Executando verificação de segurança...
10

Não consigo vender meu produto!

Bom dia, amigos.

Com frequência vejo aqui no Tabnews (e em outros lugares) pessoas que têm uma ideia, desenvolvem uma aplicação, investem toda sua energia mental nela… e só depois começam a procurar pra quem vender seu maravilhoso sistema.

Não encontrando compradores, começam a tentar entender onde erraram — afinal, sua aplicação é de fato útil.

Apesar da complexidade da questão, nesse post quero explorar um problema que foi apresentado numa conhecida palestra de Steve Jobs, ao retornar à Apple:

"Uma das coisas que acabei descobrindo é: você precisa começar com a experiência do usuário e trabalhar de trás para frente até a tecnologia. Você NÃO pode começar com a tecnologia e depois tentar descobrir onde vai tentar vendê-la." — Steve Jobs

Nós desenvolvedores costumamos amar nossas aplicações. Criamos ferramentas que economizam cliques, que nos fazem ganhar tempo, que nos agradam.

Mas o que não podemos fazer é acreditar que tudo que faz sentido pra nós fará sentido para outras pessoas.
Mais perigoso ainda: acreditar que fará sentido para MUITAS pessoas — a ponto de investir tempo e dinheiro antes de validar a ideia.

Um exemplo pessoal:
Eu amo xadrez.
Então, na minha época de estudos, criei um jogo de xadrez em JS para treinar herança e classes. E ficou muito bom (na minha humilde opinião).

Mas… se eu quisesse transformar isso num negócio?

As pessoas que jogam xadrez hoje querem mais uma plataforma online? Sendo que já existem pelo menos três muito conhecidas, estáveis e (ao menos duas) gratuitas?

Eu teria clientes o suficiente pra manter servidores em tempo real?
Minha plataforma teria algum diferencial para alguém pagar sequer 1 real por uma conta Premium?

Nem preciso pensar muito para saber que não.
(E colocar a cara do Pikachu na cabeça dos peões — apesar de ter feito uma garotinha de 5 anos rir — não seria o que o público espera.)

Outro exemplo:
Desenvolvi uma To-Do List personalizada que me servia muito bem.

Quando comecei a colocar recursos pensando na minha gerente (como delegar tarefas), ela viu e pediu para eu parar.
Disse que aquilo não era prioridade no momento. Que estava feliz com sua agenda manual.

Mas ela também disse: “Admiro o que você é capaz de fazer. Mas sabe o que seria ótimo? Um sistema de agendamento de pacientes que todos pudessem usar.”

Todos os profissionais desejavam isso.

Desenvolvi o que ela pediu, e aquele sistema se tornou o mais importante da unidade em que trabalhei.
Era o que as pessoas queriam.

Moral da história: se você quer vender seus produtos ou sistemas, vá além da programação.

Estude negócios, modelos de negócio, validação de ideias.
Defina um público-alvo e descubra o que ele realmente deseja, e não apenas o que você acha útil.

Do contrário, você pode gastar tempo, dinheiro e energia… com pouco ou nenhum retorno.

E você? Já viveu algo parecido?
Compartilha ai nos comentários.

Carregando publicação patrocinada...
2

Tudo isso é verdade, mas tudo isso é muito complexo, envolve muitos passos. A maioria dos sonhadores não faz, basta ver a quantidade de "bobagens" desenvolvidas e postadas aqui que jamais irão render dinheiro. Cada um faz o que quer da vida, obviamente, mas, da pra ver a inocencia dos devs de hoje apenas dando um giro pela pesquisa aqui do site.

1

Hoje em dia, não existe ideia ou produto ruim — o que faz a diferença é a estratégia e a oferta por trás deles. Um produto mediano com uma excelente estratégia e oferta pode vender mais do que um produto incrível mal posicionado no mercado.

1

Tive uma reflexão parecida essa semana após lançar uma extensão pro Firefox. Como ainda estou procurando emprego, sempre que possível tento fazer algum serviço que possa me dar um dinheiro, e recentemente vi muitos vídeos de pessoas que dizem que ganham milhares de reais com um SaaS que viraliza em apenas 2 semanas. Claro que eu sei que uma minoria dá realmente certo, mas fiquei interessado em tentar.

Acabei tendo a ideia de fazer um SaaS de uma IA que analisa comentários do YouTube (e eventualmente outras redes sociais) e retorna os sentimentos gerais dos usuários, teoricamente para que o criador de conteúdo pudesse ter uma noção melhor de como o público reage, cheguei a desenvolver quase todo o back-end, na forma de uma API. Mas em paralelo acabei lançando a minha extensão e percebi (meio que o óbvio) que não era tão fácil que um software deslanche, mesmo sendo modelos de negócios muito diferentes; e tudo isso com o agravante de que caso eu quisesse colocar o SaaS no ar precisaria pagar por hospedagem, sistemas de pagamento e tudo mais.

No fim, a ideia da IA que analisa comentários pode ser boa? Talvez, mas seria um tiro no escuro, ideia validada apenas por mim e por uns 2 amigos que nem youtubers são. Pelo menos a experiência foi de aprendizado, aprendi mais sobre NLP e como usar a API do YouTube, no pior dos casos eu posto o projeto no LinkedIn pra ganhar umas curtidas.

1

recentemente vi muitos vídeos de pessoas que dizem que ganham milhares de reais com um SaaS que viraliza em apenas 2 semanas. Claro que eu sei que uma minoria dá realmente certo, mas fiquei interessado em tentar.

99,9999% dos projetos postados aqui nunca devem ter rendido nenhum centavo. Se o dev comentou que ganhou dinheiro, ele esta aumentando. Ninguém posta a galinha de ovos de ouro. Ganhar dinheiro com Software não é fácil, exige um esforço enorme em Marketing, tempo, e um produto muito bem construido.

1

Pensei bem no que vc escreveu e percebi que faz mais sentido pra quem quer lançar um saas/produto para ganhar renda extra ou viver disso. Porém pra um dev que só quer codar msm e validar sua idéia de final de semana não se aplica. Hj eu tô em um restaurante e tive uma idéia de saas e logo dps vi seu post. Obrigado!

0