😯😯 O MISTO DE FRUSTRAÇÃO E ÂNIMO NO INÍCIO DA CARREIRA DE DEV
No meio do ano passado, eu consegui minha primeira vaga como desenvolvedor Jr. Hoje, trabalho com desenvolvimento mobile e backend. De início, foi um pouco assustador ser inserido em um contexto real, que não era trabalho de faculdade ou projetos pessoais. Deu um misto de “eu não sei nada” e “meu Deus, é muita coisa pra aprender”. Os primeiros dias foram literalmente entendendo o fluxo da empresa e muito menos código do que eu imaginava.
Enfim, depois de começar a trabalhar na área, me veio um sentimento de frustração ao ver a realidade de uma empresa, porque a vida não é fazer projetos do zero ou planejar um design pattern sozinho. Tem todo um processo entre equipes; o dia a dia é bem mais correções e implementações novas em cima de algo que já existe e não foi planejado por você. Por mais que, no fundo, eu já soubesse que ia ser um pouco assim, foi algo que bateu de início.
Contudo, veio também um ânimo muito maior pela área, porque só depois que eu consegui essa vaga eu fui perceber e reparar, no contexto ao meu redor, que você nunca vai saber tudo, porém você sempre vai ter a possibilidade de aprender. E que aquela ansiedade que eu tinha, e que muitos amigos que ainda estão procurando sua primeira oportunidade têm, de sempre achar que precisa aprender no detalhe cada tecnologia, ou ficar buscando tecnologias da moda para poder ter mais possibilidades de vaga, não faz tanto sentido assim.
Enfim, fica meu depoimento para todos que estão buscando a primeira oportunidade. Você não precisa saber no detalhe cada tecnologia (esperam bem menos de você por ser um júnior). Você precisa saber a base, que é o início da programação, ter um certo vocabulário/repertório, que você só vai conseguir tendo projetos pessoais ou projetos em geral mesmo, como os de faculdade (não precisa ser nada muito gigante e complexo). Acredito também que uma comunicação aceitável, para saber falar na entrevista — o famoso “não ser um babaca” —, faz muita diferença.
Espero que, neste ano, quem estiver lendo isso e buscando a sua primeira vaga consiga e tenha sucesso na carreira.