Executando verificação de segurança...
4

Cara, vc já trabalha na área, deve ter muito mais contatos do que eu, então talvez essa dica pode servir pra você:

  • Seja cara de pau!

Eu recém fiz 19 anos, comecei a faculdade com a mensalidade comendo quase toda minha renda de freelancer com um objetivo na mente: conseguir um estágio como dev, o mais rápido possível para iniciar minha carreira formal, aproveitando que eu programo desde os meus 15 e tenho conhecimento o suficiente para aprender qualquer coisa relacionada a programação. Eu fui no método tradicional, sair aplicando para uma porrada de vagas, eu consegui UMA entrevista, fui até as últimas etapas e a empresa me deu ghosting, mesmo eu indo bem nas entrevistas (os caras chegaram a tirar dúvidas comigo, por um momento parecia que eu tava conversando com um cliente em call, e não um recrutador!), inclusive eu postei isso aqui no tabnews, pois me deixou muito puto.

Mas, antes de entrar na faculdade, eu já era freelancer, já ajudei em projetos de amigos que participaram de iniciação cientifica na faculdade no passado (aceitando receber um valor pequeno por mês, que pra um jovem de 16 anos ja era suficiente), ja fui ativo em servidores do Discord de programação e ficava ajudando a galera (antes de existir o chatgpt, isso foi há anos), e um desses amigos meus, conseguiu um estágio numa empresa grande.

No auge da minha neura por conseguir uma vaga de estágio de um jeito ou de outro, do nada ele manda mensagem perguntando se eu teria interesse em fazer estágio na empresa, pq estavam para abrir vaga e o CTO dele pediu indicação para novos estagiários, conversei direto com o CTO não muito tempo depois, no final ele simplesmente perguntou "bora?" e eu respondi "Com certeza", depois veio os trâmites com o RH e o adminstrativo, e cá estou eu com o TCE aceito pela faculdade, com data de início prevista para janeiro.

Eu fui cara de pau? Não, mas se ele lembrou do meu nome quando foi pedido indicação pra ele, possivelmente indicaria se eu mandasse mensagem falando que estava procurando estágio e pedindo indicação, porque ele não sabia disso, e eu poderia ter conseguido uma oportunidade antes.

Você pode se arriscar a fazer isso, ser cara de pau, tentar através de um QI.
Por processo seletivo padrão tá hard até para quem tem 4 anos de experiência formal na área, imagina eu que estou começando a minha vida, se não fosse pelo QI, eu estaria até agora tentando conseguir um estágio.

Carregando publicação patrocinada...
1

Legal seu relato. Uma das coisas q percebi, e isso vale pra qqr profissão, que ser tímido é uma fraqueza grande para um profissional. Não q ela seja mal para a pessoa, mas a timidez atrapalha na busca de oportunidades.

Só vou escrever nesse comentário pq fiquei com vontade de comentar minha experiência e tem haver com a experiência do victor, mas não é nada pra criticar o comentário dele, apenas pq é msm assunto.

Eu tenho uma personalidade introvertida, e qndo estive em outro país fazendo intercambio, eu era bem tímido. Ai qndo precisei buscar um trampo temporário, eu levei currículo para uns 10 locais, e em todos eu falhei. Eu chuto q era bem provável por causa do meu jeito de agir, pois tinha pessoas q sabia menos inglês do q eu e estava trabalhando em alguns desses lugares.
Eu só consegui emprego na época pq na escola eu fiz amizade com uma menina. Meu propósito era aprender a conversar em inglês, por isso fiz amizade com ela. Ela q já tinha conseguido um trampo (pq ela tinha contatos com pessoas da msm nacionalidade dela por lá), E por causa disso ela conseguiu arranjar um trampo no msm lugar q ela.
Então a oportunidade só aconteceu pq eu não estava no "modo tímido", pois no momento meu foco era comunicar com as pessoas e para isso não podia ser tímido.

Hj em dia, já não sou mais assim. Eu ainda tenho uma personalidade introvertida (pq isso é difícil alterar pra qm gosta de tranquilidade), porém já posso dizer q não tenho mais aquele jeito tímido de ser. Levei anos para mudar isso, e eu ainda tenho um pouco dependendo do contexto, mas eu consegui pelo menos parar de ser aquela pessoa medrosa e sem atitude q era, e isso mudou para melhor em mtas coisas na minha vida. Hj só estou onde to pq parei de focar em ter medo e comecei a focar em me arriscar mais nas coisas.

Uma coisa q aprendi é q vivemos em sociedade e as oportunidades só aparecem qndo a gente para de ter vergonha e toma posturas mais ativas. A timidez pode até ajudar em alguns momentos, mas ela depende mto da vontade de outras pessoas e depender de outros é agustiante, pois nunca irá acontecer do jeito q vc quer. Então para um profissional, tem q aprender a lidar com isso, caso contrário irá sempre seguir a manada, e sabemos mto bem qm segue a manada não se destaca e qm não se destaca, perde oportunidades.

0