Eu sou da bolha dos programadores mas acabei me enveredando pro marketing digital. Sim, tem muito guru que vende sonho mas que não se comprova na prática. Eu tive que pesquisar muito antes de começar a aprender, para não cair nessas furadas. Fiz o dever de casa e o foco era encontrar pessoas que tinham tido resultado na prática (daquilo que estavam se propondo a ensinar) mas também que tivesse feito OUTRAS PESSOAS terem resultado. E isso é fundamental. Além desses critérios, fui ver quem estava há mais tempo no mercado. E fui atrás das pessoas que tinha tido resultado para de fato validar. E isso deu muito certo. Fui aluno do Érico Rocha (lançamentos digitais), do Leandro Ladeira (perpétuo) e Rodrigo Bindes (agência de marketing digital).
Eu fico pensando que esse movimento é apenas a modernização do que já existia. Tem muitos cursos de faculdade que são péssimos. Quantos alunos investem anos e muito dinheiro para se formar, para sair da faculdade e não conseguir um emprego? Por outro lado, tem diversos outros que conseguem se dar muito bem naquela profissão de formação.
É óbvio que nem todos vão dar certo na vida, tem muitas variáveis além do professor e do método que está aprendendo.
Para finalizar, acabei fazendo uma transição de carreira. Sai da vida de programador para me tornar um dono de agência de marketing digital. Nesse contexto, aprendi marketing digital com diversos players e posteriormente aprendi a criar uma agência de marketing digital com o Rodrigo Bindes la da Ultralize. Ele tem a Mentoria Ultra. Fiz e não me arrependo. Super indico para quem quer abrir uma agência de marketing.