Executando verificação de segurança...
2

Me sinto estagnado quanto ao estudo de programação

Olá, me chamo André e comecei a estudar mais a fundo a programação no começo de 2024,desde lá eu sempre tive novas descobertas, novas formas de pensar, de abstrair, de raciocinar, e atualmente ainda estudo programação, mas sinto que não da mesma forma, talvez por eu já entender o mínimo do assunto e quem sabe por conta de cada descoberta não ser uma "imensa descoberta" assim como no começo da minha jornada como aspirante a programador.

Hoje em dia eu faço estágio como programador, de fato estou criando algo com o que aprendi desde o começo como estudante da programação, e eu amo isso, eu amo criar e estudar programação, mas ultimamente isso não está acontecendo mais.

Um ponto importante sobre o meu caso é que neste lugar aonde eu faço estágio, as tecnologias que são usadas são muito antigas (para você ter ideia, não usamos github) e isso me força a não estudar novas tecnologias, ou quem sabe ser exposto ao desafio de entender elas, por consequênte, não aprendo aquilo que está sendo usado de mais atual no mercado e isso me deixa completamente perdido.

A conclusão sobre tudo isso é: eu estou meio que sem caminho, não sei o que estudar e isso ta me deixando completamente parado no tempo, em uma área que é obrigatório ficar se atualizando

No fim, eu gostaria de saber a opinião de vocês, e talvez se vocês quiserem dar algumas dicas, eu estou meio perdido sobre tudo isso, e se você leu até aqui, eu agradeço demais, tenha um ótimo dia e obrigado.

(perdão a qualquer erro gramático, de qualquer forma, obrigado)

Carregando publicação patrocinada...
2

Cara se posso dar um conselho, tente aprender como a tecnologia que está usando funciona, por exemplo ta usando java 1.5? Ele tinha tecnologias como jsf e richfaces e etc pra manipular as coisas. Usa Delphi? tenta entender como o Delphi funciona tente entender os principios das linguagens e tecnolgias que você aprende pois isso os principios você vai usar no Clipper, Fortran, Cobol até tecnologias como Zig, Rust, Python, React e etc.
Não sei como é seu tempo, mas você pode sempre aprender algo em paralelo, eu aprendi Rust e Python enquanto trabalhava com java 1.5 em 2016, hoje eu trabalho com as duas tecnologias, mas no principio eu não trabalhava.
Eu sei que é frustante, eu comecei minha carreira como analista de suporte, aprendi java enquanto dava suporte pra usuário leigo, mas nesse trabalho eu aprendi shell script e usar linux, isso me ajudou muito quando fui trabalhar com java. Então pense que mesmo trabalhando com tecnologias antigas como Clipper, Informix, Progress4Gl por exemplo, ainda é possível tirar algo deles e levar pra próxima stack. Além disso se tu conseguir estrudar tecnolgias novas em paralelo te ajuda também.

Como tu falou que ta estudando talvez a univerdade já te ajude com isso, o ponto é não se limitar a sua tecnologia do trabalho, busque espandir sua caixa de ferramentas.

Outra dica que dou, nesse trabalho que usava java 1.5 eu comecei a usar uma tecnologia nova na época o vue, comecei a injetar páginas vue dentro do java e tratar o java apenas como uma API, usei inicialmente em projetos menos importantes na empresa e acabou dando certo. Também existe essa alternativa.

Resumindo há oportunidades de se desenvolver mesmo em tecnologias ditas obsoletas, só precisa enxegar as janelas de oportunidades.

Espero ter ajudado.

2

Olá devjonatas! Muito obrigado pela dica e já adiantando, ajudou muito!

Sobre o meu cenário, eu utilizo php5, tanto no back quanto no front, já estou pensando em novas formas de implementar alguns conceitos e tecnologias que aprendi fora do estagio, mas ainda tenho um longo caminho.

O complicado era que eu estudava typescript mas quando fui para o php tive de me acostumar com várias coisas, eu já tinha uma noção boa sobre PHP, mas php legado eu não esperava pegar para trabalhar, e talvez por essa espécie de "choque" se assim pode se dizer, eu esteja meio letárgico sobre o que estudar, já que fui de uma tecnologia para outra muito rápido

No fim eu acho que vou pesquisar mais sobre implementações que posso fazer, tecnologias que posso atribuir e também focar em um projeto próprio e como você disse

“o ponto é não se limitar a sua tecnologia do trabalho, busque espandir sua caixa de ferramentas.”

Por fim, Vou continuar aprendendo e buscando novas tecnologias talvez com um side-project (o Programmer404 deu essa dica e vou adotar ela), programação é uma área que sempre tem algo novo para aprender, o que eu acredito que eu preciso é de "aumentar os horizontes" e ver novas coisas para aprender mesmo, elas estão lá, eu só não estou vendo, entende?

Eu agradeço mesmo por ter passado seu tempo lendo meu caso e escrevendo sobre ele, muito obrigado devjonatas!

1

Sim, e pro bem ou pro mal, php5 é muito usado no mercado então evoluindo os conhecimentos de PHP você consegue ir longe.
Por exemplo você pode estudar laravel+ vue como side project. E vai pegando os fundamentos no próprio php5.

1

Minha sugestão é encarar esse desafio como uma oportunidade. Se a tech stack é antiga, é bem provável que muita coisa esteja sendo feita "em casa", sem o uso de frameworks modernos. Isso pode ser ótimo para focar nos conceitos universais que se aplicam a qualquer stack — como padrões de projeto, por exemplo.

Além disso, trabalhar com uma stack mais antiga costuma expor você a soluções que hoje em dia já vêm prontas em frameworks. Isso pode ser uma excelente chance de aprender fundamentos que não são mais ensinados com tanta frequência.

Vou te dar um exemplo do início da minha carreira: trabalhei em um sistema em Java 1.4, onde as conexões com o banco de dados eram gerenciadas manualmente por uma biblioteca de "connection pool" feita internamente. Aprendi muito ao dar manutenção naquela biblioteca — coisas que me ajudaram bastante mais pra frente.

1

Já senti isso e é uma droga, mas isso indica que você passou de nível. O ideal é ter um side-project seu, que você code no tempo livre. É a única forma que um programador pode se "manter vivo" trabalhando hoje em dia...

para você ter ideia, não usamos github

O fluxo de trabalho deve ser bem complicado. Eu sinceramente ri quando li isso. Só consegui pensar naqueles memes "veja isso que foi descoberto na tumba de faraó". Alguém já deve ter sugiro a implementação. Me pergunto o que os fez recusar.

1

Olá Programmer404, Obrigado a por sua opinião e dica

Sobre o github, basicamente o sistema inteiro é muito arcaico, eu já dei a sugestão para o uso do mesmo, mas simplismente não estão acostumados ao uso do git, e praticamente seria necessário treinar todo o setor para aprender e usar o git.

No fim estou me especializando em sistemas legado, não por escolha kkkk (utilizo o php5 e o problema é que se atualizar quebra todo o sistema).

No fim, muito obrigado, vou dar uma olhada sobre side-projects e começar a desenvolver o meu :D