Executando verificação de segurança...
2

Como administrar um SaaS com 16 anos?

Tenho 16 anos e estou no meio do desenvolvimento de um SaaS grande e bem complexo. A ideia nasceu de uma necessidade que percebi ser muito comum e está presente desde pequenos estabelecimentos até empresas maiores. A partir desse momento, tenho me dedicado bastante para criar algo profissional, eficiente e com uma infraestrutura preparada para escalar e creio que estou me saindo muito bem.

Mas aí vem o problema: a parte legal e financeira.

O desafio

Fiz algumas pesquisas e como eu já imaginava, para cobrar dos clientes eu precisaria de um CNPJ mesmo usando gateways de pagamentos. No começo, pensei em abrir um MEI, mas logo vi que o faturamento máximo é de R81 mil por ano (R6.750 por mês). Se o projeto der certo, esse limite pode ser facilmente ultrapassado e então para mim pode não ser o ideal.

O modelo que parece mais adequado para o meu caso seria o Empresário Individual (EI), porém eu ainda não sou maior de idade e, portanto, não posso abrir um CNPJ no meu nome. Vi na internet que eu poderia se eu fosse emancipado, mas meus pais jamais apoiariam hahaha. Meu pai já tem CPNJ e até onde eu sei é MEI e ele não permitiria que eu utilizasse (inclusive por questões de relações pessoais). Pensei então eu "pegar emprestado" o CNPJ de alguém maior de idade, mas me parece muito arriscado.

No fim das contas, estou me sentindo perdido como em um barco no meio do vasto oceano Atlântico. O SaaS está tomando forma, mas talvez eu nem consiga lançar devido esses fatores.

O que vocês fariam no meu lugar? Existe algum caminho que eu não enxerguei?

Carregando publicação patrocinada...
3

Primeiramente, meus parabéns pela sua iniciativa.
Agora sobre o que você falou.

Se o projeto der certo, ...

Acredito que o ideal seria você fazer dar certo. Você diz que está fazendo algo profissional, escalável, complexo etc, mas você ja tem algum cliente? Pergunto porque já vi vários pitches por aqui e muitos acabam caindo no mesmo problema: escalabilidade prematura, ou seja, querer escalar sem ter um MVP e um cliente
Até onde sei, MEI também precisaria ter 18 anos (ou 16 anos, mas emancipado), então de todo modo o problema continua sendo o mesmo (não indico usar o CNPJ de alguém, afinal você não vai ter problemas legais por ser menor de idade, mas a pessoa vai). Bom, se você não conseguiria se emancipar, então esse projeto ficará estagnado
O que eu faria é criar um MVP desse projeto, testar sem cobrar e me emancipar (apresentando que ja tenho plenas condições de me virar (se for o caso))

1

Obrigado. Sim, já tenho uma empresa relativamente grande interessada no produto, ela tem várias unidades. Como é um serviço muito complexo envolvendo execuções complexar e precisa rodar por horas sem parar e precisa rodar em todas as unidades a escalabilidade é extremamente necessária. O desenvolvimento foi iniciado em parceria a esta mesma empresa e o MVP já foi testado lá em uso real sem nenhum tipo de cobrança. O problema está mesmo nessa questão do CNPJ...

1

Se conseguir algum maior de idade que empreste o nome, vi que é possível criar uma conta no Asaas apenas com o CPF e se não me engano no PagSeguro também dá.