Executando verificação de segurança...
4

Nem sempre é sobre "falta de vontade" — às vezes é só cansaço mesmo.

Com essa crescente de microSaaS, devs criando produtos próprios e muitos profissionais em ascensão querendo se tornar empreendedores, é natural ver cada vez mais gente compartilhando dicas valiosas sobre estudar mais, criar projetos paralelos, empreender, ou buscar novas oportunidades — enfim, fazer algo que mude sua realidade.

E de fato, esse tipo de conteúdo é excelente. Ajuda a comunidade, inspira quem tem esse desejo e eu admiro muito quem compartilha suas experiências de forma genuína.

Mas acho importante levantar um ponto que, às vezes, pode ficar esquecido no meio dessa narrativa.

Existe uma galera — e eu me incluo nesse grupo — que acorda cedo, enfrenta transporte público lotado na ida e na volta, trabalha o dia todo (muitas vezes em um ambiente ruim, que não te favorece, com um salário baixo), chega em casa cansado e o pouco tempo livre que tem... quer descansar, ver a família ou simplesmente não fazer nada.

E tudo bem.

Isso não é uma desculpa, nem uma crítica. É só um pensamento sobre realidades diferentes.

Nem sempre é só "falta de vontade". Muitas vezes é só cansaço mesmo. Muitas vezes o ambiente em que você está inserido não favorece o crescimento ou o foco. Isso não significa que as dicas de evolução pessoal e profissional não servem — significa que o ritmo, o tempo e o caminho de cada um podem (e vão) ser diferentes.

Vejo muitos vídeos e posts transformadores por aí, e confesso que às vezes me pego pensando se eu não estou sendo hipócrita por aceitar a minha realidade e não fazer nada além do básico. Mas, por outro lado, sei que estou mentalmente cansado da minha rotina e, dentro das minhas condições, sigo tentando mudar ela — aos poucos, no meu ritmo.

Cada pessoa sabe o peso que carrega. Cada um tem sua batalha invisível.

O importante é entender que nem sempre acelerar é a resposta.

De forma alguma estou abordando sobre o que é justou ou não, quem está certo ou não.

Será que o problema é realmente a falta de vontade... ou a falta de um ambiente que permita sonhar com mais tranquilidade?

Carregando publicação patrocinada...
3

Tem de tudo, a vida é complexa, e não é justa.

Ninguém é obrigado fazer as mesmas coisas que os outros dizem.

Muitas dessas postagens são para benefício próprio e não ajudar o outro de verdade, tanto que é tudo muito bem pensado para agradar as pessoas, pelo menos a esmagadora maioria, porque ele tem um objetivo de marketing por trás, não é é ajuda sem interesses. Mas isso gera um problema para muitas pessoas. Vivemos uma época onde problemas mentais explodiram e em parte se deve ao fato de estar exposto à muitas informações, e geralmente cuidadosamente pensadas para gerar conexão com as pessoas e tirar proveito delas. Antes acontecia isso mas era uma aqui e outra ali, hoje são dezenas ou centenas por dia que a pessoa recebe. O que acaba tendo um efeito contrário.

Parte do problema é a criação, não só dentro de casa, que piorou muito nas últimas décadas, mas não vou entrar em detalhes aqui, já falei em vários outras postagens. Claro que tem exceções

Poucas pessoas tem a coragem de dizer o que desagrada, mas isso é o que mais pode ajudar alguém em certas situações. O desagrado tende a afastar as pessoas e também estamos em uma época que isso costuma ser desincentivado, ou seja, prega-se que é melhor deixar a pessoa que está em um buraco e não percebe do que fazer algo para ela entender que precisa sair daquele burado, muitas vezes que é até fácil de sair.

Não sei se viu em algum lugar que está faltando vontade, mas é assim mesmo, as pessoas não ligam para as realidades diversas. Por exemplo falam que proramação é para qualqquer um e que é fácil. Isso não é verdade, mas ilude muitas pessoas, geralmente as mais despreparadas para entender oque está acontecendo e por isso mais vulneráveis. Ninguém é obrigado fazer nada, ainda mais fazer algo arriscado e que depende de uma capacidade de execução, (quase) solitária, que a pessoa não têm, por isso ela precisa de um emprego e supervisão, e o dinheiro caindo todo mês com certeza.

É claro que o ideal é a pessoa que está em situação difícil procure melhorar aquilo, dentro das suas possibilidades, ver se consegue um salário melhor, algo mais perto de casa ou remoto, algo que deia a pessoa mais feliz, algo que ela possa crescer. Ao mesmo tempo que não se pode "exigir" que todos sigam certo caminho, as pessoas precisam se ajudar. E precisa ver se não tem algum outro problema extra atrapalhando. Mas uma situação de risco pode não ser a melhor opção, e é raro alguém falar isso.

Eu acho que a pessoa pode tentar criar uma empresa para alcançar melhores resultados na vida, e o ideal é fazer isso nas horas vagas, não abandonar o certo. Pode ser o tal do Micro-SaaS que tende ser mais fácil de fazer e conseguindo volume pode dar dinheiro, mas é algo difícil de escalar o mercado e isso poucos contam, geralmente não falam dos sacrifícos que estão fazendo ou que já tinham a vida consolidada, não confrontam que são pessoas sem maiores problemas que dificultam essa escalada. E poucos contam os fracassos. Até tem casos que a pessoa fala do fracasso, mas no fim está falando de um sucesso. A história é contada pelos vencedores, os fracassados ficam calados, e eles são a esmagadora maioria.

Algumas dessas pessoas que contam os sucesso passaram por dificuldades, outras não. As que passaram tendem a omitir isso. Eu não fico levantando bandeira o tempo todo, mas aqui e ali eu mostro que tive e tenho as minhas até hoje, minha vida seria muito mais fácil sem elas, mas é oque eu trenho e me viro como posso, tento fazer o meu melhor, e isso é algo que convido a todos fazer. E tentar ver se o melhor não está um pouco além do que está fazwndo, com cuidado, devagar para não "espanar". Se não der para ir além daquilo, tem que ser feliz com o que tem, assim não passa ter dois problemas nas mãos.

Talvez ajude algumas pessoas (estou sendo duro ali, mas é para as pessoas entenderem o caminho de espinhos que vão ter que enfrentar): https://www.tabnews.com.br/maniero/faq-do-programador-perdidao.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

2

Mais uma vez, de verdade, adoro seus comentários — não porque eu simpatizo com eles, mas pela realidade nua e crua que você transmite, sem de fato tomar um lado. Porque, na maioria dos assuntos, não existe certo ou errado absoluto.

Sua fala foi cirúrgica. Muitos falam o que convém, o que os outros querem ouvir — e não estão errados por isso. No fim das contas, todo mundo precisa de algo, seja dinheiro, visibilidade ou reconhecimento. No final mesmo, é cada um por si, com seus próprios interesses (e me incluo nisso).

2

chega em casa cansado e o pouco tempo livre que tem... quer descansar, ver a família ou simplesmente não fazer nada.

Eu lembro que eu tava nessa onda. Só queria ficar o fim de semana inteiro derretendop o cérebro em jogos.

Resolvi fazer um projeto paralelo, em um fim de semana trabalhando nele fui parar no hospital

1

Às vezes, uma boa dose de dopamina faz bem, né? Só não pode é se viciar. Muita gente fala sobre ultrapassar os limites e ir até o fim, mas se você não estiver saudável, vai chegar aonde?

2

Cara, o problema da maioria, assim como parece q é o seu, é falta de objetivo concreto e claro, eu sempre insisto em falar nisso. As pessoas não sabem buscar o q querem, só querem copiar o sucesso dos outros.

A sua vida precisa ser definida por vc e não pelo q os outros falam (claro q com limites sociais, tipo, quero virar um bandido... meu vc vai pra cadeia). E para vc definir o q quer, precisa criar objetivos sinceros e se possível q vc consiga cumprir de acordo com sua capacidade.

Então se seu objetivo é apenas chegar em casa e descansar e curtir a vida, pra q ca##lhos vc vai querer fazer um projeto a parte e perder tempo nisso? Se seu objetivo é viajar durante os fins de semana, pra que vc vai querer ficar entuxado dentro de casa batendo código pra um projeto q nem sabe pra quem irá ser vir? Seria por problemas financeiros? Ou problemas motivacionais? Modinha? Meu, não há nada de errado vc chegar em casa e descansar, isso se vc quis isso pra vc naquele momento. É seus objetivos q devem definir o q vc deve fazer e não o q os outros estão fazendo.

Agora se seu objetivo é criar algo seu, ou ter uma maior independência profissional, ou coisas semelhantes, meu, vc estará falhando miseravelmente. Se vc quer fazer AQUELE PROJETO, mas fica coçando saco ou se remoendo ai no sofá durante o final de semana, ai é pura vagabundagem msm, isso nem é cansaço, é apenas uma desculpa para não concluir seu objetivo. Existem momentos de descanso, mas objetivos só são cumpridos com mão na massa.

Então assim, em vez de ficar procurando seguir modinhas dos outros, procure criar seus próprios objetivos com o q vc quer pra sua vida. Tbm saiba q cada decisão q tomar, impactará seu futuro, seja por bem ou por mal. E q não precisa viver em uma linha reta, afinal queremos viver uma vida, então se não der certo com esse objetivo q vc quis, bola pra frente e busque por novos. Claro q abandonar por incompetência aí é foda, nem quero comentar sobre isso.

Então em vez de ficar batalhando consigo msm dentro desse limbo mental q vive corroendo as nossas cabeças, seja por FOMO, seja por burnout, seja por síndrome do impostor e outras coisas q virou modinhas nesses últimos anos, vá definir objetivos pra vc. Se quer descansar, descanse, não há nada de errado nisso. E se quer fazer algo, faça. Se quer fazer os 2 ao mesmo tempo, aprenda a gerenciar seus horários e faça os 2. Pra qse tudo existe solução, desde q vc corra atrás pra resolvê-las.

1

Concordo com a sua opinião, ela é super válida. Acho que estamos apenas seguindo por caminhos diferentes. Você faz referência a metas, objetivos e motivação — e esses pontos são indiscutíveis para o desenvolvimento de uma pessoa. Nossos pontos se conectam no final de tudo.

Todavia, o meu posicionamento é em relação às pessoas que já possuem objetivos definidos, mas que, por algum motivo, não têm uma rotina favorável ou estão simplesmente cansadas. Discordo que usar o final de semana para descansar seja vagabundagem. Mais uma vez, cada um tem sua realidade. O que quis enfatizar é que esse público, em específico, não está errado em parar um pouco ou descansar de fato.

Muitos se sentem culpados ou desanimados. Eu quero fazer, tenho meus objetivos, mas o corpo e a mente, às vezes, estão cansados — e está tudo bem.

1

Bom, devo ter me expressado mal.

Agora se seu objetivo é criar algo seu, ou ter uma maior independência profissional, ou coisas semelhantes, meu, vc estará falhando miseravelmente. Se vc quer fazer AQUELE PROJETO, mas fica coçando saco ou se remoendo ai no sofá durante o final de semana, ai é pura vagabundagem msm, isso nem é cansaço, é apenas uma desculpa para não concluir seu objetivo. Existem momentos de descanso, mas objetivos só são cumpridos com mão na massa.

Qndo quis dizer sobre isso, não queria dizer q pode parar pra fazer outra coisa, nesse caso descansar. Eu msm faço isso e tenho meus projetos rodando, afinal não somos máquinas. O que digo da vagabundagem é qndo ela deixa a preguiça dominar as decisões delas. Se quer descansar, q tenha consciência do q está fazendo e apenas aproveite o descanso. Mas não deixe o próximo dia a preguiça dominar suas decisões e trasnformar disso num hábito.

Hj em dia as pessoas estão deixando a preguiça controlar o q fazer na próxima hora e pior, elas deixam a preguiça direcionar/comandar a vida delas, e isso é mto ruim. Eu chamo isso de comodismo. Isso acontece por vários motivos, mas pode ver q em grande parte veio por causa da facilidade da tecnologia e tbm da mudança de mentalidade social q temos hj em dia (nem quero entrar nessa parte q é polêmica). E as pessoas abusam disso.

É só ver as tais promessas de ano novo q nunca passam do carnaval, o famoso deixa pra depois q acaba nunca acontecendo, a normalidade do estudo 1 dia antes da prova q tudo "vai dar certo", o conhecido eu faço amanhã q só acontece aparece no próximo ano... isso se lembrar q ela existe. Ou até fisicamente ver como está a saúde mental e física das pessoas, onde as pessoas só reclamam q nunca consegue fazer nada, ou q estão sedentárias, ou q não conseguem correr mais de 1km, ou acima do peso só por dar preferência para o miojão ao invés de cozinhar algo melhor.
Isso tudo é pq as pessoas deixam a preguiça dominar as decisões do dia-a-dia. Hj em dia é mto mais prático jogar no modo nutella do que realmente tentar jogar no modo darksouls.

E o preço sempre é cobrado depois, nem preciso falar sobre as consequências de certas decisões.

Então assim, tem momentos q estamos vivendo o meme joga a mesa pro alto. E isso não é problema, pare e descanse. Mas precisa estar ciente do descanso, então coloque como uma parte não planejada do seu plano e reorganize ele. Mas não deixe isso se tornar essas imprevisibilidades se tornarem um hábito do seu plano. Colocar descanso já tem q fazer parte do seu plano. Uma coisa q aprendi recentemente (comecei a fazer academia): é obrigatório a etapa de descanso de 1 a 2 minutos entre uma série e outra. Se vc não descansar, simplesmente vc f$de com seu músculo e depois sofrerá as consequências das más decisões mal planejadas.

Por isso eu quis citar a vagabundagem ali, é pq as pessoas não sabem controlar mais a vida dela, preferem ficar criando novos problemas mentais ao invés de planejar melhor. E no planejamento, não precisa ser o plano perfeito, afinal perfecionismo demais faz mal, precisa aprender a equilibrar e sempre reajustar o plano durante o caminho, mas q não tire o foco principal dela. Dá até pra usar a estratégia q usamos em nosso trabalho q é dividir pra conquistar. É mais fácil de cumprir tasks menores.

Eu comentei do estilo de objetificar as coisas pra facilitar a vida, afinal se temos em mente do que realmente queremos, então precisamos planejar e entender como cumprir aquilo, senão só vai virar mais um projeto jogado na gaveta. Agora cabe a cada um saber como o q qr da vida dele, se quer passar a vida inteira reclamando ou se quer uma vida com objetivos cumpridos. Eu posso falar por mim mesmo, cansei de ser um reclamador, mas tbm não vou deixar de aproveitar minha vida.

1
1

O importante é entender que nem sempre acelerar é a resposta.

Cara, obrigado por isso. Você tem toda a razão. Da mesma forma que a gente às vezes acelera, às vezes precisamos também desacelerar e levar cada coisa no seu devido tempo.

Obrigado pela postagem.

1

Opa, que bom que gostou do meu pensamento! Como eu disse, não existe certo ou errado, existe a realidade de cada um. Só não podemos desistir — descansar, sim.