Executando verificação de segurança...
75

Renda Mensal Recorrente com Software

A linha de contribuicao que gostaria de trazer para a comunidade é a possibilidade que consegui explorar com a programação e que, pelo que parece, é pouco conhecida ou tem pouco atenção da maioria dos profissionais.

Seria ter o software desenvolvido por nós como um ativo, trabalhando para a gente e gerando uma renda recorrente.

Parece que são poucos os DEVs que sabem que, ao invés de buscar um emprego (se ajustando a todas as exigências do mercado), poderiam construir uma fonte de renda com o que já têm de conhecimento...

Me chamo Charles, sou desenvolvedor, empreendedor, nunca tive emprego como programador e todos os projetos que desenvolvo são no modelo de Software como serviço (saas). Hoje, graças a este direcionamento, tenho uma renda mensal que não depende das minhas horas de codificação.

Para fazer o meu primeiro e que é a minha fonte de renda principal só precisei de: PHP, MYSQL, VUEJS e uma hospedagem convencional, que no começo de tudo foi uma compartilhada que custava R$300 ao ano.

Ao invés de buscar emprego, eu prospecto clientes.
Ao invés de ter um salário fixo, com novos clientes entrando é como se sempre tivesse um aumento.
E ao invés de precisar dominar tudo quanto é nova tecnologia, me especializo no que, de fato, preciso para criar minhas soluções e busco conhecimentos em outras área, como vendas, prospecção, retenção de clientes ou sobre o nicho em que atuo.

Uma comparação que gosto de fazer é com o mercado de aluguéis de propriedades.
Como desenvolvedor, podemos construir uma "propriedade" de tamanho infinito na internet, ter o tanto de inquilinos que conseguirmos conquistar e viver desses "aluguéis" recorrentes.

Acredito que esse caminho possa ser visto com bastante atenção por quem ainda não entrou no mercado de trabalho, pois pode ser uma alternativa mais interessante. Hoje sou grato por não ter conseguido entrar e ter agarrado essa possibilidade, de ter minha renda dos resultados do meu software e não das minhas horas de trabalho.

Como primeiro post é isso...
Se gostarem do conteúdo, posso falar um pouquinho mais da experiência que venho acumulando, desde 2019, empreendendo com o meu Software.

Minhas redes sociais
TikTok
Youtube
Github, Não sei usar 😅

Posts seguintes aqui no Tabnews:

v002 - Renda Mensal Recorrente com Software - Iniciando do zero aos primeiros R$2000 mensal

v003 Renda Mensal Recorrente com Software - O que realmente precisei no começo, o que ajudou e o que não fez falta

4

Esse é um excelente caminho! Parabéns!

Só uma ressalva, muitos programadores que atuam no mercado hoje sonham com isso, faz inúmeros projetos pessoais e tal, mas o difícil é finalizar e depois monetizar. E eu me incluo nisso.

O que quebra muitos as pernas de quem já está no mercado de trabalho e quer fazer isso é o cansaço que o trabalho diário trás. Programar depois de um dia inteiro programando cansa muito e sua produtividade vai lá para baixo, pelo menos para mim. Outro empecilho é o nível de conhecimento necessário para fazer um projeto de cabo a rabo, isso é outro fator que sempre me pegava.

Quando dominei o front, eu não sabia o back, quando aprendi o básico de back eu não sabia infra e por ai vai. Acaba que os projetos vão se acumulando na gaveta por conta desses fatores.

O que eu tenho feito e vi que está fazendo efeito para mim é iniciar projetos que não são apenas programação, no meu caso é criação de jogos. O dia que estou de saco cheio de programar já eu invisto em aprender a parte artistica, sonora, cinemática e por ai vai. Ou ao invés de aprender já tentar criar um pequeno projeto.

Aos poucos tenho evoluído e tenho me sentindo bem feliz com isso. Mas essa jornada que você tá tralhando também é um dos meus sonhos.

3

Valeu amigo! 😉

Com relação a sua resalva, não vejo como um empecilho, mas sim como um ponto a ser trabalhado. Por exemplo, ao invés de focar só em aprender sobre tecnologia, aprender sobre negócios, atração e retenção de clientes...
Eu que segui este caminho, sinto muito mais dificuldade em me adequar a uma vaga de emprego (dificilmente consegui preencher os requisitos de alguma kkk).

E tudo é um processo. E a melhor coisa para se capcitar neste caminho é a prática. Meu primeiro projeto não virou, mas me ajudou a desenvolver uma noção enorme sobre a arquitetura do software, que no que deu certo, ficou bem melhor.

E para seguir um caminho como esse, uma possibilidade é primeiro conquistar o público e depois trazer a solução. O erro de muitos é criar algo da cabeça e depois querer vender. Mapear o que um publico compraria e depois entregar o que foi mapeado é mais certeiro. Em outro comentário dei exemplo da conversa que tive com meu barbeiro, que falou tudo que o software de agendamento que ele usa tem de bom e onde precisava melhor para ficar 100% e dali já era meio caminho andado para um projeto monetizado.

Com relação a codificar depois de um dia inteiro de trabalho é puxado mesmo, mas faz parte. De outro lado, terá pessoas com tempo de sobra e vão dizer que precisam de uma renda mais certa para poder apostar em algo do tipo.🤷
A gente precisa manter o foco no objetivo e fazer o sacrifício necessário...

Sobre experiência...
Eu nunca tive um emprego de desenvolvedor...
Aprendi tudo fazendo, tirando do papel e corrigindo os problemas que apareciam 😅.

o ponto que mais defendo é que o feito é melhor que o perfeito. um software em produção, com clientes e dando bugs, te traz experiência sobre todos os cuidados que precisa tomar na codificação de projetos futuros. Comigo supriu a inexperiência que tinha por nunca ter sido contratado como programador.

Acredito que o grande problema da maioria dos DEVs é subestimar o próprio potencial, de repente até por conta das exigências do mercado.
Mas eu sou exemplo de que não precisa de tanto conhecimento para construir algo. Já participei de um encontro presencial de desenvolvedores e bonhei total no que falavam, parecia que eu não fazia parte dali kkkk. Me senti como se ainda estivesse engatinhando na carreira.

Mas depois, tirando as ideias do papel, pude me consientizar de que já sabia o bastante para sair da inércia.

3

Estou no mesmo caminho, estou trabalhando fixo e fazia freelas para aumentar a renda, optei em parar com os freelas que só davam dor de cabeça e foquei em construir minha aplicação.
já estou colhendo bons frutos.

1

Legal em 👏
Em qual nicho está?

Freela foi outra coisa que comigo também não deu certo kkkk
Como maioria das vagas de emprego, nunca preenchia os requisitos 😅.

E por mais contraintuitivo que pareça, já sabia o bastante para tirar minha solução do papel e poder colher os frutos do meu software e não das minhas horas.😁

2
2

O seu primeiro post foi de qualidade 10/10, parabéns! Estou ansioso pelo próximo post, adentre mais sobre este assunto, tenho certeza de que todos iram gostar. Abracera!

2
2

Muito bom! Esse seu post é uma verdadeira aula. Os comentários também estão muito enriquecedores. Hoje trabalho como desenvolvedor freelancer. Mas estou estudando basntante sobre saas. Ano que vem quero me aventurar por esse modelo de negócio.

2

Excelente artigo, tentei iniciar algo parecido dentro do tabnews!! mas não tive muitos comentários, talvez a chamada e o conteúdo não tenha sido tão interessante!!

Eu estou exatamente no momento de publicar uma SAAS em um VPS e iniciar os testes finais para iniciar um processo de captação de leads e venda!!

Em breve vou postar um mega post aqui para ver e analisar os feedbacks!!

1

Obrigado, Thiago 👊😁
De repente foi o titulo que não pegou, pois aqui a comunidade só tem DEVs rsrs.
É um título que poderia aderir em uma comunidade ou grupo de investidores, que naturalmente buscam DEVs.

Poste os insights aqui sim!

E dica: Já comece a praticar a captura de leads. Não precisa ter o software em produção para já validar o processo de aquisição de clientes. Isso é muito importante.

Você vai captar leads com abordagens ou investirá em tráfego pago?

1

Pois é....vou melhorar minha copy nas próximas postagens!!😁

Sobre a captação, estava pensando em 2 abordagens:
1º - Trabalhar 2 ou 3 e-book do nicho para captação e depois apresentação da ferramenta;
2º - Tráfego pago com criativos em videos da ferramenta
3º - Scrapping em sites para pegar nome + telefone + email para um SDR prospectar

Minha previsão é terminar tudo em dezembro mesmo e soltar em Janeiro, posso até fazer uma captação de lançamento dando 1 ano por 50% do valor da assinatura...enfim.....são coisas que da para pensar!!

Você fez algo diferente para o seu SAAS?

1

Aqui só investi em trafego pago, que foi uma das coisas em que me especializei.
Trabalhava oferta direta mesmo, oferecendo a solução, com preço detalhado e evidenciando os diferenciais. No criativo explorava a comunicação com o público que desejava atingir... de tela do software, era no máximo um print.

Pretendo colocar um SDR também, para prospectar em listas de contatos extraídos do Instagram (perfis de empresas que tenho como alvo).

Um gargalo que estou tendo é nessa parte de encontrar gente rsrs.
Até tentei com PJ, mas o pessoal parece que não quer trabalhar 😅.
(muito mais fácil lidar com código)

Algo que também estou amadurecendo é utilizar produto de entrada, para qualificar melhor o público.
Seria, por exemplo, o caso de você vender seu e-book, ao invés de dar, e prometer uma consultoria ou 30 dias de acesso ao software para quem comprar.

1

Atualmente trabalho como gestor de tráfego tbm....será que tem algum subido aqui...heheh

Essa do E-book + consultoria é bem interessante, meu receio maior é ter uma baixa utilização da ferramenta pelo público.

Porque minha ferramenta é uma mistura de gestão + marketing (automação) o cara precisa entender um pouco para poder utilizar e aproveitar a ferramenta para o seu negócio, por isso acho que a consultoria / treinamento seria interessante!

1

hahaha top
já fiz gestão de tráfego para diversos nichos, justamente para dominar a arte. 😏

hoje, não faço mais para os outros, mas ensino para o meu público.

A questão de cobrar para ter acesso ao conteúdo e a consultoria é justamente para ter o comprometimento dos leads e aumentar as conversões.

2

Muito legal, parabéns pelo conteúdo!

Sabe que tenho essa vontade e até já tenho algo em andamento, mas preciso me dedicar um pouco mais para conseguir finalizar meu MVP.

Mas meu objetivo é partir para o lado do MicroSaaS, serviços menores focados em nichos específicos. Por mais que a rentabilidade tende a ser menor, é bem mais tranquilo de manter todo o negócio com uma equipe menor ou até mesmo solo, e também teria a oportunidade de diversificar entre vários serviços com custo muito baixo.

2

Esse lado é um que me interessa e muito...
Minha dificuldade fica em ter algo enxuto, que não demande suporte. Os projetos que faço sempre acabam ganhando uma certa complexidade rsrs.

Não penso que a rentabilidade seria menor, que depende de como está olhando para a possibilidade.
Se for para ter um único software, sendo sua única fonte de renda, por ser ultrasegmentado, pode realmente implicar em limites de ganhos.
Mas se consntruir projetos que não demandam suporte e se considerar o fato de que, depois de ter uma estrutura base, você pode tirar novos microsaas do papel a cada semana, da para gerar um grande efeito "bola de neve".

Meu interesse é esse:
Ter softwares simples, intuitivos, direto ao ponto, que poderia investir em tráfego pago e ficar só monitorando crescimento da receita recorrente mensal rsrs

1

Passo por isso também, as vezes crio as complexidades na minha cabeça mesmo e acabo desanimando um pouco.

E a falta de conhecimento nas outras áreas também prejudica um pouco, não me considero um bom vendedor, por exemplo.

Mas acredito que um dia chego lá, teu post mesmo, foi muito inspirador!

2

Empreender é vender. Muita gente não sabe vender. E eu já ouvi uma frase que dizia mais ou menos assim: "Só existe uma profissão no mundo, Vendedor". Se você parar pra pensar, você está sempre vendendo algo. Está vendendo sua imagem numa entrevista. Está vendendo um serviço (se você presta algum). Está vendendo um produto (que é o seu caso, venda de software). Estamos sempre vendendo alguma coisa. A questão é que POUCAS pessoas olham para o lado EMPREENDEDOR da coisa. POUCAS pessoas desenvolvem esse lado empreendedor. Há mais ou menos 6 anos eu tive uma ideia parecida com a sua. A ideia era de criar apps mobile pra delivery. Na época não tinha tanta empresa que fazia isso por aqui onde eu moro. A ideia ficou só na minha cabeça, pois eu não tinha o conhecimento e nem fui buscar. Logo, alguém teve a mesma ideia e deu o boom de criação de apps para delivery (pra fugir um pouco das taxas do iFood). A sua ideia é boa, mas muitas pessoas continuarão trabalhando para empresas porque estão acomodadas ou não tem o espírito empreendedor.

1

É sobre isso..
Concordo com todos os pontos.

Em tudo temos a venda acontecendo, ainda que de maneira indireta. E este comodismo é terrível...
Impede as pessoas de explorar o máximo da capacidade que tem, de colher frutos muito maior e se desgastando muito menos. Ou sem desgaste nenhum, pois é só experimentando para sentir a sensação de ver algo nosso acontecendo. É o famoso "viver de férias", de quem faz o que gosta.

😁

1

No seu exemplo, o desgaste é inicial. Mas depois que a máquina está funcionando, já era. Você só vai precisar apertar um parafuso hora aqui, hora ali e fim. Plano de assinatura é um ótimo caminho. Parabéns mano.

2

Ótimo post. Fez eu refletir bastante sobre o que eu poderia fazer para ter uma renda melhor. Obrigado por compartilhar sua experiência.

1
2

Gostaria que contasse mais sobre como realizar isso na prática, achei demais a comparação com o mercado imobiliário e isso realmente chamou minha atenção!

Programação já está na minha vida há muito tempo e desde os meus 13 anos de idade TODOS OS DIAS eu abro alguma IDE para desenvolver alguma coisa, as vezes eram trabalhos mas várias vezes era por pura vontade de criar algo. Percebi que possuia uma certa facilidade com isso e decidi seguir na área, mas até agora me pergunto como poderei contruir uma renda recorrente...

Hoje trabalho para uma empresa e sou muito feliz porque ela me ajudou demais no processo de desenvolvimento da habilidade de programação. Mas sei que em algum momento vou querer fazer algo muito maior do que isso, e vou precisar estar preparado.

Obrigado pelo post, só por ter lido já aflorou novamente em mim aquela vontade de fazer algo de grande valor para as pessoas! 🤩

2

obrigado pelo apoio 👊😉

é ...
estas analogias me ajudam também a manter o foco, aumentando a consciência do que podemos ter "nas mãos".

E sobre se perguntar com construir uma renda, se for um questionamento sobre como achar uma oportunidade, ideia etc., de uma olhadinha nos links do final desse post mesmo.

esta aqui foi minha primeira postagem.
já editei para inserir o link da segunda e terceira, em que compartilho um pouco mais da minha experiência e, especificamente, dou exemplos práticos de como me expus a novas ideias e duas que enxerguei, que pode servir de inspiração ou até mesmo executá-las.

1
1
1

Cara que maneiro esse seu post! Eu estava prestes a abrir um post pra tentar falar com alguém sobre esse assunto, haha.

Eu já trabalho há dois anos na área e eu sempre trabalhei como CLT, o máximo que já fiz fora disso foram alguns freelas pra uma pizzaria kkkkk.

Nos ultimos meses eu tenho me deparado com uma certa vontade de pelo menos experimentar esse mundo onde eu não preciso de fato ser contrado por uma empresa e sim prospectar um cliente com um SASS por exemplo...

Mas cara, sempre que eu penso em começar, eu tenho um certo bloqueio...

Como você fez pra iniciar essa carreira, ter sua primeira ideia e transformar ela de fato em um software...?

1

É um caminho que super recomendo.
De repente, poderia avaliar se o que fez para essa pizzaria não poderia ser do interesse de outras e então encapsular em um software multi tenancy, que poderia liberar o acesso para elas, em troca da assinatura.

O que me ajudou, basicamente vou me conectar com pessoas de outras areas e o meu interesse por modelos de negócios fora da tecnologia, que é onde podemos ver formas de incluir nossas soluções digitais.

Dê uma olhadinha na minha segunda postagem, que publiquei hoje mesmo.

v002, detalhei meu inicio

1
2

É um sistema de pedidos online para delivery de comida. Ajudo a empresas de delivery terem um site próprio de pedidos, para vender de forma automatizada. 😉

1

Muito bom Charles, aqui na cidade, vi que uma empresa fez uma página web simples para pedir Gás P13 e P45. É uma outra ideia interessante para aplicar e ganhar uma renda mensal.
A página é bem simples contém um botão "Fazer Pedido", o app verifica se possui dados de cadastro salvo no localstorage, se não tem solicita o cadastro. Vai para a página de pedido, você seleciona o gás e a forma de pagamento (dinheiro ou cartão).
O app provavelmente notifica os fornecedores e no app mostra para o cliente o status: Se o fornecedor pegou o pedido, se esta a caminho, se chegou ou concluíu.
O pagamento é diretamente com o entregador, ele traz a maquina de cartão no caso.

1

Otimo exemplo, R. Barros. Tem muitas possibilidades. E como neste exemplo que trouxe, algo simples pode justamente favorecer o objetivo por conta da simplicidade e ser extremamente rentável.

Um

1
1

Olá Charles, boa noite!

Simplesmente sensacional esse seu post, muito motivador e muito top. Vejo que muitos, inclusive eu, ficam com tanto medo que deixam as ideias engavetadas e poderiam apenas lançar e lucrar com isso (pelo menos reconhecimento).

Eu gostei muito do que você citou nessa parte:

E ao invés de precisar dominar tudo quanto é nova tecnologia, me especializo no que, de fato, preciso para criar minhas soluções e busco conhecimentos em outras área, como vendas, prospecção, retenção de clientes ou sobre o nicho em que atuo.

Vejo muitas pessoas dizendo que tem que estudar tecnologia X, Y e Z para lançar tal plataforma e a verdade é que: o simples já tá ótimo, melhor feito do que perfeito (clássico). Um exemplo clássico são nas tecnologias frontend, um simples JQuery resolveria tantos problemas... Eu mesmo já entrei nessa complicação, acabei ficando com aquela coisa de "overengineering", enchendo tanto um sistema meu que acabei desmotivando por isso, ficando com medo de lançar algo com o simples.

2

Pois é Rodrigo...
E pior que ter um projeto engavetado, é ver alguem tirando do papel o que a gente procastinou... E frustração mesmo será se esse projeto lançado for mais enxuto que o nosso engavetado rsrs.
fico feliz em motivá-lo. agora é só agir.

É isso, eu mesmo utilizo bastante o JQuery. Se resolve o problema, é ele e pronto.

Eu sei que com as tecnologias que domino, pode ter alguma coisa ou outra que não será possível fazer. Mas até hoje, tudo que precisei fazer, com PHP e MYSQL consegui resolver e muito bem.

1

Sensacional, eu venho procurando algum segmento para atuar com SaaS, porém ainda não tive uma ideia que pudesse brilhar meus olhos e meter as caras, mas minha ideia é atuar como você, ao invés de estudar as tecnologias do mercado estou me aperfeiçoando nas tecnologias que eu sei e gosto para um dia construir minha propriedade. Curti bastante sua publicação e deu até uma animada por aqui, ficarei ansioso por novos conteúdos sobre suas experiências nessa área.

1
1
1

Oi, Charles. estou nesse caminho de empreender também, apesar de não ter um produto ainda como desenvolvedor. Sempre estou pesquisando um nicho que equilibre conhecimentos pessoais X habilidades técnicas X possibilidade de criar um produto 100% digital X oportunidade X baixo custo de entrada. Já montei uma startup com um amigo meu, que funciona até hoje, não ganha muito, mas também não gasta muito e não dá muito trabalho, então ele se mantém até os dias de hoje, com CNPJ e tudo.

Você se incomodaria em contar em que área do mercado você está atuando com seu produto e como conseguiu os primeiros clientes?

3

sem problemas, Eduardo.
Atuo no nicho de alimentação por delivery, com um sistema de pedidos online.
o que me favoreceu no começo e que recomendo para qualquer um que queira iniciar, é o relacionamento com pessoas de outras areas (sair da bolha da galera da tecnologia). Assim que tive a porta aberta, a ideia do que fazer, como me diferenciar nesse meio (que é bem concorrido) e conseguir os primeiros clientes.

meus gastos iniciais eram de 300 reias no ano (hospedagen compartilhada). minhas primeiras clientes eram influentes nas redes sociais, tinham outras empresas que as acompanhavam. Elas publicaram a novidade, mostraram por dentro e tal. aí começaram a procurar.

cada uma pagava R$150 no mês. Hoje o valor é maior.

depois esse fluxo com indicações diminuiu. aí comecei a prospectar com trafego pago.

recomendo também buscar conhecimentos sobre outras áreas ao invés ao ficar estudando tudo quanto é tecnologia nova. Hoje me resolvo muito bem com PHP, MYSQL, VueJS e Bootstrap. O que busco saber é mais sobre vendas, persuasão, tráfego pago etc. ou seja, tudo que me permite me aproximar e contribuir ainda mais com o meu público.

2

Obrigado pela resposta! Muito legal quando o produto tem um crescimento orgânico, o próprio cliente divulga seu produto e acaba atraindo mais clientes! É o sonho de todo empreendedor!

Falando disso, na minha empresa o Google Maps faz muita diferença, ela que traz organicamente os clientes. No entanto, muitos negócios não dão o devido valor e deixam ele meio largado, talvez por não acompanharem o impacto que ele tem. No seu segmento, em que uma lanchonete ou restaurante usa sua ferramenta de pedidos, um perfil no Google Business bem configurado, com fotos boas, bons reviews e links para o site ou para a sua ferramenta mesmo, deve fazer uma diferença absurda também. Não sei como você poderia integrar isso na sua ferramenta atual, mas é um pensamento que tive aqui.

2

Tmj.
E sinceramente, não teve muito mistério para ter essa contrapartida dos clientes. Como no começo estava focado no aprimoramento do software, investia bastante meu tempo no atendimento. Deixava as pessoas muito a vontade, estimulava a fala, buscava Feedbacks etc...

Quando tinha indicações, os principais feedbacks repassados eram de elogios sobre o atendimento, que nessa fase foi um grande diferencial.

Hoje isso até acontece com menos frequência, possivelmente porque o produto já está pronto e eu interajo pouco com os assinantes.

Sua colocação foi ótima...
Tráfego orgânico é sempre bom. Acredito que algo assim, pode servir até mesmo para os meus clientes serem encontrados pelos clientes deles.

1

Quando diz sobre "alimentação por delivery", seria algo no estilo iFood, ou é outra coisa? Pois fico imaginando que deve ter muita concorrência... ou não?

1

É estilo Ifood no sentido do cliente fazer o pedido online, mas é uma proposta diferente. O ifood é um marketingplace. Minha empresa oferece um canal próprio de vendas, a loja própria da empresa.

E sim, tem muita concorrência mesmo. E parece que tudo quando é empreendedor de saas só vê esse caminho rsrs.

Mas a grande concorrência não é necessariamente um problema, até porque pode indicar uma grande demanda.
E mesmo com toda essa oferta, ainda tem gente que vende pelo Whatsapp.

O problema é seu software ser só mais um. Um caminho é ver o que os players atuais não estão fazendo ou um nicho do nicho que poderia ser melhor atendido com recursos específicos. Foi nisso que me diferenciei...
O meu tem a cereginha do bolo que faz muito sentido para uma determinada parcela desse meio, que até mesmo faz empresas me pagarem quando alguns oferecen até de graça a solução ou cobram menos da metade que eu...

1
1

Tenho esperança de seguir esse caminho e depender menos da minha renda CLT. Só tá me faltando a ideia de um software que me dê empolgação de implementar e começar essa jornada.

1
1

Então, amigo.
você pode começar a se conectar com pessoas de outras áreas, buscar sobre a rotina, dia a dia etc.
isso pode te trazer ideias do que fazer e até mesmo os primeiros clientes.

a gente precisa sair um pouquinho da bolha da galera da tecnologia.

foi assim que consegui iniciar.😁

1

cara estou louco de pra entrar no mercado de Saas, estou desenvolvendo sites em cms, tenho até um site de finanças que gostaria de adicionar calculadora de juros mais não tenho conhecimento de programação. Sou empreendedor mais nenhum dos meus projetos ainda me sustenta, gostaria de falar mais com voçê charles por whatsapp ou algo do tipo.

1
1

Achei muito legal sua experiência, Charles, parabéns.
Sobre o estudo de mercado, marketing, vendas, etc. Qual caminho você tomou? Livros, cursos...?

1

Na internet tem muita coisa. Pode começar a pesquisar por estes termo...

  • Marketing Digital
  • Tráfego pago
  • Copyrighting
  • Infoproduto (as mesmas tecnicas usadas para vender, servem para o software)
  • Spin seller (livro)
  • Os segredos do lobo (livro)

Achando um produtor de conteúdo que goste da didática, que consiga aplicar algo e gerar resultado com o conteúdo gratuito, pode comprar o curso que oferecerem com mais segurança.

Minha experiência com marketing digital e trafego pago desenvolvi na prática mesmo. Por um tempo prestei este serviço para outras empresas e também me envolvi na co-produção de curso online, ebooks.

Fiz tudo para dominar mesmo estas atividades e poder trazer para a distribuição do meu software.

1

Obrigado por compartilhar sua experiência. Fico imaginando que muitas pessoas estão estudando e até já programando, que poderiam ter uma visão sobre suas habilidades e o que fazer com elas. A pandemia mostrou um mercado que precisa mas nem sempre tem quem faça - então entender o mercado vai gerar oportunidades!

1

Olá Charles, primeiramente parabéns pelo compartilhamento desse relato que, não só gera admiração por esse tipo de iniciativa de pessoas que se associam aos mesmos conhecimentos, mas também é combustível motivacional e inspira muito!

"Segundamente", permita-me fazer um copy paste de um questionamento que fiz em outra publicação aqui no TabNews: Poderia abrir um pouco mais a respeito da hospedagem? Quais serviços você avaliou, qual está utilizando e por que foi o mais benéfico, se cogitou uma estrutura de conteinerização para esse serviço, quanto tempo levou do final do projeto até a hospedagem dele e disponibilização, etc.? Grande abraço!

1

O problema de negocios na internet é que a barreira de entrada é baixa o que faz com que em pouco tempo seu negocio ja tenha 300+ concorrentes forçando seu preço e lucratividade pra baixo.

1

Estou nesse meio desde 2019 e não vejo dessa forma...
pelo contrário, de la para cá,eu aumento os meus preços.
outro ponto é que a venda da assinatura do software pode se sustentar com relacionamentos, principalmente se nos seus diferenciais conseguir agregar valor além do software para o seu público.

Já aconteceu de cliente minha ser abordada por concorrentes e logo depois me enviar o print de toda a conversa que tentaram desenvolver com ela 😅.

Meu caso, por exemplo: Uma coisa que estudei bastante, para distribuir o meu software, foi tráfego pago e vendas. No final, eu não só sabia anunciar o meu produto, mas também conseguia direcionar minhas clientes a divulgarem os delas também.
Tambem acontecia delas relatarem problemas que nem sempre eram ligados ao software, mas sim a índole das pessoas. Logo depois eu fazia um ajuste que minimizavam estes problemas e elas ficavam ainda mais satisfeitas.

tem empresas que estão comigo desde o início, 2019, pagando mensalmente certinho. É um fato que sustenta meu pensamento.😉

1

Sim, você pode criar um relacionamento com o cliente mas isso em nada impede dele ir pro seu concorrente se ele assim desejar (caso o preço dele for menor por exemplo). Alem de ter a barreira de entrada baixa os negocios da internet normalmente tem custos fixos baixos o que faz com que alem de exigir pouco investimento para entrar no mercado para permanecer tambem necessita de poucos clientes, fazendo o mercado ser mais competitivo ainda.

1

Entendo seu ponto de vista @vncs, mas vou te falar como vendedor. Quando se há relacionamento com cliente, você não precias ter preço, claro, quando isso é atrealado a uma boa prestação de serviço. Te falo isso, por que quem vende serviço, entrega experiência e resolução de problemas.
Um cliente quando contrata seu serviço, quer apenas resolver um problemas e na maioria das vezes, o preço é o que menor importa. Ter referências, avaliações, e claro um preço competitivo, faz com que seu cliente permaneça com você por anos, em todo segmento sempre haverá um concorrente, mas cada um se diferencia da forma que mais agrada seu publico. Se voce tem qualidade no serviço, suporte, recomendações, te garanto que preço é a última coisa que o cliente irá querer discutir e levar como principal critério.

1

Sim, amigo. Reconheço o sentido que suas colocações fazem...
Inclusive, também me articulo para evitar esse tipo de situação, que se o que for oferecido for somente um produto, pode sim ficar vulnerável a estas possibilidades.

E penso que, na prática, é possível ficar blindado destas questões ou, pelo menos, minimizá-las significativamente...
entendendo o público, conseguirmos agir em prol de oferecer muito além do que só um software e aumentar ao máximo a permanência dos assinantes.

😉

1

Custos de servidores são baixos. Custos para manter softwares em relação à sua escala também são baixos. Seus concorrentes terão isso à disposição, claro.
Mas hás dois pontos muito importantes além disso:

  • a complexidade do problema que você se propôs a resolver
  • o nicho que pretende explorar

Se você é capaz de resolver problemas complexos, o custo para um concorrente te bater vai lá no alto. Além disso, se o mercado que você escolheu é um nicho inexplorado, ou mesmo pequeno demais para atrair os grandes concorrentes, você está feito! Nadará de braçadas por meses, até anos. Conseguirá uma grana fácil.

Você não precisa ter a ideia mais inovadora do mundo. Apenas faça algo bem e se relacione com outros mercados, pessoas. A quantidade de problemas mal resolvidos é infinita.

Sobre perder clientes. Trabalho há mais de 10 anos com SaaS. Ganhei clientes muito mais que perdi ano após ano. Vale muito a pena.

1

Muito legal isso, com certeza é um dos meus objetivos. Já fiz uma aplicação mobile para barbearias chamada Tavago (link), mas já faz mais de um ano e mesmo gastando com publicidade online não consegui atrair nenhum cliente. O único cliente que consegui foi no boca a boca e não consegui reter depois de +/- 1 ano.

Como fiquei frustrado com o trabalho que deu desenvolver isso e já não tinha muito tempo porque estava trabalhando e fazendo faculdade, acabei dando um tempo nesse objetivo e foquei em tentar trabalhar para o exterior, o que consegui recentemente e valeu muito a pena, mas agora queria voltar a tentar empreender para gerar uma renda extra pra um dia poder parar de depender de salário.

Se alguém tiver dicas de como conseguir clientes, ideias e retenção de clientes, por favor comentem 😁

1

Amigo, a proposta é bem interessante e tem demanda. O meu barbeiro, por exemplo, utiliza uma ferramenta para cuidar da agenda dele.
O seu software é somente app ou tem web?

que se o cliente do seu cliente precisa baixar o app para ter acesso, isso pode ser uma barreira enorme.

o que meu barbeiro utiliza é todo web. se eu chamar ele no WhatsApp para agendar o corte, tem a resposta automatica com o link por onde posso fazer o agendamento.

A solução precisa ser a mais simples possível para o usuário final. Nós, programadores temos facilidade para desenrolar o uso de qualquer ferramenta, por mais complexa que seja. mas para as pessoas comuns é diferente, tem que ser tudo mastigadinho...
Quanto mais simples for, melhor serão seus resultados.

E para prospectar, é válido começar com um trabalho mais manual, ligando, abordando no whatsapp ou até mesmo visitando pessoalmente.

depois que amadurecer o entendimento sobre o público, o que é de fato relevante para o seu cliente, aí pode potencializar a coisa com a gestão de tráfego.

é o que uso para prospecção.

1

Com certeza tem demanda, mas não consegui explorar. O app é todo mobile, tanto para o barbeiro como para o cliente.

Como está tudo em Expo, eu consigo fazer a aplicação ser também web se depositar algum esforço em tornar em PWA, mas como não obtive feedback decidi nem tentar, imagino que se fosse para dar certo a demanda viria e eu poderia aperfeiçoar para atrair mais clientes.

Eu entrei em contato com muitos possíveis clientes por whats, mas sempre acabo sendo ignorado, talvez eu precise estudar mais sobre como abordar kkk

1

é...
isso aí é outro ponto: se você já estruturou o software e colocou em produção, já mostrou que sabe o bastante de programação.
estudar sobre, vendas, persuasão etc. é o que pode agregar um pouco mais e te ajudar a colher frutos do software que fez.

penso que o único ajuste no software é esse, transformar em pwa.

tem outros pontos que podem ser melhorados na comunicação e aí é só colocar para rodar a distribuição das ofertas.

1

Achei extremamente incrível esse post, eu tenho muita vontade criar o meu próprio software. Teria alguma dica para me dar para entrar de cabeça nesse mundo?

1

Claro, Vladimir!
A principal dica é que a execução é o que conta. O software precisa estar em produção e com clientes, que além de gerar renda, te dará insights de como melhorá-lo e de como chegar a mais clientes.
O que ajuda também é ampliar o networking para pessoas de outras áreas, conhecer o dia a dias de pessoas de outros seguimentos. Isso pode te trazer ideias do que desenvolver e até mesmo os primeiros clientes.

1

A 2 anos atrás, "fugindo" de entrevistas e propostas indecentes, também optei por esse formato, e, após muito esforço, estou começando colher os frutos.

Nesse universo a parte do emprego fixo existe uma infinidade de estratégias rentáveis, hoje por exemplo, não espero o cliente sentir a necessidade de uma solução em tecnologia, eu mesmo lhe disperto sobre os benefícios e vendo o serviço.

2

👊😉 É sobre isso!
E o mais interessante é que nestas abordagens a gente nem precisa mencionar quais stacks dominamos.
se a solução resolve o problema, está feito.

1

Aquelas coisas que você vê por ai

Super interessante o que você descreve nesse post charlesanderson, inclusive uma surpresa para mim ver um post desse tipo. Já vi alguns titulos de vídeos no youtuybe como "Como eu ganho 40 mil por mês com SAAS", e nesses videos (em inglês quase que todos) eles mostram que sua idéia não precisa nem ser tão original, só precisa funcionar e resolver a vida do cliente.

Porém ainda é muito abstrato para mim como funciona, pois eu mesmo fico pulando de projeto de estudo em projeto de estudo, acumulando experiencia enquanto tenho meu emprego fixo como dev, porém nunca chego num ponto de ter uma idéia de software para desenvolver.


Dito isso, gostaria de aproveitar para saber se consegue ilustrar um pouco melhor com exemplos esse tipo de processo que lhe ocorreu, como surgiu a idéia, usou uma já existente e cobrou mais barato para alcançar outra faixa de clientes? São tantas dúvidas rsrs

2

Então, mathmmo, basicamente é isso mesmo. Tendo uma solução que funciona e resolve a dor de um público que paga, estará feito.

O que pode nos impedir de acessar as oportunidades é emergir demais na bolha da tecnologia...
Eu por exemplo, não tenho problema de falta de ideias, o que preciso é justamente sabe filtrar as possibilidades para não sair do foco por ter me seduzido por uma ideia nova rsrs.

como os projetos que idealizo são b2b e focados em vendas. O que me favoresse é entender como é a rotina, dia a dia de profissionais de outras areas.
Ao invés de me conectar com pessoas da area da tecnologia, meu networking é com profissionais de outros seguimentos.

Não curto a ideia de fazer uma copia e cobrar mais barato. Se for apostar em uma ideia que não é nova, penso que seja mais interessante identificar um ponto de melhoria em comum (o que os atuais players não estão fazendo). E assim, pode até mesmo cobrar mais que eles.

Um exemplo prático:
Meu barbeiro usa um software para agendamento automatizado. Um dia perguntei a ele como era para ele, se atendia bem e tal...
Ele me falou todos os pontos favoráveis.
Perfuntei em seguida "E no que você sente que deixa a desejar ou simplesmente poderia melhorar para ficar perfeito?"
Depois disso, a conversa foi quase uma consultoria de desenvolvimento de produto rsrs.

Se fosse investir nessa ideia, começaria sabendo tudo que a ferramenta precisaria ter para já fazer dele o meu primeiro cliente.

Deu para clarear melhor o caminho que pode seguir?

1
1

Muito interessante! Tenho pensado nisso ultimamente e venho maturando algumas ideias na minha cabeça! Mas seria legal se você pudesse compartilhar mais da sua jornada, é sempre legal ler coisas que saem !

1

Show de bola.
Pretendo compartilhar sim...
E já te sugiro tirar essas ideias da cabeça e colocar em produção.

meu primeiro projeto não virou, mas me deu uma noção muito grande na parte de arquitetura do software. depois fui me aprimorando e, para o projeto que virou, o software já tinha uma estrutura bem melhor.

e com o tempo a gente vai entendendo mais e mais, se ajustando e melhorando a cada dia os resultados.

1

oi Charles, considero muito relevante seu post e fiquei impressionado com a qualidade dos comentários.

Desejo a opinião e experiência no desenvolvimento de sites e a monetizacao através de anúncios.

abraços

1

É uma possibilidade também, mas somente sei por alto.
O que tenho de experiência é sobre software como serviço, onde os usuários pagam para ter suas contas.

Para monetizar um software com anúncio, penso que dependerá de muito capital, pois precisará bancar toda a estrutura até começar a virar, que só uma pequena parcela será compradora. Mas não sou a melhor pessoa para falar sobre isso, pois nunca coloquei em prática dessa forma.

Até já consumi software assim. Uma vez foi produzindo conteúdo para o Instagram, tinha feito um texto que passou do limite para a legenda.
Pesquisei no google um contador de caracteres, que utilizei para ajudar na redução do texto até a quantidade que precisava. Nele tinham anúncios...
Então o meu acesso gerou alguma coisa ali para o dono do site. E aí é aquilo, um software desse precisaria de uma demanda expressiva e ainda ser bem rankeado.

Prefiro fazer um software para quem pagará pelo uso, que já da para começar com lucro.
No meu caso, comecei em 2019 com duas clientes, cada uma pagando R150 mensal. Meu custo com a infra era de R300 no ano. kkk

E se tem alguma ideia do tipo, não fique só pensando no "e se..." ou "Será que...", tire do papel e coloque para validação.

mesmo não sendo algo que eu domine, não desencorajaria de ter uma experiência concreta nessa possibilidade.

1

Olá Charles, é assim que eu também "ganho a vida". Trabalho com software de automação comercial, feito em Delphi e rodando no desktop Windows.

Estou trabalhando num projeto que vai levar o software para a web, mas o modelo de negócio não vai mudar.

Abração

1

É isso aí, Itamar. Melhor coisa, né?
O meu é 100% Web...
facilita bastantante o dia a dia, quando tem necessidade de algum upgrade.
hoje a aplicação está ben madura, quase não preciso mecher, mas no começo favoreceu...

1

Post muito bacana, tenho a mesma ideia porem ainda sou novato (1 ano de estudo), tive esta mesma ideia de "aluguel", mas não tenho conhecimento suficiente ainda pra botar minhas ideia em pratica, sobre o PHP ouvi falarem muito bem do Laravel para back-end, aconselharia o uso dele? (quero fazer uma loja virtual totalmente generica e futuramente poder adicionar afiliados)

1

Apesar de não ter experiência com Laravel, recomendo sim, pois vejo que é bem popular e da para achar bastante coisa sobre. Só não uso porque já estava adaptado ao desenvolvimento raiz e tenho uma estrutura base que uso para projetos novos.

E não subestime sua capacidade, pois se consegue fazer um crud e relacionar as informações, já da para tirar algo do papel.

Você também pode seguir seus estudos construindo seu projeto ao invés de fazer exercícios aleatórios.

1
1

Eu faço cadastramanto de prestadores de serviço em um condiminio de veraneio aqui no interior paulista e comecei a usar esse trabalho para aprimorar meus conhecimentos em progração. Basicamente o que passei a fazer foi automatizar toda a parte burucrática de pencher planilhas de excel com um programa em Phyton. Isso me economizou um tempo daqueles e com isso pude ver um pouco mais sobre Power Bi e com os mesmos dados automatizados em phyton eu crio dashboards interativos com o número de prestdores cadastrados no último, dia, semana, mês e mais alguns dados realcionados a ele.

Nesse caso precisei aprender uma linguagem de programação em apenas uma etapa do processo. É muito importante ressaltar que o ativo mais escasso é o tempo e se alguma ferramenta pronta (no meu caso o Power BI) já faz algo que você necessita de forma mais rápida, vale muito a pena utilizá-la.

OBS Meu chefe gostou muito desse meu serviço e já estou planejando fazer algo mais mais ou menos parecido no cadastrameto de visitantes e entregadores de mercadorias que adentram o condomínio, o mesmo pode ser feito no controle de entrada dos clubes e até mesmo na coleta de lixo.

1

Muito top em...
😃👏
E já pensou em encapsular essa solução em um software Multi Tenancy?

Que você, no seu trabalho, é o case que mostra até mesmo o retorno possivel sob o investimento.

Para outros condomínios similares, você simplesmente habilitaria uma nova conta e passariam a ter acesso a ferramenta, podendo te pagar mês a mês pelo uso.

Poderia começar a interagir com síndicos ou responsáveis de outros condominios, para validar a facilidade que teria em acessar o público e o se teriam interesse em usufruir do seu software.

1

Sim, já pensei nisso, inclusive eesa mesma empresa tem outros condomínios semelhantes aqui na região, além do mais esse na qual eu presto serviço é o maior deles (em área e número de proprietários).

Importante ressaltar que aqui é um condomínio de veraneio, ou seja, não tem prédios, e sim casas com lotes a partir de 150 metros quadrados, fica vazio a maior parte do tempo e se enche nos finias de semana e feriados uma vez que a maior parte dos proprietários são pessoas que qurem fugir da correria de São Paulo.

1

Maycovisck tem interesse em fazer parceria para desenvolver a versão Multi Tenancy no software? me chama no instagram para conversarmos @micaelgarcez.dev

1

Muito bom! vou acompanhar!
eu também estou desenvolvendo o meu.
Acho que um medo comum é pensar "muitos ja devem ter tentado fazer isso, serei só mais um"..
ou aquele medo de investir tanto tempo em algo que talvez não dê certo.
Concordo que fazer o mais simples e prático é sempre melhor.
Hoje em dia menos é mais.
Minha idéia é que se você criar algo que sirva como um "atalho" para chegar a algo, sempre funciona.
É mais fácil mandar uma mensagem do que ligar, é mais fácil comprar comida pela internet do que ir buscar.
Continue dando suas dicas, ja me motivou só de ler seu relato.

2

😁 muito bom ler sua mensagem. fico feliz em agregar.
que bom que te motivei. E aproveite esse gás para seguir sem ficar pensando muito. troque pensamentos por ação. ao inves de pensar no "e se der errado", foque no "e se der certo?".

já parou para pensar no como poderia se bom e nos frutos que colheria por dar certo?

o meu primeiro projeto não fluiu e foi algo que desenvolvi por meses. mas gracas a esse primeiro projeto, a arquitetura do que virou ficou muito melhor. É uma situação em que a gente não perde.

e suas colocações foram ótimas. é essa a pegada. complementando:
o feito é melhor que o perfeito.

1

Sensacional como você enxerga a nossa profissão como uma oportunidade de investimento e desperta essa empolgação em todos nós, leitores. Criar uma rede de conexões das quais você pode oferecer serviços eu vejo como o principal desafio desse meio.

1

Em nossa essência já está a forma atípica de raciocinar rsrs.

uma das frases que já ouvi é que "programador tem licença para imprimir dinheiro". E realmente, pensando fora da caixinha, temos essa experiência.

No passado eu tinha vontade de investir em imóveis, por exemplo kitinetes, e poder ter uma renda com os aluguéis.

hoje, não foi bem em imovel que investi, mas a experiência que tenho é como se fosse dono de um shopping de infinitas lojas. E alugo estas lojas para empresas que precisam de uma, para ter seus negócios na internet.

E sobre as conexões que podem nos favorecer, pode ser mais simples que imagina...
o problema é que, normalmente, ficamos presos em uma bolha, só interagindo com quem é da área e absorvendo informações relacionadas ao nosso meio.

Quando focamos no que é suficiente para construir soluções, podemos canalisar nosso tempo para nos conectar com pessoas de outras areas, entender as rotinas e clarear novos caminhos.

1

Muito top, também possuo uma fonte de renda nesse estilo, nao dá para viver somente dela, mas paga vários boletos e realmente é uma forma muito interessante de estar trabalhando na área, possuo um sistema web de emissão de notas fiscais, atendo cerca de 30 empresas de minha região, é um ótimo negócio e com baixo custo.

1

Top em...
Acredito que dê para viver dela sim em...
De repente, o que falta é dar mais atenção a prospecção, identificar outros públicos que pode atingir, facilitar a integração com outros sistemas etc.

1

Dá sim, tem muito espaço, ainda mais por nunca ter feito marketing, toda a prospecção foi por indicações dos atuais clientes. Mas é que eu preciso reescreve-lo, construi esse sistema em 2018 e fui só remendando com chiclete e durex de lá pra cá kkkkk

1

Hahaha
Sei bem como é, mas se o seu software já funciona, se já tem 30 clientes, acha mesmo que precisa reescrevê-lo para ter 40, 50...?

Faça ele pagar todas as contas, depois que tiver clientes sucifientes para viver dele, aí você pensa em refatoração.

Uma coisa que aprendi nesse meio
foi que o feito é melhor que o perfeito.

Pela quantidade de clientes, o seu já está mais que validado. Você precisa é de mais clientes.

Dê uma pesquisada sobre trafego pago. No começo também cresci assim, com indicações, mas chega uma hora em que temos que tracionar.

1
1

Obrigado pelo interesse.
Os comentários são bem vindos 😉, até porque estou bolando próximos baseados nas interações que recebi.

E obrigado também pelo incentivo 😃

1

Nossa muito boa essa postagem! Parabéns!
Estou vendo cada vez mais pessoas no YouTube falando de SaaS mas o fato é que montar seu proprio sistema ainda requer muito conhecimento de programaçao.Bom para os programadores que tem mais essa possibilidade!

2

Valeu, Rafael!😉.
O termo está ganhando popularidade sim, mas para tirar um projeto do papel não é tão complexo assim.
Comecei sem conhecer o termo (pensava só em ter um software que ao invés de copiar e colar para a hospedagen de um cliente novo, poderia só habilitar a conta desse novo cliente) e sem nem mesmo ter tido tanta experiência assim, pois uma coisa que não consegui na minha carreira foi ter um emprego kkk.

E tudo que, por falta de experiência, deixei a desejar no desenvolvimento do software, corrigi conforme alguns problemas ganharam evidência.

por isso acredito que qualquer um que já pode se direcionar a isso. Se souber fazer um crud de clientes, já da para estruturar e distribuir um CRM.

1

Atualmente sou UI Designer Jr, e começando na área de programação, e penso o mesmo que você, já tenho um protipo, plano de negocios elaborado, e opções para testar um MVP, porem nao sei programar o suficiente para tira minha solução para encomendas de condominio do papel. Vejo que SaaS pode sim gerar uma receita assim que o projeto estiver pronto, pois com estudo que fiz do potencial mercado, é inimaginável a quantidade de recursos que posso implementar.
Se algum dev aqui quiser contribuir e entrar para o projeto so mandar uma dm no insta @whyrnld pois toda ajuda sera bem vinda para iniciarmos esse novo negocio.

1

Legal em...
👏😁
O que você já tem validado sobre o público?
O que já tem de plano de ação para prospectar os primeiros clientes?
Quando vai investir na prospecção?

Com as respostas dessas perguntas, pode deixar ainda mais interessante para o DEV que for entrar nessa.

1

O que você já tem validado sobre o público? Necessidade do serviço afim de facilitar controle e gerenciamento de encomendas em condominio de qualquer porte

O que já tem de plano de ação para prospectar os primeiros clientes? Tenho uma consultoria do meu cunhado que ja possui empresa que atende cliente como magazine luiza, sicredi, banco daycoval, brinks, porto seguro, prosegur e outros, ele me da essa mentoria para evoluir o plano de negocios caso preciso

Quando vai investir na prospecção? quanto for necessario, pois tenho formas de conseguir aporte quando o projeto estiver pronto e ja validado, mas incialmente, eu mesmo posso efetuar a captação de clientes, vistoq que ja tenho alguns condominios para fazer uma validação inicial

1

mimha maior dificuldade hoje é como conseguir uma ideia q vale a pena investir. atualmente consigo fazer o full cycle de uma aplicação, seja ela mobile ou web... teriam alguma sugestão de como buscar inspirações de projetos ou tambem de achar um bom sócio. sou muito técnico e certamente teria muita dificuldade com a parte de vendas...

1
1

Para ideias válidas, pode ser interessante começar a se conectar com pessoas de outras áreas, saindo da bolha da tecnologia. Foi isso que me favoreceu.

E com o tempo não faltarão ideias...
Hoje me cuido para não me seduzir por uma ideia nova e perder o foco kkk. Em outro comentário, contei como foi uma conversa com meu barbeiro, que quase foi uma consultoria de desenvolvimento de produto. Perguntei a ele se o software que ele usava para agendamento funcionava bem e onde poderia melhorar. Nisso ele me passou informações valiosíssima, que nortearia um novo projeto e já poderia ter ele como primeiro cliente.

Penso que só de entrarmos no dia a dia de outras áreas já favorece o florecer dessas oportunidades.

E sobre a venda, também pode ser mais tranquilo do que pode parecer. No software, a gente não precisa (ou melhor, não devemos) ser aquele vendedor nato, que "empurra" qualquer coisa para qualquer um. Precisamos praticar uma venda consultiva, que se resume em entender as peculiaridades da rotina do nosso potencial cliente e depois detalhar como a solução que temos se adequará e melhorará a vida dele.
Outra jogada é que com o software podemos entregar o valor e cobrar depois. E eu uso isso sempre que os interessados ficam com o pé atrás.

Falo que meu software é pós pago, que ele só me pagará se colher resultados reais, sem contrato e sem fidelidade, de forma que o meu risco é maior que o dele.

Resolvendo o problema e agregando valor, eles não vão deixar de usar e pagarão depois do trial.

Achar sócio também é complicado para mim 😅 é algo que em que estou me aprimorando...
Mas posso dizer que em grupos de empresários, investidores etc., tem gente especializado em vendas e gestão procurando sociedade com DEVs.

1
1
1

Isso ai, mas na prática ainda pode ser
mais simples.

No meu caso, a estrutura do meu software é multi tenancy. Quando tenho um novo cliente, basta que eu crie uma nova conta para ele.

Com um formulário submetido, já tenho o necessário para o meu cliente começar a usufruir e me pagar estes "aluguéis".

E tudo isso permanece no meu servidor. Meu cliente precisa nem de domínio. E também mantenho a segurança da minha propriedade intelectual.

0
1

Muito interessante essa linha de pensamento, sempre focamos apenas em seguir o caminho quando poderíamos pensar em seguir de diferentes maneiras e como citado tornar nosso software um ativo, muito interessante o post, parabéns

1

É isso...
E pensar fora da caixinha está na nossa essência, como desenvolvedores.

Por incrível que pareça, vejo muitas pessoas deixando de apostar suas fichas em certo caminho, só porque outras pessoas não estão fazendo...
É onde acontece aquele efeito manada, em que as decisões que tomamos estão baseadas simplesmente nas escolhas dos outras.

Mas já estive do outro lado e não tem jeito. Temos que romper a bolha...