Executando verificação de segurança...
Respondendo a "Certamente alguém postará algo dizendo para voc..." dentro da publicação [Não disponível]
2

Estão vendendo muitas ilusões, muita promessa "Saia empregado em 3 meses, aprenda a programar a linguagem x em y dias e saia profissional". Quem está entrando na área agora acaba fisgado nessas armadilhas para encher o bolso de "Programador" vendedor de curso. Claro que não podemos generalizar, existem ótimas pessoas fazendo trabalhos excelentes nesse nicho, mas a maioria ... esquece. O que quero dizer com isso, muita gente, principalmente muita garotada nova, acaba achando que programar é fácil, rápido e que com pouco esforço dá pra entrar no mercado. Pior que às vezes até acontece. Problema é que devido essa visão muita gente desanima quando não tem suas expectativas atendidas. Digo por experiência porque eu já estive nessa situação, mas quando entendi isso foi uma virada de chave! Como disse em outras respostas parecidas com essa, muita gente só pensa na linguagem de programação - na ferramenta - mas se esquece de focar em outras áreas de grande importância - os fundamentos.

Claro que não estou falando isso diretamente para ninguém em específico, só estou aproveitando a trilha que maniero já abriu aqui para evangelizar algo que me ajudou demais e acredito que pode ajudar muita gente: fundamentos primeiro torna tudo mais fácil e aprenda a se vender, em uma entrevista você está vendendo uma solução, e essa solução é você.

O mercado não está mesmo fácil, muita gente boa está aí tentando e não consegue se realocar, imagina pra entrar sem experiência então! Com os requisitos que as vagas pedem ainda - mais especificamente as de JR -, tem que escovar muito bit mesmo rs. Temos que aceitar como as coisas estão e se preparar.

Sem munição? Baioneta! ;)

1

Legal sua visão, realmente tem muitos cursos que prometem coisas como "Consiga uma vaga com salário de 7 mil em 3 meses de estudo" e graças a deus nunca cai nessas ciladas porquê era óbvio o charlatanismo.

E quanto aos fundamentos, realmente muitas pessoas me recomendaram isso, voltar ao core, e é oq vou fazer mesmo tendo um conhecimento prévio, já que vi na faculdade.

Inclusive se tiver recomendações de livros eu aceitaria de bom grado.

1

puts eu só entrei alguns desses cursos depois de estar na area por algum bom tempo, mais pelo fato de ver como eles funcionam e também aprender coisas que não eram o meu foco naquele momento. e por sorte cai em cursos que realmente traziam uma forma interessante de aprender e apresentar coisas que eu desconhecia, como disse fui em coisas que eram novidades para mim. É aquela situação, vou me cadastrar em uma plataforma de trabalho, mas tenho que pagar ela sem tem fonte de renda (um valor baixo, mas caro por não ter trabalho), a outra vou investir em estudo (não pensando que vou ser contratado no mês seguinte), mas é um valor extremamente alto pois eu nem trabalho?
é pesado demais, e na internet tem muita coisa boa e acessível, é ter que ralar, aprender aprender e aprender, e não dá para aprender sendo especialista em ver vídeo no youtube ..., tem que codar, fazer achar um problema, e resolver o problema .
tem pessoas que querem fazer o passo a passo do curso, mas as vezes não conseguem nem instalar o node ou fazer o npm funcionar no windows, quem dera passar usando um proxy de rede com senha.
um problema bobo, que não tem haver com programar, mas que você também tem que aprender. nao é chegar na empresa esperar a ferramenta e ide do ano e ter tudo pronto pra usar.
o mercado inflou, não esqueça disso, muitos layoffs demissão em massa, muita gente engenheiro nome bonito de empresas paulera disponível no mercado, se tem gente com nome top sendo despedida imagina contratar gente nova.
e tem empresa que por necessidade do projeto prefere pagar 15k 20k para alguém que pode resolver o problema do que focar em criar algo sustentável para a empresa e ter gente inciando e treinando, e o medo de treinar gastar tempo dinheiro e depois a pessoa ir embora para outra que oferece 100 reais a mais.
esta tudo cruel, e o nosso mercado inflou, agora ele esta começando a recuar e isso estará afetando muitas pessas que querem entrar no mercado.

1
1