Executando verificação de segurança...
1

[DÚVIDA] O quanto é verdade (ou mentira) no futuro do desenvolvimento com IA?

Eu passei um bom tempo estudando, fiz técnico, faculdade, projetos, me aprofundando mais na área de desenvolvimento web, aprendendo metodologias, lendo livros e tentando pelo menos arrumar meu primeiro emprego na área de uma vez.

A real é que deu certo, consegui um estágio e logo fui efetivado numa consultoria que se considera AI First, onde é orientado que tudo que existe lá dentro deve se passar por uma IA antes.

Código então? nem se fala. Eles vendem a ideia do Enterprise Vibe Coding, onde o certo não é mexer no código, mas deixar a IA gerar ele e ir corrigindo, já existe uma séries de regras deles que são configuradas nos modelos pra que eles não delirem tanto, ou então usar MCPs pra ajudar a buscar o contexto correto pra IA desenvolver o códidgo. Tudo em nome da produtividade, um projeto de integração ou modernização de legado que demorariam meses pra ser feito, com IA fazendo tudo deve levar 1 ou 2 semanas eles dizem.

Eu entendo hoje o quanto a IA pode ajudar a desenvolver um código e ajuda mesmo, não nego isso. Mas ao mesmo tempo eu me sinto que eu me estagnei como dev nesses últimos 6 meses... E eu fico me questionando muito sobre o quanto é verdade tudo isso, se em outras empresas é assim também ou não, o quanto disso é o futuro da área de dev, o quanto minha empresa está na "vanguarda" da tecnologia e o quanto não é, no momento eu me sinto muito mais um orquestrador de prompts pra IA do que um desenvolvedor.

A real é que eu voltei a estudar por fora, da forma como eu fazia antes na medida do possível, mas eu queria ainda assim ter uma noção mais clara sobre o que é hype e o que não é sobre IA e como continuar seguindo na área...

Carregando publicação patrocinada...
4

Eles vendem a ideia do Enterprise Vibe Coding, onde o certo não é mexer no código

IA é uma ferramenta incrível, mas deve ser usada como uma ferramenta.

100% Vibe Coding não dá certo! Precisa ter intervenção humana.

IA já gerou DIVERSOS códigos com query N+1, Códigos que passavam por um pipeline gigantesco sem necessidade, e o pior de todos: um código que desativava momentaneamente o RLS do postgres

Imagina minha infraestrutura inteira confiar no RLS e a IA desativar porque era um caminho mais fácil?

Não ficou claro o tamanho do problema? Imagina um cliente ver dados financeiros de outro porque eu não entendi o que a IA fez?

Usando vibe coding eu sempre identifico diversos problemas que passariam despercebidos por alguem com menos atenção que eu. E olha que sou acostumado a fazer code review de outras pessoas, então vejo detalhes que a maioria das pessoas não pensa

  • Um index em uma coluna que não é usada para filtro, mas que diminui a performance de escrita no DB
  • Arquivos fora do padrão de arquitetura do sistema (que violam princípios bem descritos no agente)
  • Pipeline chamando 5 arquivos quando deveriam ter apenas 1
  • Querys retornando modelos inteiros do DB para usar somente 1 campo
  • Replicação de código de login na API em TODOS os locais que usa
  • Construção de estruturas novas em vez de reutilizar antigas

Posso dar um exemplo que tive hoje:

  • Promt de IA: 5 minutos
  • Refatoração do código da IA: 3 horas

Se eu fizesse sem IA? provavelmente umas 10 horas

1

E eu fico me questionando muito sobre o quanto é verdade tudo isso, se em outras empresas é assim também ou não, o quanto disso é o futuro da área de dev, o quanto minha empresa está na "vanguarda" da tecnologia e o quanto não é, no momento eu me sinto muito mais um orquestrador de prompts pra IA do que um desenvolvedor.

Primeiro q não existe uma única verdade. Cada situação funciona de maneiras diferentes em cada empresa. Se pra empresa q vc trampa está funcionando, é pq as pessoas q estão ali conseguiram fazer funcionar daquele jeito.
Mas não significa q ela é a melhor ou é a pior, mto menos q está na "vanguarda", pois cada empresa, cada trabalhador da empresa, terá diferentes formas de lidar com o msm problema. Então não se foque mto se está certo ou errado, e sim aproveitar q está funcionando, e claro, entender o pq está funcionando, pois a verdadeira aprendizagem é entender como funciona.

mas eu queria ainda assim ter uma noção mais clara sobre o que é hype e o que não é sobre IA

Assim, na minha opinião a IA veio pra ficar. Vc terá q aprender a lidar com ela durante o seu trabalho, mas lidar com ela não significa q vc precisará terceirizar sua aprendizagem de conteúdo de computação. A IA é apenas uma ferramenta q facilita em mtas coisas, mas uma coisa q ela nunca pode te dar é a capacidade de pensar, isso só ganha qndo vc pensa por si próprio de como fazer tal coisa e não qndo a IA vomita a solução e vc ve se está ok ou não.

Mas ao mesmo tempo eu me sinto que eu me estagnei como dev nesses últimos 6 meses...

Bom, isso acontece pq vc ainda não entendeu a diferenciar sua carreira do seu trabalho. Seu trabalho é o q vc está fazendo agora nessa empresa, sua carreira é o q vc constrói ao longo do tempo.

De acordo com o q vc escreveu, vc parece é um batedor de código, ou seja, vc apenas é um robo q copia, analisa e repete. Mas vc não está pensando como aquilo funciona, vc não está pensando se aquilo é a melhor forma pra codificar ali naquele ponto, vc não está pensando se aquilo pode dar um verdadeiro pau em outra parte do sistema... no fundo vc simplesmente aceita q tudo aquilo está ok, só corrigindo pequenas instabilidades ali no meio. E isso parece ser normal acontecer qndo a pessoa não tem a experiência de pensar criticamente sobre o q está acontecendo. E isso não acontece pq vc é ruim, mas sim pq vc não tem a experiência de pensar suficiente sobre aquele assunto.

Por isso na minha opinião, eu acho q quem leva mais vantagem são os seniors, pois eles tem conhecimento o suficiente para dizer se algo está bom ou não, ou se pode ser feito de outro jeito ou se aquilo pode causar impacto em outras partes, pois ele vivenciou tudo aquilo, sendo no msm projeto ou até em outros projetos.

Mas o q posso dizer é q a empresa nunca vai te ensinar tudo pra sua carreira. Ela é apenas uma parte da sua carreira. Então é óbvio q vc está nesse sentimento de estagnação.

Eu posso dar meu exemplo. Eu sou dev flutter e a empresa q trabalho é full API. Ou seja, é raro eu ter uma oportunidade de aplicar conhecimentos de banco de dados, pois não tem motivos para aprender isso para essa empresa. E só por causa da empresa não necessitar de um app com banco de dados q preciso deixar de aprender isso?

Por isso eu tenho um projeto pessoal onde estou aplicando conhecimentos q normalmente eu não uso no trabalho. Pq eu sei q o trabalho não irá me dar tudo q preciso para conhecer tanto a tecnologia ou até conhecimentos gerais como sql, para esse caso.

Então ao meu ver vc está indo pra um bom caminho da construção da sua carreira, q é estudar por fora, pois isso dará conhecimentos fora da sua bolha q a empresa vem oferecendo. É bom deixar claro q sua empresa sempre terá coisas pra aprender, mas se vc quer msm melhorar a si msm, precisa buscar por conhecimentos q a empresa q vc trampa nunca irá oferecer. É assim q se monta uma carreira, não deixar o seu trabalho limitar seu conhecimento.

1

Eu sou do time que não escreve mais código. Hoje, código virou um assembly pra mim, algo que existe e que eu preciso entender, mas que eu aceito que máquina faz muito melhor do que eu.

Na indústria e na academia, o sinal tá claro: isso aí não é moda, é transição. A programação como conhecemos está morrendo...

  1. Eu trabalho com software crítico. Tipo de sistema que um bug não gera erro na tela, mas processo judicial. Quando a programação assistida por IA começou a aparecer lá por 2023, a sensação na nossa indústria era unânime: “legalzinho, mas nunca vamos conseguir usar isso aqui, é muito risco, muito opaco, nenhuma autoridade vai aceitar” Hoje? Já é realidade. Sou incentivado a usar.

  2. Faço pós no Laboratório de Engenharia de Software da USP. Posso te dizer com folga: 80% dos meus colegas de laboratório estão pesquisando diretamente sobre o uso de LLM em engenharia de software.

O trem já saiu da estação. Quem ainda tá discutindo “se isso é moda” tá olhando pro lado errado da plataforma.


O que aparentemetne as pessoas tem muita dificuldade em entender é que o fim da "programação manual" não é o fim da engenharia de software. Assim como os compiladores também não foram...Muito pelo contrário. O que se deve esperar é um BOOM gigantesco na área e a demanda por engenheiros de software crescer absurdamente!!!

1

Acho que estamos naquela situação do copo meio cheio ou meio vazio. Eu enxergo a IA como uma ferramenta fenomenal que irá reduzir as barreiras em vários negócios, e que equipes de trabalhadores poderão montar seu negócio e competir com grandes empresas. O copo está meio cheio, falta pouco pra chegarmos lá.

Alguém em breve vai desenvolver algo que irá competir com o iFood, e os entregadores irão preferir trabalhar para outra plataforma que seja mais transparente e menos desumana, que não precise entregar 99% do lucro pros donos e apenas 1% pros entregadores.

Agora, pensando no cenário da IA eliminar empregos, para outras pessoas o copo está meio vazio. Falta apenas alguns anos para uma crise global de empregos. Não acho que será assim, mas é esperar pra ver.