Eu tive a sorte de nascer autodidata e saber que o método de ensino das escolas estavam errados desde criança, intuitivamente. Desde criança eu sabia que esse negócio de "estudar pra prova" era nocivo, que decorar o que diz um livro um jeito muito duvidoso de "aprender".
Sempre tive intuitivamente, desde criança, uma visão clara de que existe muita diferença entre decorar e aprender.
Já vi esse vídeo que você mencionou há muitos anos atrás. E no ano passado eu li esse texto do Richard Feynman (ganhador do prêmio Nobel) sobre a educação do Brasil. Também já vi outros grandes nomes falarem coisas semelhantes/equivalentes (os outros eu não lembro agora), livros que já li sobre o tema etc.
Não gosto de me apoiar em autoridades (abomino isso), mas é de certa forma reconfortante ver que grandes nomes compartilham uma opinião 100% alinhada com a opinião que eu tenho desde criança. Dá aquela sensação de "eu sabia!" kkkk.
Minha opinião, que eu evito falar em público para evitar gente emocionada me xingando, é: quem não é autodidata, não sabe estudar.
Onde o autodidata nada mais é que o "estudante" que o Prof. Pierluigi menciona. Ele fala de forma diferente, mas basicamente nossas opiniões se alinham.