Como Construir em Público ( com exemplos )
Construa em Público ( Build in Public ),
Esse e um termo que ganhou muita força la fora e, como tudo que da certo no exterior o brasileiro importa, vem tendo adeptos aqui no Brasil.
Mas o que é Construir em Público e documentar sua jornada?
Seria gravar 30 stories todos os dias?
Compartilhar de forma aberta ( open source ) o código da sua empresa toda?
Ou criar um artigo já basta?
Bom, eu não sou a voz da verdade, mas vou te mostrar como EU e meu sócio estamos fazendo isso na nossa empresa Abacatepay.
E espero que isso te incentive a fazer o mesmo, mas do seu jeito e com seus limites no seu produto e carreira.
Como eu disse, não tem um certo ou errado nesse contexto, pois diferente do SCRUM ou outras metodologias que criaram, o build in public nao teve uma tábula redonda com os engenheiros mais renomados decidindo como deveria se construir em público e ao final da noite criaram aquele que viria a ser os mandamentos de construir em público.
Não. A história é muito menos dramática.
Não tem um inventor do build in public, mas se fosse pra ter o nome dele seria Peter Levels.
O exemplo mais recente que comprova e valida o poder de ter um público é o jogo do aviao que ele fez totalmente com AI.
Ele acordou certo dia e começou a vibecodar, enquanto subia esse produto ele já postava pro seu público acompanhar e testar juntamente com ele.
Esse foi um dos primeiros posts sobre o produto.
Era um wrapper de uma api de controle aereo que ele juntou com lofi.
Então você conseguia escutar o que os pilotos falavam enquanto relaxava com uma musiquinha de fundo.
Até que um dia ele postou essa ideia de fazer o jogo usando AI.
E a cada feature que ele fazia, postava pro público dele opinar, testar e principalmente: comprar.
Assim ele foi tunando o jogo de features que seus seguidores pediam até chegar no momento em que o capitalismo o encontrou.
Se você já pegou um metrô na hora do rush em SP, vai entender o que vou dizer:
Onde há tráfego de gente há possibilidade de ganhar dinheiro.
Agora empresas pagam o Peter para conseguirem fazer ADs ( propaganda ) em seu jogo.
O que faz sentido. Tem milhares de pessoas altamente qualificadas para o nicho de tecnologia jogando um jogo, bora meter um AD nichado.
Agora você pode me dizer:
- Tá, então quer dizer que fazer um produto de sucesso não tem a ver com ser um bom produto?
E é quase isso. Você está começando a entender.
A Virginia tem mais chances de fazer um SaaS dar certo que você.
Pois ela tem o público. E isso é o que mais conta.
Mas se você quer fazer um produto com propósito e que vença minimamente essa barreira chamada "tempo", somente construir em público não basta.
O jogo do Peter teve milhares de acesso por alguns meses.
Mas hoje ninguém mais joga.
A Abacatepay continua de pé.
O que fizemos diferente? O que fizemos igual? Vem comigo.
Construir em público não é algo novo pra gente.
Fizemos isso com outros produtos como Alertpix e Vozpravideo.
Sabe o que mudou? O público que construimos era todo dev.
Então pq raios estávamos fazendo um produto pra streamers?
Então aqui vem a primeira dica:
1 - Saiba pra QUEM está falando.
A partir do momento que fizemos um meio de pagamentos voltado a essa comunidade dev, o jogo virou. Tudo é sobre comunidade.
2 - De o primeiro passo apenas. Documente sua jornada.
Em dezembro fizemos a primeira feature ( um checkout ) e disponibilizamos ao nosso público:
Essa foi a única funcionalidade que pensamos de fato. Depois disso o nosso público quem decidiu o que fazemos ou não fazemos.
Não tinhamos LP, nem logo, nem nome, nem login e nem nada.
Só uma tela da funcionalidade principal do nosso produto.
2 - Não construa em público.
Eu sou meio burro. Sei que é forte falar isso, mas nesse aspecto é verdade.
Talvez a palavra inocente seja melhor, mas o que é a inocencia se não uma forma de burrice?
Falo isso pois por muito tempo eu pensava em algo, decidia e no mesmo instante já falava pro público a ideia sem medo algum de que me copiassem.
E realmente, eu não tenho medo. Você pode me copiar, mas a chance de fazer igual ao que eu pensei é nula. E vai por mim, isso já aconteceu várias vezes comigo.
Mas para aqueles que tem medo de ser copiado, aqui vai a minha dica:
Não construa em público, lance em público.
Além disso, nossa ideia do build in public é mais: "Construa COM o Público" e não somente "EM" público.
Antes mesmo da Abacatepay ter nome de fruta, fizemos uma única feature no produto e depois disso fomos evoluindo juntamente com vocês.
3 - Ache seu jeito ninja de ser
Se algum dia alguém apontar o dedo pra você e falar "ISSO NÃO É BUILD IN PUBLIC" - tá tudo bem. Não precisa ser.
Você tem que achar o seu jeito de compartilhar sua jornada e a sua intensidade.
Não precisa ser tão radical que nem a gente e postar absolutamente tudo sem medo de nada.
Mas compartilhe o que está fazendo. Um artigo, um post, um vídeo.
Um vídeo pode mudar a vida do seu produto e sua também.
Obrigado por ler até aqui.
Um oferecimento abacatepay e daniellimae :)
Deus é justo.