O desafio (e o aprendizado) de migrar um sistema legado para um framework moderno
Essa é a minha primeira publicação aqui, estou aproveitando um mega projeto para perder a vergonha de me expor na comunidade.
Migrar um projeto legado para uma tecnologia atualizada é um dos trabalhos mais complexos e desafiadores que já enfrentei na vida de dev e, ao mesmo tempo, um dos que mais me animou e me divertiu.
Estou lidando muito com anos de códigos acumulados, escritos por diferentes profissionais e sem manter um padrão, com dependências desatualizadas e gambiarras soluções que só “funcionavam porque sempre funcionaram”.
Nosso cliente resolveu modernizar o sistema/site e para isso, decidimos atualizar o PHP e o CakePHP, passando do PHP 5.3 para 8.3.
Os desafios:
- Possuo somente 2 anos de prática com PHP e Cake;
- Estou tento que fazer a migração praticamente sozinho;
- Nunca atualizei um projeto com tanta diferença de versões.
O processo envolve:
- Mergulhar em código que não tem documentação;
- Entender a lógica de uma aplicação que cresceu sem arquitetura clara;
- Recriar funcionalidades em um novo padrão sem quebrar o legado.
Para muitos novatos (como eu) isso pode assustar e nos deixar completamente perdidos, mas como já expliquei, a experiência está sendo maravilhosa. Cada código que preciso consertar me da mais vigor e vontade de continuar, além de já ter criado um novo melhor amigo, o Gemini CLI que está me ajudando a resolver todas as coisas quebradas e me explicando cada etapa do processo.
Por fim, deixo aqui a minha recomendação para quem está procurando um desafio ou iniciando na carreira e queira fazer algo que vá dar um impulso. Refatore seus projetos e atualize para novas versões.
Já estou fazendo isso com os meus projetos que por anos ficaram na gaveta e me preparando para lançar alguns projetinhos por diversão.