Discussão: Sua stack importa para a sua carreira como desenvolvedor?
Fala pessoal, gostaria de levantar uma discussão aqui com a comunidade à respeito de um questionamento que eu me venho fazendo há algum tempo e gostaria de, primeiramente contextualiza-los do meu pensamento.
Ultimamente venho maturando a minha visão sobre a área de programação por meio de conteúdos de criadores da área (bastante conteúdo do Filipe Deschamps inclusive) e por meio da minha experiência como programador.
Venho concordando bastante com a ideia de que o programador é alguém que soluciona problemas com tecnologia, e que linguagens, bibliotecas e frameworks são somente ferramentas, uma visão que é um pouco difícil de se ter quando você é um iniciante e se preocupa bastante com o mercado, que foi o meu caso quando decidir começar na área.
Contudo, acho que essa ideia se encaixa perfeitamente para alguém que prefere viver do seu próprio negócio ou para aquela pessoa que realmente só usa programação pra resolver um problema ou outro da rotina ou do trabalho. Para um programador que trabalha para empresas e que está mais inserido no mercado de programação eu ainda concordo que ter a mentalidade de resolver problemas e propor melhorias tem um valor muito grande, mas acho que a stack de alguma forma importa, pois o arsenal de tecnologias do profissional pode ser uma porta para boas oportunidades.
Venho me questionando isso pois farei um intercâmbio para a Europa e pretendo, durante o meu tempo por lá, me esforçar para conseguir uma oportunidade como desenvolvedor. Penso que utilizar meu conhecimento para empreender e entregar soluções pode me ajudar a conseguir essa oportunidade, mas pensando no mercado de programação da região, acho que minha principal stack (PHP e Laravel) não é muito requisitada por lá, logo acabo considerando direcionar algum tempo para me especializar mais em outras tecnologias.
Acho que isso é um assunto interessante de se debater. Gostaria muito de ouvir a todos, seja iniciante ou mais experiente.