Executando verificação de segurança...
3

Valeu amigo! 😉

Com relação a sua resalva, não vejo como um empecilho, mas sim como um ponto a ser trabalhado. Por exemplo, ao invés de focar só em aprender sobre tecnologia, aprender sobre negócios, atração e retenção de clientes...
Eu que segui este caminho, sinto muito mais dificuldade em me adequar a uma vaga de emprego (dificilmente consegui preencher os requisitos de alguma kkk).

E tudo é um processo. E a melhor coisa para se capcitar neste caminho é a prática. Meu primeiro projeto não virou, mas me ajudou a desenvolver uma noção enorme sobre a arquitetura do software, que no que deu certo, ficou bem melhor.

E para seguir um caminho como esse, uma possibilidade é primeiro conquistar o público e depois trazer a solução. O erro de muitos é criar algo da cabeça e depois querer vender. Mapear o que um publico compraria e depois entregar o que foi mapeado é mais certeiro. Em outro comentário dei exemplo da conversa que tive com meu barbeiro, que falou tudo que o software de agendamento que ele usa tem de bom e onde precisava melhor para ficar 100% e dali já era meio caminho andado para um projeto monetizado.

Com relação a codificar depois de um dia inteiro de trabalho é puxado mesmo, mas faz parte. De outro lado, terá pessoas com tempo de sobra e vão dizer que precisam de uma renda mais certa para poder apostar em algo do tipo.🤷
A gente precisa manter o foco no objetivo e fazer o sacrifício necessário...

Sobre experiência...
Eu nunca tive um emprego de desenvolvedor...
Aprendi tudo fazendo, tirando do papel e corrigindo os problemas que apareciam 😅.

o ponto que mais defendo é que o feito é melhor que o perfeito. um software em produção, com clientes e dando bugs, te traz experiência sobre todos os cuidados que precisa tomar na codificação de projetos futuros. Comigo supriu a inexperiência que tinha por nunca ter sido contratado como programador.

Acredito que o grande problema da maioria dos DEVs é subestimar o próprio potencial, de repente até por conta das exigências do mercado.
Mas eu sou exemplo de que não precisa de tanto conhecimento para construir algo. Já participei de um encontro presencial de desenvolvedores e bonhei total no que falavam, parecia que eu não fazia parte dali kkkk. Me senti como se ainda estivesse engatinhando na carreira.

Mas depois, tirando as ideias do papel, pude me consientizar de que já sabia o bastante para sair da inércia.