Executando verificação de segurança...
1

Se a pessoa pegar um livro, ele está usando a didática do livro[...]

Entendo você querer defender uma definição alternativa e não extensivamente aceita para o que é "autodidatismo", mas antes de fazer isso, sugiro conversar com um autodidata de verdade.

Pois um autodidata de verdade não segue a didática dos livros que ler, ele meramente usa o livro para consulta (inclusive não ler "linearmente", pula para as páginas que quer). Então é falsa a afirmação de que "pegar um livro" faz com que a pessoa não seja autodidata.

E isso também se aplica para cursos e até mesmo faculdade. Um autodidata pode fazer tudo isso e não seguir a didática dos outros; só usar como meio para obtenção de informações (ou como meio de obtenção de papel que as pessoas se iludem que é importante).

Eu mesmo nunca segui a didática de ninguém. Absolutamente nunca. Apesar de que não sou um bom objeto de exemplo para usar aqui, pois eu não leio livros técnicos nem faço cursos. Mas se fizesse essas coisas, não me isentaria de continuar sendo um autodidata e seguir minha própria didática ao invés da didática dos outros.

E vale lembrar que "todo mundo" passou por uma fase da vida chamada "escola". Se fosse para seguir esta linha de raciocínio, ninguém que passou pela escola poderia ser chamado de audodidata porque... bem... Tinha professores lá.

Só que aí que tá, eu aprendia sozinho na época da escola também. Eu nunca segui a didática dos professores. Eu não conseguia acreditar no que eles falavam também, sempre tive um dodói na cabeça que me impede de acreditar nas pessoas sem elas apresentarem evidências do que estão falando. ¯_(ツ)_/¯

Já escrevi sobre como eu estudo/penso (que é fortemente baseado em não acreditar nas pessoas e buscar sempre por evidências), se quiser ler: https://blog.freedev.com.br/autodidatismo-3ddcb0f0930d.

Carregando publicação patrocinada...