E eu fico me questionando muito sobre o quanto é verdade tudo isso, se em outras empresas é assim também ou não, o quanto disso é o futuro da área de dev, o quanto minha empresa está na "vanguarda" da tecnologia e o quanto não é, no momento eu me sinto muito mais um orquestrador de prompts pra IA do que um desenvolvedor.
Primeiro q não existe uma única verdade. Cada situação funciona de maneiras diferentes em cada empresa. Se pra empresa q vc trampa está funcionando, é pq as pessoas q estão ali conseguiram fazer funcionar daquele jeito.
Mas não significa q ela é a melhor ou é a pior, mto menos q está na "vanguarda", pois cada empresa, cada trabalhador da empresa, terá diferentes formas de lidar com o msm problema. Então não se foque mto se está certo ou errado, e sim aproveitar q está funcionando, e claro, entender o pq está funcionando, pois a verdadeira aprendizagem é entender como funciona.
mas eu queria ainda assim ter uma noção mais clara sobre o que é hype e o que não é sobre IA
Assim, na minha opinião a IA veio pra ficar. Vc terá q aprender a lidar com ela durante o seu trabalho, mas lidar com ela não significa q vc precisará terceirizar sua aprendizagem de conteúdo de computação. A IA é apenas uma ferramenta q facilita em mtas coisas, mas uma coisa q ela nunca pode te dar é a capacidade de pensar, isso só ganha qndo vc pensa por si próprio de como fazer tal coisa e não qndo a IA vomita a solução e vc ve se está ok ou não.
Mas ao mesmo tempo eu me sinto que eu me estagnei como dev nesses últimos 6 meses...
Bom, isso acontece pq vc ainda não entendeu a diferenciar sua carreira do seu trabalho. Seu trabalho é o q vc está fazendo agora nessa empresa, sua carreira é o q vc constrói ao longo do tempo.
De acordo com o q vc escreveu, vc parece é um batedor de código, ou seja, vc apenas é um robo q copia, analisa e repete. Mas vc não está pensando como aquilo funciona, vc não está pensando se aquilo é a melhor forma pra codificar ali naquele ponto, vc não está pensando se aquilo pode dar um verdadeiro pau em outra parte do sistema... no fundo vc simplesmente aceita q tudo aquilo está ok, só corrigindo pequenas instabilidades ali no meio. E isso parece ser normal acontecer qndo a pessoa não tem a experiência de pensar criticamente sobre o q está acontecendo. E isso não acontece pq vc é ruim, mas sim pq vc não tem a experiência de pensar suficiente sobre aquele assunto.
Por isso na minha opinião, eu acho q quem leva mais vantagem são os seniors, pois eles tem conhecimento o suficiente para dizer se algo está bom ou não, ou se pode ser feito de outro jeito ou se aquilo pode causar impacto em outras partes, pois ele vivenciou tudo aquilo, sendo no msm projeto ou até em outros projetos.
Mas o q posso dizer é q a empresa nunca vai te ensinar tudo pra sua carreira. Ela é apenas uma parte da sua carreira. Então é óbvio q vc está nesse sentimento de estagnação.
Eu posso dar meu exemplo. Eu sou dev flutter e a empresa q trabalho é full API. Ou seja, é raro eu ter uma oportunidade de aplicar conhecimentos de banco de dados, pois não tem motivos para aprender isso para essa empresa. E só por causa da empresa não necessitar de um app com banco de dados q preciso deixar de aprender isso?
Por isso eu tenho um projeto pessoal onde estou aplicando conhecimentos q normalmente eu não uso no trabalho. Pq eu sei q o trabalho não irá me dar tudo q preciso para conhecer tanto a tecnologia ou até conhecimentos gerais como sql, para esse caso.
Então ao meu ver vc está indo pra um bom caminho da construção da sua carreira, q é estudar por fora, pois isso dará conhecimentos fora da sua bolha q a empresa vem oferecendo. É bom deixar claro q sua empresa sempre terá coisas pra aprender, mas se vc quer msm melhorar a si msm, precisa buscar por conhecimentos q a empresa q vc trampa nunca irá oferecer. É assim q se monta uma carreira, não deixar o seu trabalho limitar seu conhecimento.