Como administrar um SaaS com 16 anos?
Tenho 16 anos e estou no meio do desenvolvimento de um SaaS grande e bem complexo. A ideia nasceu de uma necessidade que percebi ser muito comum e está presente desde pequenos estabelecimentos até empresas maiores. A partir desse momento, tenho me dedicado bastante para criar algo profissional, eficiente e com uma infraestrutura preparada para escalar e creio que estou me saindo muito bem.
Mas aí vem o problema: a parte legal e financeira.
O desafio
Fiz algumas pesquisas e como eu já imaginava, para cobrar dos clientes eu precisaria de um CNPJ mesmo usando gateways de pagamentos. No começo, pensei em abrir um MEI, mas logo vi que o faturamento máximo é de R81 mil por ano (R6.750 por mês). Se o projeto der certo, esse limite pode ser facilmente ultrapassado e então para mim pode não ser o ideal.
O modelo que parece mais adequado para o meu caso seria o Empresário Individual (EI), porém eu ainda não sou maior de idade e, portanto, não posso abrir um CNPJ no meu nome. Vi na internet que eu poderia se eu fosse emancipado, mas meus pais jamais apoiariam hahaha. Meu pai já tem CPNJ e até onde eu sei é MEI e ele não permitiria que eu utilizasse (inclusive por questões de relações pessoais). Pensei então eu "pegar emprestado" o CNPJ de alguém maior de idade, mas me parece muito arriscado.
No fim das contas, estou me sentindo perdido como em um barco no meio do vasto oceano Atlântico. O SaaS está tomando forma, mas talvez eu nem consiga lançar devido esses fatores.
O que vocês fariam no meu lugar? Existe algum caminho que eu não enxerguei?