Executando verificação de segurança...
1

Eu sou do time que não escreve mais código. Hoje, código virou um assembly pra mim, algo que existe e que eu preciso entender, mas que eu aceito que máquina faz muito melhor do que eu.

Na indústria e na academia, o sinal tá claro: isso aí não é moda, é transição. A programação como conhecemos está morrendo...

  1. Eu trabalho com software crítico. Tipo de sistema que um bug não gera erro na tela, mas processo judicial. Quando a programação assistida por IA começou a aparecer lá por 2023, a sensação na nossa indústria era unânime: “legalzinho, mas nunca vamos conseguir usar isso aqui, é muito risco, muito opaco, nenhuma autoridade vai aceitar” Hoje? Já é realidade. Sou incentivado a usar.

  2. Faço pós no Laboratório de Engenharia de Software da USP. Posso te dizer com folga: 80% dos meus colegas de laboratório estão pesquisando diretamente sobre o uso de LLM em engenharia de software.

O trem já saiu da estação. Quem ainda tá discutindo “se isso é moda” tá olhando pro lado errado da plataforma.


O que aparentemetne as pessoas tem muita dificuldade em entender é que o fim da "programação manual" não é o fim da engenharia de software. Assim como os compiladores também não foram...Muito pelo contrário. O que se deve esperar é um BOOM gigantesco na área e a demanda por engenheiros de software crescer absurdamente!!!

Carregando publicação patrocinada...