Executando verificação de segurança...
33

O Que Aprendi no TabNews com a Conquista de 1000 TabCashes ūüíé

Ap√≥s ler o t√≠tulo e dar uma passada r√°pida pelo conte√ļdo O sonho de ganhar 40k como dev!, deixei ali um TabCoin e consegui alcan√ßar a marca de incr√≠veis 1000 TabCashes!!! ūü§©ūüöÄ

Print dos 1000 tabcashes

Após perceber que alcancei esta marca, me enchi de orgulho e resolvi compartilhar com vocês um pouco da minha jornada para chegar nesta marca muito importante pra mim.

E o que isso significa? Significa que estou contribuindo de alguma forma para a comunidade do TabNews e aliado a isso quero deixar aqui algumas dicas que sigo para contribuir com este espacinho t√£o massinha da internet!

Ao acessar o TabNews voc√™ estar√° tentado a ver os conte√ļdos mais relevantes logo de cara, mas n√£o veja APENAS eles, tem um mar de possibilidades na guia recentes e por isso recomendo seu acompanhamento do conte√ļdo come√ßando pela guia Recentes.

Ao passar o olho rapidamente pelos t√≠tulos das publica√ß√Ķes e encontrar algo que me interessa, logo acesso a publica√ß√£o. N√£o costumo olhar a quantidade de TabCoins, quantidade de coment√°rios, autor ou o momento de publica√ß√£o, eu simplesmente analiso pelo t√≠tulo que mais me chamou aten√ß√£o. Por isso tenha bons t√≠tulos que retratam o tema geral do conte√ļdo publicado.

Por obs√©quio que estes t√≠tulos n√£o sejam clickbaits, pois voc√™ n√£o vai querer comprometer a qualidade do seu conte√ļdo enganando as pessoas pelo t√≠tulo. Crie t√≠tulos aut√™nticos e chamativos, n√£o t√≠tulos falsos e que enganem o leitor s√≥ para atrair visitas. Isto √© triste.

Como o artigo que citei no in√≠cio desta publica√ß√£o, normalmente leio o t√≠tulo e passo pelo conte√ļdo de forma r√°pida olhando os t√≠tulos, imagens, condensa√ß√£o do texto, refer√™ncias... ou seja, a din√Ęmica do texto. Normalmente textos bem escritos possuem um bom uso dessas funcionalidades ou estruturam bem o texto. E isso j√° me faz conceder uma TabCoin √† publica√ß√£o.

Mas, e se o conte√ļdo n√£o estiver de acordo? Eu qualifico como N√£o achei relevante. Eu sigo essa sequ√™ncia com a mentalidade de que todo bom conte√ļdo produzido aqui no TabNews tem uma dificuldade grande para ser trabalhado e acho justo recompensar os esfor√ßos de pessoas que querem contribuir positivamente com a comunidade.

Mas, e se o conte√ļdo estiver de acordo com o t√≠tulo? Bom, a√≠ eu come√ßo a saga da leitura. Quando o texto √© bem escrito, se torna uma aventura tremenda passar por cada parte, ponto, v√≠rgula, cada t√≠tulo, subt√≠tulo, imagem, bullets, cita√ß√Ķes... etc. Texto bom √© envolvente e sensacional. E isso n√£o s√£o s√≥ conte√ļdos discorridos, como este aqui, mas conte√ļdos t√©cnicos que n√£o acompanhamos s√≥ uma vez, at√© nestes conte√ļdos me aventuro para aprender o que n√£o sei e refor√ßar o que j√° sei.

Beleza e ao fim da leitura, o que fa√ßo? Se √© um conte√ļdo excelente eu costumo comentar e deixar mais um TabCoin.

Geralmente os conte√ļdos do TabNews s√£o t√£o legais que o considero como fonte prim√°ria de not√≠cias no mundo da tecnologia, al√©m de tutoriais, aprendizados, enfim, uma fonte muito boa de p√ļblica√ß√Ķes de qualidade neste nosso mundo t√£o vol√°til.

Durante os dias, algumas vezes vem aquela ideia de publica√ß√£o e a√≠ decido publicar aqui no TabNews. Para a publica√ß√£o costumo escolher um t√≠tulo que seja fiel ao tema central do texto e tento usar o m√°ximo poss√≠vel dos recursos de Markdown, mas sem perder a ess√™ncia da escrita, o objetivo e finalidade, o tom que quero passar, a motiva√ß√£o, o p√ļblico que quero atingir, etc.

Não preciso ficar me preocupando com tudo isso de forma frenética, pois ao sempre escrever vamos ganhando aos poucos essas skills de forma intuitiva, por isso tenha a mentalidade de aprender a aprender e assim ir adquirindo habilidades importantes como se expressar através da escrita e de pouquinho em pouquinho isso se torna natural.

√Č como desenvolver com alguma linguagem de programa√ß√£o, voc√™ come√ßa pelo b√°sico da linguagem, aprende a s√≠ntaxe, entende cada palavra reservada, as estruturas mais comuns e depois voc√™ aumenta sua capacidade entendendo a sem√Ęntica, o relacionamento dessas palavras com a finalidade ao qual voc√™ deseja atingir, enxergando um algoritmo abstrato que estava em sua cabe√ßa como forma de texto estruturado no c√≥digo que voc√™ aprendeu...

E quando você perceber, já estará criando coisas bacanas de forma intuitiva, você irá até sonhar com código. Tudo isso por que você se expos ao mundo dev, seja vendo muito código por aí, entendendo seus usos, corrigindo muitos bugs, lidando com erros de forma criativa, e sempre aprendendo.

Voltando para a escrita da minha publicação, quando os detalhes dela estão decididos, começo uma saga para cada estilo de escrita, por exemplo este que é um texto mais discorrido, eu simplesmente abro um bloco de notas e começo a escrever minhas ideias e após uma finalização que acho que irá agregar valor para as pessoas da comunidade, eu reviso todo o texto em busca de erros nas palavras e frases, a sequência lógica ou algo que possa causar ambiguidades.

Se no texto estiver tudo certo, aí começo a incluir os detalhes mais bacanas de Markdown, como:

  • T√≠tulos de tamanhos diferentes
  • Imagens
  • Gr√°ficos
  • Diagramas
  • Cita√ß√Ķes
  • Listas ordenadas ou desordenadas
  • Emojis
  • Links

Enfim, uma gama de elementos que far√£o o conte√ļdo ser mais din√Ęmico, n√£o t√£o mon√≥tono de ser lido.

Uma coisa que acho belo em textos bem escritos √© a imparcialidade bem estruturada, evitando colocar afirma√ß√Ķes pessoais em lidar com fatos. Por√©m, √†s vezes, ter parcialidade bem fundamentada - com afirma√ß√Ķes pessoais - traz o que o ChatGPT n√£o traz hoje pra n√≥s que √© a humanidade no texto, com a caracter√≠stica muito importante de que o texto n√£o foi escrito sem intencionalidade, foi um ser humano que escreveu, ele pensou, ele se perguntou, usou seu contexto atual, seu momento da vida real que o influenciou no snapshot de texto que este humano determinou. Isso pra mim √© lindo de se ler.

Ent√£o procuro ser imparcial muitas vezes nos textos (neste texto n√£o estou sendo nada imparcial ūüėÜ), pois assim acredito que muitas pessoas entender√£o o conte√ļdo da mensagem, ou seja, de uma forma mais gen√©rica. O olhar parcial traz algumas pessoas que ir√£o se identificar com aquele trecho que voc√™ incluiu no seu conte√ļdo, ambos os modos s√£o √ļteis.

Quando √© um assunto pesado, normalmente demoro horas ou dias escrevendo, buscando ao m√°ximo minimizar algum ponto que n√£o faz tanto sentido de ser inclu√≠do no texto ou ent√£o tentando eliminar ao m√°ximo as inverdades que s√£o espalhadas por a√≠, muitas vezes de forma discarada, como √© o caso de que voc√™ poder√° ganhar 5k com programa√ß√£o com apenas 6 meses de estudos, partindo totalmente do 0... essa √© uma baita inverdade, onde as exce√ß√Ķes n√£o podem ser regras e muito menos ditas como verdades absolutas. Mas isso √© poss√≠vel? √Č sim. Mas - sempre tem o mas - depende.

Depende do contexto, de suas experiências anteriores, visão de mundo, de suas faculdades mentais, da sua capacidade de raciocínio analítico, além disso de sua capacidade de comunicação como ter inglês que poderá te ajudar nisso, capacidade técnica que é algo indiscutível, ter projetos, lidar com os diferentes momentos da rotina de trabalho de dev... tem tantas variáveis, que não consigo listar todas por não conseguir lembrar mesmo e talvez uma só variável não sendo levada em consideração poderá levar você a caminhos não esperados, mas não levará para seus 5k.

A prop√≥sito, vari√°vel √© um assunto muito importante no mundo da programa√ß√£o e se voc√™ ainda n√£o sabe lidar com este tema quer dizer que voc√™ ainda est√° bem no come√ßo da jornada. Assim como temos muita varia√ß√£o na vida, √†s vari√°veis podem ser √ļteis para determinar o estado da sua aplica√ß√£o, armazenar informa√ß√Ķes, trocar o contexto, enfim, saiba lidar com as vari√°veis.

Eu abri um parenteses no texto para dizer um pouco de como costumo escrever conte√ļdos mais t√©cnicos. Normalmente busco utilizar bastante analogias, trazer conhecimentos embutidos n√£o t√£o √≥bvios e alinhar a ideia do que penso com a realidade de alguma pessoa. Isso pode n√£o funcionar para todos, mas pra minha realidade funciona muito bem.

Ufa, ao fim da escrita do texto, ap√≥s revisar algumas vezes, normalmente busco manter as refer√™ncias, pois ter embasamento para o conte√ļdo √© uma forma incr√≠vel de agregar ainda mais valor √† sua publica√ß√£o. Fa√ßo isso conforme a cita√ß√£o mais conhecida por Isaac Newton que escreveu em 1675:

"Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes."

Enfim, √© a hora da publica√ß√£o! Eita, depois de tantas coisas, mais uma publica√ß√£o foi feita! E agora, √© o momento de acompanhar a rea√ß√£o da comunidade. E olha, as rea√ß√Ķes sempre ser√£o as melhores! A comunidade sempre contribui de maneira positiva ou negativa qualificando conte√ļdos relevantes ou n√£o. S√£o v√°rios os mecanismos para essa qualifica√ß√£o, como conceder TabCoin ap√≥s achar relevante ou n√£o, comentar na publica√ß√£o, publicar, enfim, v√°rias possibilidades.

N√£o escondo o fato de que podem ter sim pessoas fraudadoras at√© de conte√ļdos bons aqui na comunidade e reconhe√ßo que o TN est√° melhorando nisso cada vez mais tamb√©m!

Este investimento na comunidade vem como recompensa a satisfa√ß√£o de ser √ļtil e ter feito algo por algu√©m que n√£o conhecemos e mudado at√© a forma como a pessoa enxerga nossa √°rea. √Ās vezes, uma pequena informa√ß√£o em uma publica√ß√£o pode mudar completamente a vida de uma pessoa e ter este feedback da comunidade √© muito gratificante. E algo ser gratificante √© uma das melhores recompensas que um ser humano poderia receber e quando n√£o se exige nada em troca por isso, √© ainda mais real que essa gratifica√ß√£o permanecer√° com voc√™ por um bom longo tempo.

Talvez, este seja o espírito do open source, da comunidade livre. Não acredito que tenha apenas minha visão aqui, mas de verdade, muito obrigado TabNews por essa oportunidade de ser gratificado por contribuir com algo de valor para o próximo.

Pra fechar com meus aprendizados, uma funcionalidade muito legal aqui √© a RSS do TabNews que voc√™ poder√° cadastrar na sua melhor ferramenta para ficar por dentro de todo conte√ļdo publicado aqui no TN. Uma boa dica √© voc√™ filtrar as palavras-chave que voc√™ espera encontrar nas publica√ß√Ķes e assim voc√™ ficar√° mais a par das not√≠cias voltadas para a sua √°rea de interesse. No meu caso, neste momento estou gostando de acompanhar conte√ļdos sobre desenvolvimento, python e intelig√™ncia artificial.

Ganhar TabCoins e TabCashes √© legal, mas ter o retorno da comunidade √© mais do que incr√≠vel! O retorno por coment√°rios, boas publica√ß√Ķes, novidades na plataforma, a virada de chave de pessoas, mudan√ßa de vida pra melhor, essas coisas s√£o impag√°veis.

Meu sincero agradecimento para as pessoas que contribuem para este espaço tão massa da internet que é o TabNews, vocês são diamantes!

Referências:

E pra fechar, agora sim que terminei de escrever e publiquei este texto, irei levar mais TabCoins para a publicação que me inspirou a escrever esta publicação e é claro que irei comentar lá também!

3

Caramba, que legal. Parabéns pelo texto e por sua belíssima jornada por aqui.

E pensar que conheci o TN h√° poucos dias. Este, que tem sendo o meu cantinho preferido da internet, ultimamente.

3

Muito obrigado, tem sido uma jornada incr√≠vel mesmo! √Č cada coisa legal que aprendo aqui.
Espero que você continue crescendo, publicando, interagindo e aprendendo também! Valeuuu

3

Texto muito inspirador, até já salvei ele para poder ler novamente no futuro.

Inclusive, boas dicas de escrita, irei utilizá-las para escrever meus próximos posts aqui no TabNews.

2

Fico muito feliz que eu tenha conseguido te inspirar com este texto! Espero que você consiga escrever textos inspiradores também e conserteza inspirar a comunidade tão massa aqui do TN!!!

2

Nossa, tem um tempo que eu n√£o entrava no TabNews para ler as publica√ß√Ķes (nunca cheguei a publicar nada ainda, ent√£o √© s√≥ leitura mesmo, por enquanto ksksks)

E aí, do nada hoje antes de dormir eu estava de bobeira no meu celular e reparei no ícone da aplicação que salvei como atalho e decidi entrar pea dar uma olhadinha

Quem diria que me depararia com esse texto t√£o massa. Vou confessar que eu quase desisti da leitura por ser um texto maior do que eu estava acostumado a ler por aqui mas o seu texto conseguiu me prender e fazer com que eu aproveitasse a boa leitura.

Parab√©ns por esse texto t√£o bacana e tamb√©m pelas tabcashes (e continue escrevendo mais textos legais para a comunidade) ūüėĀūüĎŹūüŹĺ

1
1
2