Executando verificação de segurança...
3

O QUE VOCÊ FARIA NO MEU LUGAR?

Sei que você não me conhece então vou me apresentar me maneira breve, Me chamo Felipe tenho 23 anos e atualmente trabalho como Analista de TI eu uma empresa consideravelmente grande.

A pouco tempo me deparo com uma situação no mínimo inusitada que me faz ponderar se realmente vale a pena estar certo. O corrido foi breve mas, as consequências foram catastróficas, em um certo dia cansado de já ter orientado aos usuários não ligarem no número particular dos auxiliares e analistas de TI do trabalho para resolver problemas (temos um grupo no whatsapp e respondemos rápido e atendemos todos os chamados com agilidade), decidi acompanha um colega até uma pessoa que ligou para resolver uma suposta impressora que havia parado de funcionar, chegando ao local a impressora funcionou magicamente sem intervenção do meu setor, em seguida orientei de maneira breve: "fulano(a), na próxima manda no grupo tá?".

Essa frase foi o suficiente para o supervisor, coordenador e diretor dessa pessoa ficarem sabendo da história e não só virem me cobrar referente a situação (sustentei tudo o que havia dito pois, estava certo em tudo que fiz), cobraram o meu coordenador e um dos gerentes que não tem nada a ver com o meu setor.

Ambas as partes foram ouvidas, fofoca rolou solta. Como bem sabem a cada pessoa que passa a história aumenta igual no telefone sem fio. De certo modo eu não me sinto errado pelo que fiz, afinal o meu dever além de resolver o problema é instruir o usuário mas, de certa forma me gerou uma situação completamente desconfortável ao ponto de ter uma pequena crise de ansiedade.

Me fez refletir se valeu a pena estar certo ou se teria sido melhor fechar o olhos e fingir que nada acontece.

O que vocês fariam no meu lugar?

Carregando publicação patrocinada...
3

Quando você entra numa empresa, você precisa lembrar da oração da serenidade:

serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, coragem para mudar as coisas que posso e sabedoria para distinguir uma da outra.

Com o tempo, você adiciona novos versos:

Dai me paciência pra não esmurrar esse cretino.
Não vou rir da cara dele, Não vou rir da cara dele...
Lembra dos boletos a pagar de cada mês.
...

3

Cara, sinceramente não é sua responsabilidade mudar isso. Você é só um funcionário.

A responsabilidade de mudar isso é do seu gerente!

Não queira arrumar briga de peixe grande que vai acabar servidor de exemplo.

Quando acontece algo fora da orientação (chamarem no privado) tu deve chegar e explicar a situação para seu gerente. Ele é que vai definir se você deve ou não resolver o problema, seu gerente que tem que mudar onde é solicitado.

2

Eu já teria questionado o Gerente porque o meu número privado e/ou particular está sendo usado pela empresa, se tem um canal corporativo para tal, simplesmente ignora o que chega no privado e bola pra frente.

2
0
2

Sinceramente não entendi qual foi o motivo q gerou o problema, ahahah.

Mas assim, se fosse pensar numa ideia pra não dar mais problema, concentra todos atendimentos em um ponto só, como algo obrigatório, e fora daquilo não terá atendimento. Sei q é chato, mas é pra evitar problemas. E precisa orientar todos da empresa desse local de atendimento.

Na empresa q trabalho a gente tem o discord, usamos um canal só pra suporte. Claro q tem como conversar no privado, mas é no canal q deve sempre vir os atendimentos, pois é lá q é concentrado os problemas para facilitar todos olharem.

Não sei se vale a pena usar aqueles softwares como zendesk e tals q serve mais pra usuários, pois é chato essas coisas de ticket. Mas por ser uma empresa razoavelmente grande, talvez vcs precisem de algo mais estruturado, mas não deixe mto complexo, pq burocracia em excesso só atrapalha.

1

Trabalhei como estagiário de suporte técnico na defendoria pública do meu estado e sei extamente como é esse tipo de situação, passei por várias iguais e acabei desistindo de tentar mudar a mentalidade da galera.

Meu conselho: faça seu mínimo, não questione e apenas vá resolver o problema mesmo sabendo o que vai acontecer. A única forma que pode mudar esse tipo de situação de telefone sem fio seria utilizar um sistema para formalizar chamados, descrevendo o problema do usuário, dia, horário e etc. Você pode susgerir isso para seu chefe, embora a burocracia para usar esse tipo de sistema seja bem maior que um grupo no wpp, servirá de registro para garantir que você trabalhou.

0

"Quando o bom se cala, o mal prevalece"

Esse ditado nos diz que se omitir em fazer o certo, só dá margem para que outrem faça algo errado.

Temos muitos usuários por aí que precisam de "adestramento" e não vi na sua conduta nada de errado, eu teria feito igual, afinal, o processo existe e deve ser cumprido, se existe o canal correto para comunicação, está certo em orientar o usuário a usá-lo.

Talvez a forma de orientar é o ponto nevrálgico que nós te TI por falta de traquejo social, saibamos dosar corretamente, sem parecer ao usuário como algo não amistoso. Então as vezes o energúmeno, irá tomar para o coração aquela orientação que recebeu e ir chorar no colo do chefe e se este for tão imatura quanto seu subordinado, irá escalar sem necessidade.

Se seu chefe não te apoiar e ainda fizer uma cobrança injusta, isso só demonstra que o lugar não é para você e daí ou você sai fora, ou se prostitui e aceita dançar conforme a música e deixa que o usuário sacana possa continuar fazendo solicitações fora do canal adequado e você não reclamará e não falará nada por isso.

Como cada um sabe dos boletos que tem para pagar, eu mesmo já me prostitui algumas vezes na carreira, a medida que os anos foram passando e a senioridade aumentando, fui me impondo e não mais deixando que me fizessem de idiota. Mas novamente, tudo é questão também de desenvolver o traquejo social, a gente as vezes consegue que o imbecíl do usuário faça o que a gente quer, desde que saibamos conversar com ele de forma ao alecrim dourado não ficar magoado.