Executando verificação de segurança...
2

Como fazer uma desintoxicação de IA?

Fala devs! Beleza?

Ando percebendo que estou ficando muito dependente do uso de IA. Em qualquer projeto ou estudo, sempre recorro a ela. E isso tem me preocupado, porque mesmo quando uso a IA para estudar, acabo “relaxando” um pouco. Posso até tentar pensar sozinho, mas se não consigo encontrar a solução rapidamente, já corro para a IA em busca da resposta. E isso me faz pensar que não estou melhorando meu pensamento analítico e forçando meu cerebro se acostumar com pensamentos lógicos.

Antes da existência da inteligência artificial, eu passava horas pesquisando sobre um conteúdo, buscando vídeos, sites, tutoriais, etc. Acredito que isso me fazia evoluir e desenvolver minhas habilidades de forma mais ativa. Hoje, tenho a sensação de que estou ficando dependente da IA e começo a questionar se realmente estou evoluindo como desenvolvedor.

Faz sentido o que estou sentindo? Se sim, como vocês acham que posso fazer uma “desintoxicação” de IA?

Carregando publicação patrocinada...
3

Olha, essa coisa de IA é novo, então irei tratar isso como se fosse um vício qqr (mas ao meu ver seu impulso não é um vício).

Primeiro q qndo vc está viciado, eu vejo 3 caminhos q vc pode tomar:

  • ou vc busca pelo extremo q é nunca mais tocar nela
  • ou vc se entrega ao problema
  • ou vc terá q controlar sua mente, adaptando ao uso com cautela

Não vou falar dos 2 primeiros pq já diz tudo.

Qndo digo controlar sua mente, não tem nada haver com X-men (sorry, até eu queria isso). Mas isso tem mto haver com controle de si msm. Sabe qndo vc quer comer aquele doce mas sabe q não pode e vc para? É disso q estou falando. É vc conseguir sobrepor seu consciente do seu inconsciente. Eu não tenho conhecimentos profundos de como funciona a mente humana, mas eu divido assim, pois eu acho uma forma fácil de explicar como controlar a si msm.
O inconsciente é aquela coisa lá no fundo da sua mente q quer agir no automático, já o consciente é o seu pensamento, tudo aquilo q vc faz o q quer, por exemplo, se vc parar de respirar agora, é seu consciente controlando, sua respiração. Mas no dia-a-dia, seu inconsciente q toma o controle da respiração. Claro q isso q falo é com base com o q sei e analisei sobre o assunto, oks? Se quiser ir mais afundo tem q procurar com qm domina desse assunto.

Então o q vc tem q fazer? Simples, apenas tentar dominar seus impulsos não deixando o inconsciente fazer no automático. Pra q isso aconteça, infelizmente vc terá q estar prestando atenção a todo momento e barrar toda ação ou vontade de pesquisar. É difícil, pois quem está dominando isso é seu inconsciente. Ele pegou o hábito de ao vc ter um problema, simplesmente vc busca pela solução fácil. E ao meu ver isso é normal, e isso sempre irá acontecer. Mas o problema é q vc está deixando isso acontecer exatamente qndo não deve q é durante o estudo. E pior ainda q vc estar prestando atenção nisso consome sua energia, sua atenção, o q no final desgasta vc e cansa mto. Mas isso precisa ser feito pq se vc não educar seu insconsciente, vc sempre terá esses impulsos.

Ai tem umas dicas q tbm dá pra vc utilizar pra não usar tanto a IA nesse momento de estudos.

Uma delas é limitando o q pesquisar na IA. Meu, uma coisa q, eu, como um dinossauro da área (nem tanto, sou da geração millenial, kkkk) demorei pra aceitar foi usar IA como uma ferramenta para meu uso. Hj ele é meio q um novo google pra mim. Claro q não 100%, pois sei q mta coisa só vem lixo ou ele não entende direito ou só vem informação incompleta/errada. Porém eu percebi q IA de fato é boa para ajudar a otimizar seu tempo.

Então qndo vc for pesquisar por algo, tipo, um produto, alguma coisa pra encontrar, aproveite disso. Não acho q valha a pena perder tempo procurando por coisas, tipo "qual é o nome do livro de TDD em C# q foi lançado de uma empresa brasileira?" Sabe, essas coisas bobas q vc acaba esquecendo? Aproveite isso.

Coisas q tem conceitos e exemplos, talvez para vc o ideal nesse momento (q vc ainda está iniciando) é evitar e buscar na raça as informações. Mas não significa q vc possa buscar por referências na IA, mas sabe q se vc usar, vc perde o controle, lembre disso. Hj em dia está fácil achar certas informações da nossa área, então não vejo o pra que usar IA nesse momento, pois vc está na fase de aprendizagem, deixe seu cérebro treinar e não deixar a IA treinar seu cérebro.

Outra coisa q vc pode pedir pra IA é pedir coisas fora da parte do desenvolvimento. Uma coisa q usei pra ajudar meu colega foi pedir pra IA gerar alguns exercícios, e da listagem dele eu fui escolhendo ql era legal para ele aprender tal assunto.

Uma coisa q vc pode desabilitar (não sei se usa isso), é o auto complete da IA. Cara como isso facilitou minha vida. Mas tem uma diferença, eu hj posso dizer q tenho experiência para saber qndo o q ele sugere é algo q quero ou não, pois tenho em mente do que quero fazer. Não sei em porcentagens, pois nunca calculei, mas minha impressão é q uns 50-70% do q ele sugere eu aceito, o resto eu rejeito, pois nem sempre ele acerta o q quero escrever. Para quem está aprendendo, ao meu ver isso é ruim, pois o ideal é digitar por completo. Digitar, ao meu ver isso é um reforço mental, pois é uma facilidade (em relação a escrita), mas uma dificuldade (em relação ao fator ter q fazer o movimento para aprender a escrever aquilo). Isso ajuda a aumentar a rapidez na digitação e tbm ajuda a tirar o conteúdo de sua mente em algo físico (nesse caso em digital já q é no pc, ahahah), pois qndo vc ve aquilo ao invés de estar tudo em sua mente, é mais fácil vc analisar o q vc pensou.

Então concluindo, eu coloquei dicas de como vc pode usar a IA e qndo não é legal usar nesse momento de aprendizagem. Dá pra ter mto mais controle, mas o q vc precisa é aprender a ponderar e não precisa se afastar da IA, afinal a IA ela veio e meio q tornou o novo "google search" e deixar de usar é dar um tiro no pé tanto para sua carreira qnto para sua vida msm. O q vc precisa é ganhar o auto-controle pra usar IA qndo precisa e não usar IA no momentos q não deve, pois vc se educando, vc consegue viver em um equilíbrio. Sempre será perfeito esse equilíbrio? É óbvio q não, sempre teremos impulsos, sempre esqueceremos de alguma regras q estabelecemos para nós mesmos, afinal somos humanos. Então o q no resta é sempre q desviar do seu objetivo e perceber, apenas retorne para ela, não se fruste, pois isso só causará canseira desnecessária.
Uma hora vc vai perceber q vc não precisará mais estabelecer essa barreira para estudos, e ao meu ver isso pode acontecer qndo vc sabe o q está querendo programar. Ai a IA te ajudará a acelerar esse processo de passar suas ideias para a tela.

Boa sorte ai, espero q tenha ajudado.

1

Cara, ajudou muito! Até pensei que ia me ensinar a virar um X-Man hahaha.

Brincadeiras à parte, faz muito sentido o que você falou sobre controle. Acho que com o tempo deixei tudo no automático. Tento resolver, mas se não consigo logo recorro à IA. Preciso melhorar nesse ponto.

Gostei bastante da sua dica de usar a IA como um novo "google search". Ela realmente facilita algumas pesquisas que, manualmente, poderiam levar mais tempo. O problema está realmente como você disse, nos estudos: como não tenho base sobre alguns conteúdos que quero aprender, acabo acreditando que o que IA me diz seja o correto. O que, na realidade não é, já que você aproveita apenas 50–70% do que ela te sugere. Se eu continuar aceitando tudo sem questionar, vou acabar aprendendo a escrever um código não tão bom.

Por isso, decidi que na hora de estudar vou deixar a IA de lado e usar apenas para criar atividades. O que vai pesar é a parte de tirar dúvidas, porque nem sempre conseguimos esclarecê-las na hora assistindo a vídeos ou pesquisando. Mas aí entra a questão: se eu não tenho uma base mínima do conhecimento, como posso confiar 100% em uma dúvida respondida por IA? Eu nem teria como avaliar se o que ela disse é realmente o correto pois estou aprendendo sobre o assunto.

Tem alguma dica de como tirar as dúvidas que tenho quando estou estudando?

3

Mas aí entra a questão: se eu não tenho uma base mínima do conhecimento, como posso confiar 100% em uma dúvida respondida por IA? Eu nem teria como avaliar se o que ela disse é realmente o correto pois estou aprendendo sobre o assunto.

Cara, vc nunca deve confiar 100% na resposta de uma IA. Ela não é perfeita, e ao meu ver, nunca será.

Assim, isso é mais questionamento para quem trabalha, mas qndo eu penso sobre IA, ela é capaz de ver o q vc escreveu, mas ela é capaz de entender as nuances do q vc quis dizer? Nem sempre qndo escrevemos um prompt, a gente msm tem 100% de certeza do q escrevemos, pois não sabemos exatamente o q procuramos em algumas vezes. Então o q pode acontecer nesse cenário é: eu pergunto e quero saber sobre A, mas por ser mal escrito ele diz sobre B. Por isso no final temos q ir perguntando de novo para ele entender o q a gente quer. Se alguém q inicia num assunto nem sabe exatamente como quer, ela não vai conseguir gerar uma resposta com precisão sobre o assunto, então esse é apenas 1 motivo pra nunca confiar 100% nela. Até no google search a gente tem esse problema q nem sempre ele retornava o q buscávamos.

Outro ponto q tbm faz a gente não confiar é por causa dos dados de treinamento. Posso usar os códigos msm como exemplo. Para treinar uma IA, é necessário dados para ela aprender. Então q q o google, facebook, openAI faz para treinar? SImples, vamos usar códigos para ela aprender como programar. Mas... q código? Oras, código aberto. Então ao pegar o código aberto, vc vai no github por exemplo, vc irá ver toneladas de códigos por lá. Tem de python, tem de C#, Java, etc. Nada como uma mina de códigos disponível. Até ai tudo certo né? Sim, mas tem algo q pouca gente percebe. Q tipo de código é esse? Qual é a qualidade desse código? Ele é um código bom? Não, não é na grande maioria dos casos. Vou dizer pq. Lá com certeza deve ter códigos bons de projetos grandes ou pequenos, mas ao mesmo tempo tem um monte de códigos ruins, como projeto de testes/estudos (eu por exemplo faço um monte no meu github e não me importo com a qualidade pq estou aprendendo no momento sobre algo em específico), tem códigos legados (códigos velhos q estão mal feitos) e tbm tem códigos desatualizados (imagina vc usa um plugin na versão x, mas hj o plugin está na versão x+1000 e mudou o estilo dele).
Então o q acontece é q as IAs são treinadas na vdd com um monte de códigos "ruins". Ai o q acontece qndo vc treina uma IA com algo ruim? Ela vai gerar dados ruins.
Claro q não precisa ficar 100% achando q sempre irá gerar código ruim, mas é ai q acaba entrando o fator da experiência da pessoa e outro motivo pq é meio problemático iniciante usar IA, pq se ela não entende, não vai saber do problema q está acontecendo. Tem um plugin q uso no meu projeto. Eu já gerei e já pedi pra IA pegar sempre o mais atual. Mas não dá, ela sempre irá gerar código com a estrutura antiga do plugin, por isso já desisti de gerar códigos relacionados a aquele plugin, pq simplesmente ela não foi treinada com dados da nova versão do plugin.
Claro q hj as IAs estão mudando para elas pesquisarem na net em tempo real, mas nem sempre isso salva elas de gerarem algo inconsistente.

Então assim, nunca confie 100% numa resposta gerada por IA. O q faço normalmente qndo percebo q ele pode gerar algo ruim, simples, peça por referências de onde pesquisou para achar as respostas. Nem sempre eles darão 100% de precisão (pelo menos o copilot web q uso, ahahaha), pois eles podem mandar para links dos sites q estão quebrados, links das páginas principais dos sites. Tbm pode abrir uma nova conversa, pois algumas vezes a conversa fica enviesada demais com as respostas anteriores e ele ainda irá persistir no erro.

Tem alguma dica de como tirar as dúvidas que tenho quando estou estudando?

Cara, isso depende de vc. Eu por exemplo, sou da era do google search, ele era meu tira dúvida. Hj vc pode usar a IA. Mas o q vc tem q fazer é sempre pensar e analisar o q está acontecendo. Por exemplo, qndo eu vejo um código novo, não adianta copiar e colar, precisa analisar o código. Ou pode tbm fazer é criar um projetinho apenas para testar esses códigos q vc acha de dúvidas. Eu tenho um projeto só pra testar coisas pequenas, ai eu executo, faço o debug dele pra ver o q está acontecendo e tento entender o pq ele fez daquele jeito. Nem nós experientes sabemos fazer tudo.
Tbm a gente pode consultar os próprios docs dos plugins/frameworks. Se for uma linguagem de programação nova, dá pra pesquisar sobre ela pesquisando em vários sites e comparando como é feito, ou até ler em um livro (o q acho mais cansativo, por isso o ideal é ler tudo e depois usar ele como referência pq vc já terá uma base de onde achar a informação), pode tbm perguntar em fóruns/grupos de discord especializados de tal tecnologia, pq sempre pode ter alguém q saiba resolver aquele problema q vc não consegue entender. Se for um bug, por exemplo, o próprio stackoverflow pode ajudar.

Bem, alternativas de como tirar dúvidas existem de montão, mas pra ajduar msm, qualquer coisa q vc estiver lendo, sempre analise e questione o q está acontecendo lá. Qnto mais vc bota seu cérebro para entender o q o código faz, mais fácil fica no futuro, vc meio q criará um debug manual em seu cérebro, kkk.

Edit: sei q não tem mto haver com a parte de IA, mas tem haver com estudos.

Se vc quer treinar mais algoritmos/estrutura de dados e linguagem de programação, vc pode usar sites como beecrowd. Tem vários, mas uso esse como referência pq é o q lembro, aahahah. Esses sites tem um monte de exercícios onde ele mostra um problema e vc tem q gerar o código para resolver esse problema. Tem gente q usa pra competição (maratona de programação) para otimizar o código dele, mas vc não precisa fazer isso, vc pode usar para aprender a linguagem específica além de treinar mais algoritmos/estrutura de dados.

Se vc quiser aprender a usar algum framework, eu recomendo vc estudar através do estilo de mini-projetos. Como seria isso? Ao invés de vc criar um projetão completo, vc cria vários projetos pequenos onde vc tem o objetivo de aprender apenas um pedaço dele.
Por exemplo, quero aprender como criar uma API usando um framework tal. Ai vc faz apenas isso. Todos dados de testes vc deixa na memória msm pra vc só focar em como é criar a API. Ai vc pode buscar por N exemplos de como fazer isso. Ou vc quer aprender como usar o banco de dados no framework. Crie um projeto focado nisso, onde vc fará chamadas de banco de dados, como feitos de CRUD, sem focar mto em tela. Ai vc quer avançar mais e criar algo com API e banco de dados. Agora q vc tem experiencia dos 2, vc apenas faz com outra temática e junta os 2. Ai agora eu quero aprender sobre como criar um mapa. Vc aprende como encaixar o google maps, openstreetmap ou qqr outro software de mapa nele. Ou vc quer aprender sobre como fazer um formulário, ai vc foca só nessa parte de como gerar o formulário e como os dados serão transmitidos para o backend. Ou se vc quiser algo mais de frontend, como criar aquela parte de stories do instagram, ai vc só foca naquilo.
Viu q todos casos eu sempre fui objetivo, não fiquei criando objetivo de criar um whatsapp completo, instagram completo, um sistema completo. É tipo "dividir pra conquistar", pq nesse momento o objetivo é aprender coisas pequenas e aos poucos tentar fazer algo grande sem a experiência prévia.
Um software grande é mais fácil construir qndo a gente já tem conhecimento sobre algo. Não precisa ser um conhecimento profundo sobre aquilo, mas ter aquele contato inicial para q um dia qnto for, por exemplo, colocar o google maps no seu site, vc tem uma noção como fazer, ai vc já sabe o q procurar, onde procurar, como procurar sobre o assunto. Como as tecnologias sempre evoluem, então precisará dessa atualização.

E se vc puder revisar seus projetos q vc tinha terminado e buscar refatorar ele depois de um tempo, vc tbm estará reforçando o q vc tinha visto anteriormente, sem contar q tbm estará melhorando ele.

Bom, esse é mais o estilo q recomendo pro pessoal de como estudar, existem várias maneiras, mas pelo menos pra mim esse foi o mais eficiente. O problema é q não sei se funciona mto com iniciantes, pois aprendi isso depois de um bommmm tempo. Mas no final eu entendi q o segredo de aprender algo é ter bte contato com aquela tecnologia e qnto mais vc fizer e repetir, mais será gravado em seu cérebro. Eu chamo isso de ambientar com a tecnologia, seja linguagem de programação, framework, conhecimentos gerais e qqr outra coisa q tenha relação.

3

Fim, faz muito sentido.

Antes da existência da inteligência artificial, eu passava horas pesquisando sobre um conteúdo, buscando vídeos, sites, tutoriais, etc. Acredito que isso me fazia evoluir e desenvolver minhas habilidades de forma mais ativa.

Antes da existência das máquinas mecânicas todo ser humano estava em forma.
Hoje quem não faz exercício físico de forma ativa é sedentário. Uma condição extramamente prejudicial para a saúde.

Com a IA é a mesma coisa. Tem que praticar ativamente. Tem que ter sessões, período de tempo bloqueados dedidos a realizer esforço cognitivo sem depender de IA.

2

Exatamente! Hoje em dia a humanidade está cada vez mais sedentária, até para passar um pano no chão já existe um robô inteligente que faz isso.

E é isso que vou fazer. Focar em um período determinado em que vou estudar sem nenhuma ajuda da IA, apenas pesquisando, assistindo a vídeos e consultando a documentação oficial da tecnologia.

O grande problema é que a IA responde às nossas dúvidas na hora. Porém, quem ainda está aprendendo e não tem uma boa base sobre o conteúdo nunca saberá se a resposta foi realmente construtiva ou apenas algo sem sentido para agradar. Isso acaba levando a pessoa a acreditar que o que foi dito é a forma correta. O que muitas vezes deve acontecer comigo quando vou estudar algo novo, pois não tenho nenhum conhecimento prévio sobre o assunto então não consigo questiona-la falando que aquela forma não é a melhor.

3

Você ainda tem cerebro? O meu acho que ja era... Brincadeira a parte, faz muito sentido essa sua preocupação. Hoje, nem bug no stackoverflow eu procuro mais. Preocupante.

1

kkkkkkk espero que eu ainda tenha um pouco.

Hoje em dia, principalmente quem está começando, muitas vezes nem chega a ler o log de um erro. Simplesmente copia aquele trecho enorme do log, joga na IA e depois só cola a solução.

Quando comecei a estudar programação, não existia o ChatGPT. Então eu era obrigado a ler o log e pesquisar (provavelmente assim como você também fazia) o erro ou bug no meu código. Isso me fazia entender muito mais sobre o problema e, quando ele aparecia de novo, eu já sabia resolver. Mas depois que surgiu a IA, eu também fui um dos que pegava apenas o título do erro, jogava no chat, lia a solução e já aplicava direto no código.

Mas decidi parar de fazer isso, pelo menos nas horas que tirar para estudar. Quero me forçar a fazer como antes: analisar, pesquisar e aprender com o processo de resolução.

1

Tambem me sinto assim, acho que a solucao é ter disciplina, devemos pensar que quando um problema surge, ele esta ali para que possamos NOS MESMOS resolve-lo, é isso que um programador faz. O problema esta quando nos acostumamos em resolver coisas siples com IA, mas assim como uma doenca que se espalha silenciosamente até o primeiro sintoma, funciona a ia, quando nos damos conta, aquilo ja virou um habito, quase um vicio, e como eu disse, a solucao é disciplina, pensar que se VOCE nao resolve os problemas VOCE nao é um programador

1

Cara, eu também tenho percebido isso em mim. Tem momentos em que me dou um tempo de IA e passo a pesquisar as coisas, assim como eu fazia antes, e nessas horas me da a sensação de que "acordei minha mente". Parece que o processo de pesquisa colabora para o aprendizado, é como se a resposta fixasse com mais firmeza em minha mente, uma recompensa pelo esforço feito.

1

Cara isso que você tem pensado é totalmente pertinente. Vou dá meus 2 centavos. Creio que muita vezes fazemos a troca de produtividade por "poder cognitivo". Conseguimos resolver a task, o bug muito mais rápido. Isso nós da uma boa sensação, e a falsa sensação de sermos extremamente produtivo e bom em programar. Mas aí que está a armadilha, com o tempo passamos a depender da IA até pra task simples, pensamentos simples. Recentemente me tornei líder de projeto e ao analisar os MR's do integrantes da equipe, muitas vezes me deparei com a seguinte situação:
Questionava alguém por ter tomado tal decisão, escolhido tal sintaxe e etc. E obtinha como resposta. "Foi a IA que falou", "A IA sugeriu que assim ficaria melhor" e por aí vai... E quando dava bug no código as pessoas nao sabia aonde encontrar ou alguma ideia de motivo, pois nao foram elas que escreveram o código.
Já cai nessa armadilha da ilusao da produtividade e o que eu fiz foi realmente freiar o uso de IA e usa-la mais como um colega técnico mais sênior, pra uma conversa. Então sempre estou vendo videos técnicos, lendo blogs, artigos e afins. Assim quando surge um problema vou conversar com a IA com algumas hipóteses, algumas ideias de solução na mente e exponho a ela e vou discutindo, perguntando, apontando falhas. Assim consigo resolver de maneira ágil, não deixo minha parte cognitiva preguiçosa mas não perco a produtividade, fico no meio termo kkk