Cara isso que você tem pensado é totalmente pertinente. Vou dá meus 2 centavos. Creio que muita vezes fazemos a troca de produtividade por "poder cognitivo". Conseguimos resolver a task, o bug muito mais rápido. Isso nós da uma boa sensação, e a falsa sensação de sermos extremamente produtivo e bom em programar. Mas aí que está a armadilha, com o tempo passamos a depender da IA até pra task simples, pensamentos simples. Recentemente me tornei líder de projeto e ao analisar os MR's do integrantes da equipe, muitas vezes me deparei com a seguinte situação:
Questionava alguém por ter tomado tal decisão, escolhido tal sintaxe e etc. E obtinha como resposta. "Foi a IA que falou", "A IA sugeriu que assim ficaria melhor" e por aí vai... E quando dava bug no código as pessoas nao sabia aonde encontrar ou alguma ideia de motivo, pois nao foram elas que escreveram o código.
Já cai nessa armadilha da ilusao da produtividade e o que eu fiz foi realmente freiar o uso de IA e usa-la mais como um colega técnico mais sênior, pra uma conversa. Então sempre estou vendo videos técnicos, lendo blogs, artigos e afins. Assim quando surge um problema vou conversar com a IA com algumas hipóteses, algumas ideias de solução na mente e exponho a ela e vou discutindo, perguntando, apontando falhas. Assim consigo resolver de maneira ágil, não deixo minha parte cognitiva preguiçosa mas não perco a produtividade, fico no meio termo kkk
Em resposta a Como fazer uma desintoxicação de IA?
1