Po. Te entendo muito. Também vivo nesse caos de ser o único dev da empresa. Trabalho no mercado financeiro e, na prática, sou o único dev da empresa - até colocaram um estagiário para ajudar, mas foi nessa pegada de contratar pelo perfil e acabou que ganhei um estagiário que não é desenvolvedor, mas sabe usar o ChatGPT. E tô vendo o dia que ele vai explodir, jogar tudo pra cima e sair. A filosofia da empresa é: "Faz aí. Se quebrar a gente conserta". Adivinha quem conserta? Eu.
O pior (ou melhor?) é que eu gosto muito de resolver problemas: basta alguém sugerir "zaraba, e se criássemos uma plataforma para isso?" e minha cabeça já está rascunhando como organizaria o projeto, integrações e várias outras features a partir dessa ideia inicial.
Resultado: Além do expediente normal, toco duas startups que surgiram de perguntas assim, e que também sou todo o time de tecnologia em ambas. Planejo o dia para avançar numa feature do projeto x, e ele termina em um mosaico de pequenas correções, apagar de incêndios e tentativas de me desligar do barulho do ambiente para tentar focar em algo.
Essa adrenalina é divertida - um desafio novo a cada hora - mas custa caro. Chego em casa exausto e ainda me cobro avançar nos projetos paralelos. A lista de ideias cresce e a de tarefas concluídas nem tanto. Quando tento pausar, a cabeça dispara: "Você podia estar produzindo algo". Conclusão: nem descanso, nem produzo o que queria.
Pra me organizar, já tentei também notion, obsidian e agora estou desenvolvendo a minha própria plataforma para isso haha.
O que comecei a fazer e tem ajudado um pouco:
- Backlog das ideias: tive uma ideia? anoto numa lista e de tempos em tempos eu volto lá pra ver. Assim tiro da cabeça aquela ideia sabendo que não vou perder;
- Tenho tentado deixar mais claro que posso até parar tudo para apagar um incêndio, mas isso vai afetar todas as outras demandas que já tenho. Isso está ajudando com a pressão que eu colocava em mim de ter que apagar os incêndios e ainda evoluir com tudo. Se optaram por me colocar para resolver o problema que surgiu, então estão cientes de que as demais coisas vão atrasar um pouco;
- Delegar: isso eu acho que é a dica que todos darão. Quando entrarem os estagiários, começa a mandar demandas mais simples e estimula eles a tentar se virar. ChatGPT é uma ferramenta incrível se você souber usar.
No mais, força aí. Não acho que é o cenário ideal, mas acredito que esse caos ajuda a gente a "criar casca". Se você consegue tocar tudo no caos, e sobreviver, quando tiver mais tranquilo vai voar.