Executando verificação de segurança...
3

Uma Reflexão sobre o Marketing Digital

A evolução da internet trouxe centenas de coisas positivas e negativas, porém focando nas coisas boas, podemos dizer que surgiu muitas oportunidades para meros mortais como nós. Com o tempo se foi criando bolhas; a bolha dos investidores, a bolha dos programadores, a bolhas dos designers e marketing etc..

No entanto, falando expecíficamente do marketing, começamos a fazer propagandas de qualquer produto ou serviço na internet, e iniciamos a bolha chamada de marketing digital. O marketing digital cresceu, e começou a virar indispensável, assim como a programação. Grandes empresas começaram a prestar atenção nessa onda que aparentemente veio pra ficar e ultrapassar o marketing antigo.

Porém, nem tudo são flores. Visando crescer e ascender financeiramente, algumas pessoas sem moral, se ultilizam dessas ferramentas para literalmente brincar com os sentimentos das pessoas, batendo diretamente na ganância, no prazer e na autoestima com o fim de vender produtos de forma totalmente imoral e sem escrúpulos.

Eu como inciante, me pergunto se posso me especializar nessas ferramentas, e trabalhar com ética e fazer dinheiro, ou elas só funcionam quando usadas de maneira totalmente agressivas? Eu tenho uma fé que sim, pois décadas atrás, as Tvs tinham poucas regulamentações referente a promessas, gatilhos e coisas como "MORAL" dos seus clientes que compravam espaços publicitários.
criando comerciais como esse aqui:
https://www.youtube.com/shorts/55DnMZAd_KA

Assim vejo que essa fase se diz respeito ao começo do marketing digital, onde essas coisas ficarão cada vez mais obsoletas e vão deixando de existir aos poucos, deixando esse mercado embrionário cada vez mais profissional! Eu me apaixonei pela área e pretendo me especializar nisso!

O que vocês acham??

Carregando publicação patrocinada...
1

Eu sou da bolha dos programadores mas acabei me enveredando pro marketing digital. Sim, tem muito guru que vende sonho mas que não se comprova na prática. Eu tive que pesquisar muito antes de começar a aprender, para não cair nessas furadas. Fiz o dever de casa e o foco era encontrar pessoas que tinham tido resultado na prática (daquilo que estavam se propondo a ensinar) mas também que tivesse feito OUTRAS PESSOAS terem resultado. E isso é fundamental. Além desses critérios, fui ver quem estava há mais tempo no mercado. E fui atrás das pessoas que tinha tido resultado para de fato validar. E isso deu muito certo. Fui aluno do Érico Rocha (lançamentos digitais), do Leandro Ladeira (perpétuo) e Rodrigo Bindes (agência de marketing digital).

Eu fico pensando que esse movimento é apenas a modernização do que já existia. Tem muitos cursos de faculdade que são péssimos. Quantos alunos investem anos e muito dinheiro para se formar, para sair da faculdade e não conseguir um emprego? Por outro lado, tem diversos outros que conseguem se dar muito bem naquela profissão de formação.

É óbvio que nem todos vão dar certo na vida, tem muitas variáveis além do professor e do método que está aprendendo.

Para finalizar, acabei fazendo uma transição de carreira. Sai da vida de programador para me tornar um dono de agência de marketing digital. Nesse contexto, aprendi marketing digital com diversos players e posteriormente aprendi a criar uma agência de marketing digital com o Rodrigo Bindes la da Ultralize. Ele tem a Mentoria Ultra. Fiz e não me arrependo. Super indico para quem quer abrir uma agência de marketing.

1

Infelizmente existem exemplos muito negativos do uso do marketing, como nesse vídeo mencionado, mas acredito que com o tempo isso será cada vez menor, ou ao menos caso ocorra será bastante comentado negativamente a ponto de deixar de ser feito. Tenho notado ultimamente que o tipo de marketing que realmente consegue ser efetivo é o que mostra ao consumidor a relidade eo objetivo sincero de um determinado produto, sem quebrar posteriormente a expectativa do cliente. Inclusive nos próximos anos o tabnews tem potencial de ser um divisor de água nesse aspecto. Por isso não desista dos estudos na área, pois é realmente importante para um programador e principalmente se for voltado ao empreendedorismo.

E sobre a questão de bolhas é muito interessante ver como a área de programação consegue adentrar em diversas delas, pois a profissão de programação não é apenas programar, muitos de nós programamos e nos interessamos por outras áreas, ou realmente atuamos em outras juntamente a programação, como marketing e empreendedorismo.

Espero ter ajudado de alguma forma e te desejo muito sucesso nessa jornada!