Executando verificação de segurança...
22

Eu fiz uma ferramenta de IA que aplica de 40 a 100 vagas por dia no linkedin, gera currículos customizados para cada vaga e não consigo vender

E aí meus queridos vou mostrar um relato e queria conselhos,

assim como muitos de vocês, há 1 ano atrás eu estava gastando +/- 3 horas por dia aplicando em vagas e tomando ghosting de tudo que é lado e como um bom dev decidi automatizar isso.

  1. tudo que é vaga está passando por um filtro de ATS agora que o recrutador só recebe o currículo se você tiver as exatas tecnologias da descrição citadas explicitamente no seu currículo.
  2. cada vaga está recebendo umas 250 aplicações em 24h e dependendo da tecnologia até mais.
  3. linkedin está cada vez mais friendly pras empresas e literalmente fdndo o dev que quer entrar no mercado.

Então o que eu fiz sozinho nos últimos 11 meses? Criei uma ferramenta robusta que automatiza esse processo, o linkedin limita 100 vagas por dia, então criei uma ferramenta que abre uma "VM"(pra não precisar explicar kubernetes) faz o trabalho que tem que fazer diariamente, aplica em vagas, gera os currículos que precisa gerar e de resto é só aguardar os recrutadores olharem seu perfil e entrarem em contato com você. Tudo começou com uma ferramenta pra mim, outros colegas começaram a usar e então sozinho mesmo codei um site pra automatizar o que eu já fazia. Estou recebendo 5 a 10 mensagens por dia de recrutadores e não estou dando conta de responder tudo.

Não sou da área comercial, não tenho experiência e vendas nem nada do tipo, sou apenas um desenvolvedor bruto com um software MUITO BOM e ÚTIL, então queria alguns conselhos para poder melhorar a minha landing page e conseguir vender alguma coisa pois ainda não vendi nada e o custo de infra tá absurdo e para o que ofereço não dá pra abaixar o preço.

A landing page tem muitos dados mockados, é a única coisa que não está pronta, de resto o sistema tá um filé.

Carregando publicação patrocinada...
2

Olha, vou falar do meu ponto de vista que pode não ser o melhor, e seria muito legal ter discução sobre isso. Sem dúvidas sua ferramenta deve ser boa e entregar o que promete, mas a pergunta que me fiz quando li é: será que as pessoas querem isso?
Digo isso pois cada aplicação para uma vaga precisa de atenção da pessoa que está fazendo, e pagar pelo menos R$50 por mês, ou mesmo em um mês, pra aplicar em várias vagas pode não ser atraente. Além de haver recomendações de que aplicar em muitas vagas nem sempre é bom, levando as pessoas a aplicar em tantas vagas por dia.
Pra mim, uma opção interessante seria na plataforma listar as vagas adequadas a mim, e ranquear com base no meu curriculo as que mais faz sentido de eu aplicar (mais ou menos o que o linkedin já faz), e me permitir aplicar de forma automatica, caso eu decida fazer, nas vagas com nota acima de X (um valor que eu decido), com base na descrição da vaga, empresa, tipo de trabalho (remoto ou presencial) e local da empresa.

Talvez eu esteja enganado, e desejo que sua ferramenta consiga atingir o público, ao menos pra pagar os custo mencionados por você.
Abraço.

1

Opa rodrigo, obrigado pelo comentário e ótimos pontos abordados. A plataforma faz isso, você escolhe o tipo de posição que você quer, nível de experiência, distância da sua casa caso não seja remoto, país, cidade e até bairro se quiser, blacklist de empresas, cargos etc além de poder escolher se você quer aplicar mais de uma vez para cada empresa ou não. Há uma váriedade de configurações possíveis e jamais só sair clicando em aplicar.

2

Entendi, li sua postagem e não tinha entendido isso, na sua página também não encontrei esse detalhamento, talvez falte isso nela (talvez).

Outro detalhe, não sei qual seu público alvo, mas lendo a sua reposta me fez voltar na página, e não ter a página traduzida (texto e valor mensal) por região, ou somente ter como mudar de inglês para português sem ser usando recurso do navegador, poderia permitir atingir públicos de áreas além da tecnologia, e com isso atrair pessoas para plataforma. Nem todo mundo é bom com inglês, eu mesmo tenho minhas dificuldades, e se deparar com a página toda em inglês passa sensação de que é feita pro público externo ao Brasil, e isso talvez afaste possíveis assinantes.

1

O Rodrigo te deu um baita insight sobre como você pode tentar uma nova forma de ofertar seu produto. Pelo que pude perceber, me parece de fato algo interessante, acredito que só precise encontrar a oferta adequada para seu público.

O que faria a partir desse insight seria fazer um teste A/B de oferta comunicando a o que foi sugerido.

Ex.:

Anúncio / Landing Page - A

--Oferta comunicando a funcionalidade de encontrar vagas adequadas para seu perfil com o plus de automação pelo bot...--

Anúncio / Landing Page - B

--Oferta cumunicando a funcionalidade de automação com o plus de encontrar vagas adequadas para o seu perfil...--


Acredito que basta apenas adequar a oferta como mencionado acima. Olhando para o meu perfil, de fato me chama mais atenção a funcionalidade de filtros do que a automação do bot em si, e hoje fica claro na landing page apenas a funcionalidade do bot.

2
2
1

Olha, é uma idéia, mas não muda o fato que vai continuar saturando como hoje já está acontecendo, milhares e milhares de pessoas se aplicando, e cada vez mais o pessoal tendo que "rebolar" mais para conseguir uma entrevista. Existem coisas que mesmo sendo possível fazer é melhor manter quieto, pois os problemas que isso pode gerar com o tempo não valem a pena, só vai tornar o mercado cada vez pior para se achar uma vaga.

1

E isso não é uma tendência? Talvez se não quebrar logo de uma vez eles tomem uma atitude? O que eu mais vejo é dev bom não conseguindo encontrar vaga de emprego pois se trata de um jogo de números e não de realmente ser bom, a única coisa que eu fiz é adicionar uma ferramenta para devs ao mesmo nível que os recrutadores tem.

2

Diria que não é exatamente um jogo de números, mas de posicionamento. Quem joga apenas pela estatística tende a cair na vala comum das 250 aplicações diárias que mencionou — e lá não se pesca ouro, apenas cansaço. A pergunta que me faço é: o que você chama de "ser um bom dev"? Ser bom tecnicamente? Talvez. Mas o mercado, por vezes cruel, exige mais: saber vender seu peixe, saber que peixe vender e, sobretudo, saber para quem vender.

Recebo contatos no LinkedIn com frequência — não por milagre, nem por automação divina, mas porque aprendi a me apresentar como um profissional, não como um boleto humano implorando por atenção.

Acreditar que a salvação virá ao “quebrar a cadeia” ou ao nivelar tudo por baixo é ingênuo, ainda que bem intencionado. O mercado não vai se regenerar pelo cansaço coletivo, mas sim pela distinção. Se todos usarem bots, a diferença volta a ser... quem sabe se posicionar.

Às vezes, o silêncio estratégico tem mais força do que um grito automatizado.

1

O seu problema é que sua ferramenta não tem valor se o usuário não consegue ver, que tal vc colocar um plano gratuito que se candidata a uma ou duas vagas

1

Dahset, permita-me fazer dois comentários sobre a página:

  • Da forma como tá feita o visitante curioso não tem como conseguir mais info a respeito do serviço por que até isso está atrás de um paywall;
  • Sugiro estabelecer uma assinatura única de teste ou trial que permita avalias a solução na prática. Não acho que precise de um volume grande de vagas para que se possa insights relevantes. Acredito que uma categoria com a aplicação em 5 vagas já permitirá compreender adequadamente o funcionamento e potencial do serviço;

Poderíamos discutir a respeito do público alvo, se brasileiro ou gringo, mas não acho que é isso que está te impedindo de conquistar assinaturas.

1

honestamente, esse é um dos motivos pelo qual estamos em um cenário de tão baixa confiança com currículos.

No longo prazo, não vejo como essa ferramenta vai ajudar nós como uma indústria. Isso só vai piorar os requisitos de pedigree de candidatos, porque o volume de currículos vai ser tão alto, que não vai dar para ler tudo.

Te desejo sucesso de qlqer forma, não tenho muitos conselhos agora, vendas é sempre a parte mais difícil de software no geral.

1

Certo, existem coisas que mesmo sendo possivel técnicamente, não se pode ser feito, automatizar Linkedin é uma delas.

A automação para aplicação de vagas seja por API ou por qualquer outro método, no Linkedin é totalmente proibido pelos termos, sendo assim, seu cliente estará exposto a ter um problema maior ainda. Ele pode ter sua conta bloqueada ou banida. Isso esta claro nos termos.

Aí o desenvolvedor é responsável por isso.

Quando se esta procurando emprego, qualquer IA que usar vai ser mais prejudicial do que benéfico. Para cada ferramenta que surge para tentar "ajudar" o condidado, surge outra para denunciar o mesmo para o recrutador.

1

Não é por API, a automação segue o fluxo normal do usuário, usando apenas localizações de tags html e etc para saber onde clicar. Ou seja, para o usuário do lambda não tem risco algum e o alto custo de infra se dá por essa segurança para o usuário mesmo custando 10x mais para empresa não quero ser processado. A única pessoa que pode tomar ban aqui sou eu por ser dono mas nunca por alguma detecção deles dentro do website, mas basicamente não tem nenhuma comunicação incomum sendo feita fora do que eles já esperam, há um trabalho sério por trás de tudo isso. Sua preocupação é valida e eu tive isso no inicio de tudo, no qual fiz um extenso estudo antes de decidir se iria desenvolver isso ou não, então estou totalmente tranquilo sobre isso. Cada pod funciona quase como uma VM mesmo, com seu próprio chrome e uma tela. Ainda há um milhão de otimizações que posso fazer mas qualquer coisa que não afete a segurança do usuário final.

1

Aí é ainda pior.

Abra o linkeding no Chrome, abra varias páginas e tente executar, por exemplo, adição de conexão uma atras da outra, ou, até mesmo, aplicar para diversas vagas uma em cada aba. Vai dar certo, por algum tempo, e logo será bloqueado, e novamente, até ser banido.

Não entendo como pode existir tranquilidade quando esta criando um produto com conexão não oficial a um fornecedor.

1
0
1

Não sei se entendi errado, mas vc não sabe como vender seu produto mas seu site tem até depoimentos de clientes? Dados estatísticos que (aparentemente) foram tirados do nada, uma "promessa" muito ilusória de trabalho em FANG...
E baseado nos preços, o plano "accelerated" tá até mais em conta que o "best price".

Seu site está perfeito para venda. Com todo respeito, mas tá idêntico a muito site de vendedor de curso, faltou só tu colocar uma promoção com tempo limitado ou algum indicador de "inscrições encerrando"

Tem gente pagando pra jogar fly simulator mal feito criado por vibe coding, Pior, tem gente pagando assinatura MENSAL pra usar software para trapacear em entrevista de leet code. Sua aplicação definitivamente tem público, tu só precisa "cacarejar" um pouco mais alto (e torcer pra ninguém roubar sua ideia e vender na sua frente).

1

Um tanto que ofensivo mas faz sentido seu comentário. Na penultima linha do post eu disse "A landing page tem muitos dados mockados" respondendo sobre os dados. Sim removi a parte das faangs, realmente não faz sentido, logo mais vou subir atualizações. Só não entendi se eu tenho mesmo que causar FOMO igual vendedor de curso faz.

1

Me desculpe, eu sou meio "agressivo" com as palavras mesmo. Falaram sobre vc estar violando diretrizes do Linkedin, e sobre isso eu não tenho a menor ideia (obviamente eu nunca li os termos do site).

Sobre a FOMO, eu acho válido. A parte mais chata de estar desempregado é justamente caçar e se candidatar em vagas. Pra quem já trabalha, talvez sua ferramenta não seja muito útil, já que eu perticularmente gostaria de avaliar melhor antes de me candidatar pra "qualquer coisa", mas pra quem tá desempregado, é uma mão na roda.

No mais, é bom ter um relatório das vagas que a ferramenta se candidatou e, se possível, o motivo da candidatura, pois quando os retornos começarem a aparecer, o teu cliente pode ficar completamente perdido.

1

Colega, vamos direto ao ponto. Seu ferramenta tem o potencial de estar violando termos do linkedin que podem fazer com que sua conta, ou conta dos assinantes seja banida de forma definitiva. Não é se, e sim quando.

1
0
1

Master eu entrei na ferramenta e gostei muito do layout e tals.

Masss.... nao consegui utilizar pois nao tem um plano Free

Hoje e dia acho essencialuma plataforma ter plano Free entendeu, mesmo que seja limitado mas que de para o usuario uma experiencia de como utilizar, se fosse para dar uma dica seria essa.

Ainda mais levando em onsideracao que a pessoa que esta procurando emprego nao deve estar com muita grana, mas assim brother parabens pelo projeto!

Libera um free ai kkkkkkkkkkk

4
1

as vezes existe como baratear esse infra, n sei seus custos mas talvez nesse primeiro momento montar um cloud local na sua maquina e liberar via tunnel pela cloudflared já barateie alguns dos custos principais.

tenta detalhar a sua infra e jogar aqui em alguma outra postagem que o pessoal as vezes tem dicas de como baratear o projeto para que vc consiga manter ele enquanto ainda está nesses periodos iniciais ou até em criar uma versão gratis

1

Cria um advertorial, como se fosse uma pagina de noticias com esse mesmo titulo da sua postagem.

Ferramenta IA facilita contratações via linkdin....

aí vc escreve como se fosse uma noticia falando das vantagens e etc... da uma boa pesquisada bo gpt tbm, ai vc taca no facebook ads

0
2

pelo oq olhei seria basicamente oque vc já fez aqui, criar uma mistura de artigo/materia jornalistica contando um fato com uma propogando (que no caso é oq vc está tentando fazer)

a plataforma está muito dahora mas existe uma barreira entre quem procura emprego e pagar por uma plataforma para conseguir esse emprego, tipo eu entendi a ideia do seu saas e achei muito boa, mas 50 para começar a usar algo pra procurar emprego, vc estaria concorrendo com linkedin premium e na verdades todas as outras plataformas, sua solução parece melhor, principalmente se tiver uma função onde vc consiga colocar seu curriculo base e a propria plataforma ajustar ele para as vagas (por exemplo, eu posso ter experiencia com react.js mas a vaga vir como next.js, eu poderia aplicar para essa vaga tranquilamente mas teria que modificar o curriculo para passar nos robos, se a ia fizer esse pequenos ajustes no curriculo ia ajudar d+ nessa procura)

talvez uma solução para tornar seu produto mais viavel fosse tentar encontrar soluções menos completas e robustas que vc pudesse vender por um preço mais barato para servir para o usuario entrar no seu saas, testar a ferramente e dps pegar a versão mais completa

desculpa o texto longo, gostei muito da sua ideia e da plataforma e comecei a viajar em ideia no meio do texto kkkk boa sorte com o projeto e vou procurar daqui um tempo caso esteja pensando em trocar de empresa

2

adorei suas ideias e digo que você tem uma visão muito parecida com a minha, tudo isso está mapeado e algumas coisas já estão até prontas hahahaha obrigado pelo comentário

0
0
0
0