Sobre a sensação de "inércia"
Olá Devs ! Normalmente quando faço algum post é sempre relacionado a uma visão ou uma dúvida, e hoje não é diferente.
A cerca de 2, 3 meses atrás eu fiz esse post(https://www.tabnews.com.br/Wh1te/quero-retornar-pra-area-da-programacao-mas-to-meio-perdido-me-ajudem), nele eu comentei sobre a vontade de retornar para área, e pedi ajuda pois eu estava com receio de "voltar do 0", vendo agora, eu finalmente voltei ao patamar de antes (o que pra mim é muito pouco), acredito que hoje tenho um pouco mais de "maturidade de aprendizado", entendo melhor o que preciso saber e usar, até passei a me organizar para não me perder.
Porém...
Eu percebi algo cômico, como eu odeio o sentimento de achar que aprendi pouco!, preciso contextualizar um pouco então vamos lá:
Eu retornei pro curso de HTML e CSS do Gustavo Guanabara, estou basicamente na mesma posição que eu estava a 2 anos atrás, sinceramente foi desgastante ! Porque, você me pergunta ? Eu odeio ter que "reaprender", coisas que já vi. Antes que vocês digam "Mas você poderia ter ido pra outro curso, ou procurado sozinho", concordo, mas o motivo de não ter saído ou trocado (por que eu tentei), foi a didática ! Admiro muito o professor por conta disso, e não me arrependo.
Agora, com um pouco mais de conhecimento, eu pensei "preciso aperfeiçoar minha lógica, entender estruturas de dados, algoritmos..." e por aí vai. E minha opção nesse caso (meio que sem querer), foi usar Python, e digo sem querer, por que eu acabei comprando um curso pra auxiliar com isso (não me arrependo disso, mas o professor ensina como uma porta). Agora você pode me perguntar por que estou contando isso ?
Sobre se "sabotar"
Agora finalmente explicando e passando isso para alguém que possa estar nessa situação:
Eu me auto sabotei, sem querer !
Quando voltei pro mesmo curso, me desanimei muito! Simplesmente por ver que não lembrava de nada e teria que reestudar tudo ! Foi frustrante, irritante e o principal eu não tinha prazer em aprender aquilo
Olhando agora, eu sem querer atrasei meu aprender por desânimo de ter que rever tudo novamente, e por consequência, passava a associar meus estudos (de uma área que gosto), a uma obrigação irritante que eu não queria ter que fazer, e fugia de todas as formas !
Eu normalmente escrevo meus posts sem qualquer pesquisa e sem IA, então peço perdão por não ter uma referência para os passar, mas o que eu costumava fazer (e ainda faço), é o princípio da recompensa, essa ideia serve como uma "Moeda de troca", entre você e sua cérebro, você estimula e excita ele o prometendo uma recompensa, assim, você faz uma ação chata como estudar virar algo prazeroso ou benéfico
"Vou estudar 2 horas em pausa, e após vou ter 30 minutos de rede social"
"Vou estudar durante essa semana toda sem falta, e tirar o o sabádo para ficar livre"
"Vou ler 20 páginas por dia desse livro até o dia X, e comprar uma pizza se eu fizer"
Exemplos bobos, mas é algo interessante de se entender "enganar o cérebro pra aprender", mas agora pense como eu sigo essa ideia estudando algo que não me agrada ?.
Entenda que nesse caso eu estou citando o meu exemplo de ter que rever tudo novamente, mas no seu caso pode ser um curso que você comprou e se sente "obrigado a fazer", por exemplo.
Eu acredito que existem casos e casos, e esse questionamento é justamente para vocês pensarem em como fazer, mas pra isso entendam que é necessário se por num ambiente ideal, recompensas que vocês realmente queiram, que sejam palpáveis. A maneira que você e somente você consegue estudar, e dar foco. Isso inclusive passa a ser um motivador, então deixo isso para vocês pensarem
Agora, pros que ainda estão aqui, eu citei acima Python, e vou trazer um outro exemplo de que eu cometi a mesma coisa
A falta de um aprendizado palpável
Vamos lá, o título pode ter confundido alguns, mas vou tentar explicar, pra isso vou tentar trazer uma situação:
Vou aprender JavaScript para aprender a criar interações !
Partindo dessa questão simples, imagine que você se propôs a isso, agora o que você faz ?
- Busca sobre a Linguagem no Youtube, Google e sites
- Busca cursos, matérias ou repositórios do Github
- Busca livros ou vídeos explicando sobre o tema
Feito tudo isso, você se organiza e como passo final organiza sua rotinha e maneira de estudo. Agora vamos supor que nas primeiras aulas, você está lá totalmente focado, até que durante a explicação, a pessoa te mostra um exemplo de um botão que puxa um dado, do banco de dados (imagine se facilitar, que o botão puxa o seu CPF cadastrado).
Agora com essa situação em mente, se você não conhece um banco de dados, você vai procurar saber certo ? Esse é o correto, e agora eu chego no meu paralelo.
Durante esse curso de Python, focado em lógica, deixando claro. O criador do curso me trazia conceitos, tags, ou exemplos do Python que ou eu não conhecia ou eram complexos demais, e não por que eu estava aprendendo, mas sim por que ele me explicava um tema básico, com sintaxe "avançada" do Python.
Sabe o que isso fez ? Eu todo dia que via uma aula passava os próximos 3/4 ou até mais dias pra tentar entender o que aquela tag especificamente fazia, por que ele fazia os exercícios usando aquilo, sendo que ele sequer falava o que era ! E como eu poderia fazer o exercício se não sei ? Entendem ?
Sem querer isso me desmotivou, preciso deixar claro que os temas em sí não eram complexos, e nem são. Mas eu não sabia e na verdade mal sei algo sobre Python, portanto eu ficava com a mesma sensação
Preciso fazer aquilo, por que eu paguei
É uma sensação horrível, você fazer algo contra sua vontade. E o pior ? As vezes uma coisa se junta com a outra, meu desânimo em aprender o curso de HTML e CSS e rever tudo do 0, sumiu quando eu comecei esse de Python. Mas quando até o Python começou a me irritar, eu agora tinha 2 cursos que estavam me desagradando e que eu precisava fazer, mas nesse contexto, não tinha como me animar vendo que eu não conseguia aprender como eu queria
O que vou fazer sobre isso ?
Pensei um pouco melhor sobre tudo olhando o panorama, e percebi que se Python me trava por que não estudar a linguagem completa e estudar a parte Lógica junto ? Portanto minha ideia vai ser:
- Buscar um curso pra aprender o básico de Python (já achei)
- Estudar e entender melhor essas bases que estudo
- Diversificar a maneira de aprender (aprendendo melhor a sintaxe da linguagem eu começo a fazer projetos, exercícios e o curso. O que seria um melhor motivador)
Então pra poder terminar esse texto longo, quero agradecer se você teve a paciência de ler até aqui, e avisar vocês que assim como eu estão aprendendo algo ou são novos na programação.
Não se coloque nessa armadilha de ficar desanimado, você não é o problema, ou é de que forma você estuda, ou é por que você não negocia com a sua cabeça, testa aí e me fala depois se funciona