Tive uma reflexão parecida essa semana após lançar uma extensão pro Firefox. Como ainda estou procurando emprego, sempre que possível tento fazer algum serviço que possa me dar um dinheiro, e recentemente vi muitos vídeos de pessoas que dizem que ganham milhares de reais com um SaaS que viraliza em apenas 2 semanas. Claro que eu sei que uma minoria dá realmente certo, mas fiquei interessado em tentar.
Acabei tendo a ideia de fazer um SaaS de uma IA que analisa comentários do YouTube (e eventualmente outras redes sociais) e retorna os sentimentos gerais dos usuários, teoricamente para que o criador de conteúdo pudesse ter uma noção melhor de como o público reage, cheguei a desenvolver quase todo o back-end, na forma de uma API. Mas em paralelo acabei lançando a minha extensão e percebi (meio que o óbvio) que não era tão fácil que um software deslanche, mesmo sendo modelos de negócios muito diferentes; e tudo isso com o agravante de que caso eu quisesse colocar o SaaS no ar precisaria pagar por hospedagem, sistemas de pagamento e tudo mais.
No fim, a ideia da IA que analisa comentários pode ser boa? Talvez, mas seria um tiro no escuro, ideia validada apenas por mim e por uns 2 amigos que nem youtubers são. Pelo menos a experiência foi de aprendizado, aprendi mais sobre NLP e como usar a API do YouTube, no pior dos casos eu posto o projeto no LinkedIn pra ganhar umas curtidas.