Sensacional! Demorei para retornar ao meu post porque pensei que ele iria ser perder em meio à várias outras, mas fico feliz por ter encontrado a sua resposta. Acho que essa visão que tu trouxe fecha alguns buracos que estavam existindo no meu pensamento.
Sempre estive muito preso à bolha do desenvolvimento web, e passei um bom tempo da carreira pulando de um linguagem para outra, até começar a trabalhar com PHP, onde senti mais a necessidade de entrar no segmento de desenvolvimento back-end com ela.
A verdade é que faço parte dessa nova geração de programadores que entrou na área em meio ao hype (apesar de já conhecer antes disso) e está acostumado com tudo muito rápido. Apesar de eu compreender que o aprendizado é fundamentalmente um processo demorado e de longo prazo, a realidade a qual eu estou inserido me dificulta olhar por esse lado. Infelizmente, ainda existem algumas raízes na minha cabeça que me fazem olhar para programação do seguinte modo:
Framework X paga mais.
Aquela linguagem tem mais oportunidades que a minha.
Preciso aprender aquilo para crescer mais rápido.
Acho que aos poucos estou desconstruindo isso, ainda mais pelos nomes que tento ter como referência. Alguns desenvolvedores mais experientes e que já entendem melhor como funciona.
Vou seguir seu conselho e procurar trabalhar a minha base, ainda que pensar nisso agora me cause certo incômodo por pensar que o fato de eu não estar estudando à respeito da minha tecnologia vai me deixar para trás no mercado, mas reconheço que isso é só consequência da minha geração.
Agradeço a sua resposta! :)