Você desiste dos projetos porquê pensa demais neles (e como resolver)
O nosso corpo evoluiu muito pra chegar nesse nível de economia de energia.
Só a sua mente usa quase 1/4 das calorias que você consome no dia todo pra (presta atenção): somente funcionar.
E isso é muito funcional. Na floresta ou savana você não podia pensar demais. Toda ideia de sobrevivência precisava ser simples e altamente recompensadora.
| Tudo precisava ser suficiente.
Grava essa frase. Continuando.
Muitos subestimam o quanto raciocinam e exigem essa musculatura ao longo do dia.
Você consegue evitar isso com uma mudança radical, mas simples. A frase que resume isso é:
| Comprometimento acima de perfeição.
Sócrates já falava há uns bons séculos atrá: conhece-te a ti mesmo. Mas ele não estava falando sobre saber exatamente o que você é – mas como você funciona.
Mexer apenas em uma linha de código no dia; ou só abrir o projeto e entender onde a funcionalidade vai ficar (coisa que você adia há dias) vão todas te obrigar a encarar o fato:
| Você não acha isso suficiente.
E fazer algo que evolui pouco não compensa, não é. Infelizmente, é esse mesmo pensamento que te arrasta pra baixo.
Antigamente, esse mecanismo era perfeito. Na sociedade de hoje, te faz procrastinar.
Nossa mente é inteligente, mas extremamente burra em aceitar que fazer » algo « é infinitamente melhor que fazer » nada «.
Minha experiência retomando projetos de anos atrás é que não importa o que você faça, tudo vai ser ainda mais complexo do que sua mente pensa. Cruel, né? Isso se chama entropia, e hoje está ao nosso redor a todo momento.
Apesar disso, a tua capacidade em chegar ao fim de projetos está diretamente relacionada a tua capacidade de aceitar que aquela pequena mudança vai te levar, sim, ao final.
E se comprometer. Todos os dias. A apenas fazer 1 coisa nessa direção. Por menor que seja.
Foi assim com o TabNews, projeto do Filipe Deschamps. E é assim com meus projetos também.
O engraçado é que fazer algo todos os dias é o que possibilita a migração de engramas neuronais da porção do estriado ventral para o estriado dorsal, processo essencial para construção de hábitos.
E o ouro está aqui. Hábito significa automatizar comportamento. Significa menos força de vontade pra agir. Significa eficiência. Significa sua realização em concluir as coisas repetidas vezes.
Com o tempo a neuroplasticidade do seu cérebro vai tornar esse processo de tornar o difícil, fácil, ainda mais intuitivo e fácil.
E isso vai pingar nas outras áreas da sua vida.
Eu espero que hoje você apenas se comprometa, no projeto que for. Diariamente.
E encare a verdade: você não precisa do peso de que tudo que você fizer, deve valer a pena. E acredita em mim: essa sensação libertadora é uma delicinha!
Se você gostou do meu conteúdo e quer ler mais sobre o essencial que não é dito, me siga (www.linkedin.com/in/albertov-albuquerque) pra apoiar novos textos feitos por um humano. 👨🏻💻