Tem de tudo, a vida é complexa, e não é justa.
Ninguém é obrigado fazer as mesmas coisas que os outros dizem.
Muitas dessas postagens são para benefício próprio e não ajudar o outro de verdade, tanto que é tudo muito bem pensado para agradar as pessoas, pelo menos a esmagadora maioria, porque ele tem um objetivo de marketing por trás, não é é ajuda sem interesses. Mas isso gera um problema para muitas pessoas. Vivemos uma época onde problemas mentais explodiram e em parte se deve ao fato de estar exposto à muitas informações, e geralmente cuidadosamente pensadas para gerar conexão com as pessoas e tirar proveito delas. Antes acontecia isso mas era uma aqui e outra ali, hoje são dezenas ou centenas por dia que a pessoa recebe. O que acaba tendo um efeito contrário.
Parte do problema é a criação, não só dentro de casa, que piorou muito nas últimas décadas, mas não vou entrar em detalhes aqui, já falei em vários outras postagens. Claro que tem exceções
Poucas pessoas tem a coragem de dizer o que desagrada, mas isso é o que mais pode ajudar alguém em certas situações. O desagrado tende a afastar as pessoas e também estamos em uma época que isso costuma ser desincentivado, ou seja, prega-se que é melhor deixar a pessoa que está em um buraco e não percebe do que fazer algo para ela entender que precisa sair daquele burado, muitas vezes que é até fácil de sair.
Não sei se viu em algum lugar que está faltando vontade, mas é assim mesmo, as pessoas não ligam para as realidades diversas. Por exemplo falam que proramação é para qualqquer um e que é fácil. Isso não é verdade, mas ilude muitas pessoas, geralmente as mais despreparadas para entender oque está acontecendo e por isso mais vulneráveis. Ninguém é obrigado fazer nada, ainda mais fazer algo arriscado e que depende de uma capacidade de execução, (quase) solitária, que a pessoa não têm, por isso ela precisa de um emprego e supervisão, e o dinheiro caindo todo mês com certeza.
É claro que o ideal é a pessoa que está em situação difícil procure melhorar aquilo, dentro das suas possibilidades, ver se consegue um salário melhor, algo mais perto de casa ou remoto, algo que deia a pessoa mais feliz, algo que ela possa crescer. Ao mesmo tempo que não se pode "exigir" que todos sigam certo caminho, as pessoas precisam se ajudar. E precisa ver se não tem algum outro problema extra atrapalhando. Mas uma situação de risco pode não ser a melhor opção, e é raro alguém falar isso.
Eu acho que a pessoa pode tentar criar uma empresa para alcançar melhores resultados na vida, e o ideal é fazer isso nas horas vagas, não abandonar o certo. Pode ser o tal do Micro-SaaS que tende ser mais fácil de fazer e conseguindo volume pode dar dinheiro, mas é algo difícil de escalar o mercado e isso poucos contam, geralmente não falam dos sacrifícos que estão fazendo ou que já tinham a vida consolidada, não confrontam que são pessoas sem maiores problemas que dificultam essa escalada. E poucos contam os fracassos. Até tem casos que a pessoa fala do fracasso, mas no fim está falando de um sucesso. A história é contada pelos vencedores, os fracassados ficam calados, e eles são a esmagadora maioria.
Algumas dessas pessoas que contam os sucesso passaram por dificuldades, outras não. As que passaram tendem a omitir isso. Eu não fico levantando bandeira o tempo todo, mas aqui e ali eu mostro que tive e tenho as minhas até hoje, minha vida seria muito mais fácil sem elas, mas é oque eu trenho e me viro como posso, tento fazer o meu melhor, e isso é algo que convido a todos fazer. E tentar ver se o melhor não está um pouco além do que está fazwndo, com cuidado, devagar para não "espanar". Se não der para ir além daquilo, tem que ser feliz com o que tem, assim não passa ter dois problemas nas mãos.
Talvez ajude algumas pessoas (estou sendo duro ali, mas é para as pessoas entenderem o caminho de espinhos que vão ter que enfrentar): https://www.tabnews.com.br/maniero/faq-do-programador-perdidao.
S2
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).