Cara se posso dar um conselho, tente aprender como a tecnologia que está usando funciona, por exemplo ta usando java 1.5? Ele tinha tecnologias como jsf e richfaces e etc pra manipular as coisas. Usa Delphi? tenta entender como o Delphi funciona tente entender os principios das linguagens e tecnolgias que você aprende pois isso os principios você vai usar no Clipper, Fortran, Cobol até tecnologias como Zig, Rust, Python, React e etc.
Não sei como é seu tempo, mas você pode sempre aprender algo em paralelo, eu aprendi Rust e Python enquanto trabalhava com java 1.5 em 2016, hoje eu trabalho com as duas tecnologias, mas no principio eu não trabalhava.
Eu sei que é frustante, eu comecei minha carreira como analista de suporte, aprendi java enquanto dava suporte pra usuário leigo, mas nesse trabalho eu aprendi shell script e usar linux, isso me ajudou muito quando fui trabalhar com java. Então pense que mesmo trabalhando com tecnologias antigas como Clipper, Informix, Progress4Gl por exemplo, ainda é possível tirar algo deles e levar pra próxima stack. Além disso se tu conseguir estrudar tecnolgias novas em paralelo te ajuda também.
Como tu falou que ta estudando talvez a univerdade já te ajude com isso, o ponto é não se limitar a sua tecnologia do trabalho, busque espandir sua caixa de ferramentas.
Outra dica que dou, nesse trabalho que usava java 1.5 eu comecei a usar uma tecnologia nova na época o vue, comecei a injetar páginas vue dentro do java e tratar o java apenas como uma API, usei inicialmente em projetos menos importantes na empresa e acabou dando certo. Também existe essa alternativa.
Resumindo há oportunidades de se desenvolver mesmo em tecnologias ditas obsoletas, só precisa enxegar as janelas de oportunidades.
Espero ter ajudado.