Executando verificação de segurança...
2

Com o boom! de I.A., redes neurais, robótica, mobile, startups etc. os iniciantes estão se dedicando a Python, Flutter e Node.js.

Node.js
Imagine usar a mesma linguagem no back-end e front-end, essa é para mim a maior vantagem do Node.js, isso desbancou o PHP e o Java.

Flutter (plataforma mobile)
Não entendo nada, ainda não descobri o motivo das pessoas usá-lo, nos meus aplicativos web eu uso Bootstrap no front-end, sempre funcionou com qualquer dispositivo, PC, tablet, smartphone seja android / iOS (Apple), um colega do ex-trabalho usava Flutter e reclamava que não tinha um Mac para compilar e um amigo meu queria fazer um projeto envolvendo blockchain, queria um programador web, porém estava insistindo no Flutter.

Python
No momento não programo em Python, mas está no meu radar, eu gosto muito de linguagens de script, uma que eu uso no meu cotidiano é a Autohotkey.
As startups acredito que impulsionaram bem o Python, projetos pequenos, feitos rapidamente e modernos usando I.A., redes neurais, visão computacional, etc.
Python desbancou Lua também.

1

Bem interessante, sua resposta fez surgir novas dúvidas para mim.

  • Sobre Node.js:
    Primeiramente, em relação ao Node.js, só de ler o que você disse, achei extremamente incrível. No entanto, por exemplo, eu que decidi começar a estudar Java, isso afetará o meu futuro no mercado de trabalho? Pois as empresas podem optar por outra linguagem que não seja Java, já que o Node.js faz o que o Java faz e ainda oferece mais funcionalidades. Outro detalhe, no momento em que estou, posso começar a estudar Node.js? Ou preciso ter algum conhecimento que ainda não possuo? (Muitas perguntas kkkkk)

  • Sobre Flutter:
    Quanto ao Flutter, tenho alguns amigos de outro semestre no Senai, e às vezes entro na sala deles quando estão estudando Dart com Flutter. Não sei muito sobre isso, mas parece ser bem interessante, e parece que isso torna possível a criação do back-end, front-end e mobile (Posso estar completamente enganado sobre isso; perguntei uma vez ao professor, e essa foi a resposta que lembro que ele me deu, mas posso estar tendo devaneios).

  • Sobre Python:
    Em relação ao Python, que é uma linguagem extremamente incrível, desejo muito aprendê-la no futuro, até porque pretendo trabalhar como desenvolvedor back-end e na área de banco de dados. Tenho um grande amigo chamado Leonardo; ele me inspira bastante a estudar. Ele me incentivou a começar meu projeto pessoal também. Ele sabe bastante sobre Python, e vejo como é uma linguagem incrível para realizar projetos modernos. Com certeza, está no meu radar como uma futura linguagem para aprender.

  • Ruby:
    Para finalizar, alguns amigos me recomendaram estudar Ruby, e achei interessante, mas não sei nada sobre ela. Se souber algo e puder me falar em qual área ela é mais utilizada, ficarei grato.

Obrigado pela atenção na minha postagem. Fiquei muito animado com as respostas, e isso me incentiva a fazer mais publicações, apesar de ter pouco conhecimento ainda na área.

1
1

Interessante. Você acha que devo parar meus estudos em Java e começar com Python ou Node.js? Ou devo concluir meus estudos sobre todo o 'ambiente' de Java e depois começar com Python e outras linguagens mais 'interessantes' no momento?

1

Eu gosto de Java mas pensado estar no seu lugar, acredito que a prioridade tem que ser Python.
Tenho que ser realista sobre o que está acontecendo por mais que eu goste de Java, se a própria Oracle a deixa de lado para usar Python então não adianta lutar contra a maré.

1

Vou colaborar com meus 5cent de opinião:
Node é um runtime, a linguagem é Javascript ou Typescript podemos usar no backend e front, são usados de formas diferentes e há limites.
Flutter A vantagem do flutter é poder compilar nativo, pra todas as plataformas, mas não da pra usar no backend.
Python da pra usar em tudo, mas o foco é IA, o problema é a péssima performance.
Java é o tio da turma, é a linguagem mais velha e tem uma bagagem que atrapalha e ajuda.
Kotlin é o filho jovem do Java, vc tem acesso ao lado positivo do java, sem seus problemas. Vale mencionar o Jetpack Compose, que nasceu no Android e agora podemos usar no desktop, na web(beta) e ios(alpha) podendo ser nativo, muito promissora pois seria a única linguagem que, hoje, atende todas as frentes, com possibilidade nativa.