que em 6 meses esteja pronto).

Pelo o tom do post, parece que é um suspiro pós frustação de ter pensando muito. Se pensar demais, nada será feito, mas fazer as coisas sem pensar é imprudência. Complicado a vida, não? Eu mesmo já passei por isso, e hoje eu faço sem pensar muito, mas eu penso o suficiente para saber se estar de acordo com meus valores e meus objetivos. Se pensar mais que isso encontrará problemas que muita das vezes não existe.

Se você precisa está atraído pelo os altos salários do mundo de TI, eu recomendo respirar e olhar de forma racional. TI não é fácil, entrar no mercado é ainda mais difícil, especialmente hoje em dia, e os salários altos vêm com anos/décadas de trabalho na área. Se precisa de um emprego para sobreviver, tente os empregos mais simples e convencionais. Pagam pouco, mas para sobreviver não tem o que reclamar. Estude no tempo livre. Se não tiver tempo tente fazer tempo. Não é fácil mesmo, mas assim como todas as outras pessoas que veio antes de você e passaram pelo o mesmo, você consegue também.

Se não precisa de um emprego para sobreviver, para quê a pressa? Se realmente está sério sobre isso não precisa estudar intensamente. Isso não ajuda, atrapalha. Estudo é como academia, você não corre 100km para ficar saudável no mesmo dia. O ideal é correr no seu tempo. Eu particularmente prefiro correr 1km por dia todos os dias, mesmo em feriado, incluindo ano novo que me matar num único dia e me frustrar por não funcionar (nunca vai).

Uma coisa que o Akita falou que nunca sai da minha cabeça é: "Nunca falta emprego para o bom profissional". Se você estudar com calma, estratégia, vai se sobressair com toda certeza. Você disse que sabe inglês e tem um background em matemática. Já está inclusive com mais vantagem que eu mesmo que tenho um background em matemática não tão forte, mas ainda faço uma boa grana programando depois de ter me esforçando bastante.

Provavelmente tudo que falei não é a resposta que queria. No entanto, não existe resposta certa. Pessoas podem te falar que A é melhor que B, mas eu digo para pensar se A ou B é realmente bom para sua situação, falando especifiamente de você, e se não há uma alternativa C ou D.

1

Olá! Tudo bem?

Então, eu entendo bem esse medo. Quando comecei, há alguns anos (cerca de 5), também tive receio de plataformas No-Code substituírem os devs (inclusive eu).

Fui ter meu primeiro PC apenas no técnico de ADS e mal sabia criar uma pasta no Windows 😅

Atualmente, trabalho para fora, e a empresa onde atuo mal sabe usar um MCP. Inclusive, estou lutando com o pessoal de infraestrutura para adotarem isso, porque é algo relativamente básico…

Enfim, onde quero chegar?

Acredito que a IA pode substituir o dev algum dia, mas esse dia ainda está bem distante, por dois pontos principais:

1 — A maioria das empresas demora muito para adotar novas tecnologias

A maioria das empresas não usa nem tecnologias criadas há 10 anos, quanto mais IA de ponta.

A verdade é que boa parte do mercado ainda trabalha com tecnologias dos anos 2010 (ou até anteriores). A chance de você lidar com sistemas legados é muito maior do que trabalhar com tecnologias do “hype”.

2 — O principal cliente das IAs são os próprios devs

Hoje, o principal público das IAs são os desenvolvedores. Esse é um dos motivos de haver tanta inovação e melhoria nos modelos, e também do crescimento de empresas como a Anthropic.

Não faz muito sentido eliminar o próprio cliente, né?

Dito isso, eu aconselharia aprender o básico de IA. Um desenvolvedor que sabe usar IA substitui facilmente um dev que não sabe, e isso pode acontecer hoje, não no futuro.

Foque em entender:

  • Contexto
  • Tokenização
  • Agentes
  • MCP
  • RAG

Tudo no nível básico mesmo, nada de virar engenheiro de IA.

Tenho certeza de que isso já vai te diferenciar da maioria dos devs.

No mais, continue com a faculdade e escolha uma área para se especializar. A porta mais fácil de entrada ainda é o estágio.

E faça networking com pessoas próximas. Foi assim que consegui a maioria das minhas oportunidades.

Acredito que o maior diferencial de um dev é realmente gostar do que faz.
Sinceramente, é uma área difícil, com muitos assuntos para estudar e uma volatilidade enorme. Só vale entrar se você realmente gosta de codar 🙂

Enfim, espero ter ajudado!
Se quiser algo mais detalhado, pode me mandar mensagem que tento te passar algo mais específico para focar 😉