"Quando o bom se cala, o mal prevalece"
Esse ditado nos diz que se omitir em fazer o certo, só dá margem para que outrem faça algo errado.
Temos muitos usuários por aí que precisam de "adestramento" e não vi na sua conduta nada de errado, eu teria feito igual, afinal, o processo existe e deve ser cumprido, se existe o canal correto para comunicação, está certo em orientar o usuário a usá-lo.
Talvez a forma de orientar é o ponto nevrálgico que nós te TI por falta de traquejo social, saibamos dosar corretamente, sem parecer ao usuário como algo não amistoso. Então as vezes o energúmeno, irá tomar para o coração aquela orientação que recebeu e ir chorar no colo do chefe e se este for tão imatura quanto seu subordinado, irá escalar sem necessidade.
Se seu chefe não te apoiar e ainda fizer uma cobrança injusta, isso só demonstra que o lugar não é para você e daí ou você sai fora, ou se prostitui e aceita dançar conforme a música e deixa que o usuário sacana possa continuar fazendo solicitações fora do canal adequado e você não reclamará e não falará nada por isso.
Como cada um sabe dos boletos que tem para pagar, eu mesmo já me prostitui algumas vezes na carreira, a medida que os anos foram passando e a senioridade aumentando, fui me impondo e não mais deixando que me fizessem de idiota. Mas novamente, tudo é questão também de desenvolver o traquejo social, a gente as vezes consegue que o imbecíl do usuário faça o que a gente quer, desde que saibamos conversar com ele de forma ao alecrim dourado não ficar magoado.