Executando verificação de segurança...
4

Salário Ideal. HELP ME

Eu geralmente não gosto de falar sobre questões salariais, mas estou passando por algo que outras pessoas podem estar enfrentando ou já enfrentaram, e preciso de ajuda, haha.

Bom, vou explicar um pouco sobre o meu trabalho. Sou um desenvolvedor backend júnior atualmente, e o meu salário atual é o mesmo de um estagiário na empresa. Já estou aqui há 2 anos e 8 meses; entrei como estagiário e, quando fui promovido, não tive um aumento salarial devido a alguns problemas contratuais (culpa minha). Na época, eu ainda não me sentia um júnior, então fiquei feliz com a promoção.

Agora vem o problema: eu sou a pessoa mais experiente da minha equipe. Conheço o projeto e a tecnologia bastante bem e dou suporte aos outros desenvolvedores backend do time. Não quero desmerecer o salário deles, pois o meu está errado, mas eles ganham o dobro do que eu ganho, e eu entrego talvez três vezes mais trabalho do que eles (novamente, não estou menosprezando o trabalho deles, ambos são júniores e estão começando agora). Não estou pedindo um aumento só porque quero ganhar mais, mas acredito que mereço uma remuneração condizente com as minhas responsabilidades. Será que estou sendo egoísta? Gostaria de pedir um aumento, mas é vergonhoso, e como mencionei antes, não é algo que eu precise realmente. Na semana passada, eu menti sobre o meu salário para a minha equipe, pois sabia que provavelmente eles iriam ao RH para verificar o que estava acontecendo.

Se alguém já passou por uma situação semelhante, eu realmente preciso de ajuda.
Obs: Quando menti que ganho igual os novos juniores, a PO disse que eu merecia ganhar mais

5

Eai jovem! Blz? Entendo o que você esta passando, passei por algo parecido... Uma coisa que aprendi desde cedo é que É bem dificil uma pessoa crescer dentro da mesma empresa. Exatamente porque a empresa acaba dando mais atenção para pessoas novas do que para o funcionário antigo. Em relação ao salário ideal, você pode olhar para a média do salário dentro da sua empresa, como você disse que estava olhando e percebeu que seu salário não faz sentido... e outra forma, que inclusive é bem legal você fazer, mesmo que esteja numa situação confortável de salário é fazer processos para outras empresas, ao fazer isso você vai entender onde você esta no mercado, qual o salário que as outras empresas estão pagando pelo seu talento e também para ficar atualizado das tecnologias e não ficar enferrujado nos processos. Algumas dicas que posso te dar é

1- Você precisa conversar com o seu lider sobre o que você esta sentindo e ver o que ele vai falar. Porque? A maioria das empresas não vão correr atrás do funcionário para dar aumento, a cobrança tem que vir de você para levantar os pontos positivos para servir como argumento. Por exemplo: você entrega bastante, ta acima da média do time, pode levantar coisas importantes que você fez e o impacto que isso teve.
2- Seja egoista... mas não no mal sentido. Mas a maioria das empresas não ligam muito para o colaborador, apenas quando realmente precisam. Se você estiver se esforçando e a empresa não esta te reconhecendo, busca outra... faz processos e quando achar uma empresa legal e que esteja na faixa salarial que você ache bom você muda de empresa. (Leia a dica bonus)
3- Dica Bonus - É a forma que que penso, mas use para refletir. Caso você esteja tentando de todas as formas ser reconhecido e não seja, daí você vai fazer processos e recebe uma oferta com salário maior. Te garanto que a sua empresa deve fazer uma contra-proposta. Para cobrir o salário (manter o mesmo)... Mas não aceite, você estava tentando conversar com a empresa e ela não colaborou, depois que eles viram o impacto negativo que você vai fazer eles correram atrás. Motivos pelo qual você não deve aceitar a contra-proposta é que a próxima vez que você querer aumento de salário vai acontecer a mesma coisa, sendo que na empresa nova vai ser o seu salário inicial, então para você receber um aumento depois de 1 ano é bem mais fácil, caso seu desempenho seja bom. Já na sua empresa você sabe o quanto é dificil receber um aumento, você teve que conseguir uma proposta de outra empresa e pedir para sair. Mas repetindo, é a forma que penso... Apenas para reflexão.

1
1

A empresa pode fazer contra-proposta, mas sendo bem sincero, não acho que deva aceitar.
O fato de vc ter ido para o mercado procurar vaga já gera um indisposição e aceitar a contra-proposta não melhora isso.

Para uma melhor explicação, assista a esse vídeo.

3

O salário tem a ver com o que a pessoa consegue, nada com o que ela entrega.

Ok, nada, é um pouco de exagero, mas é secundário, e apenas em alguns casos encaixa exatamente como deveria ser.

E é bom deixar claro que é muito difícil dizer o quanto deveria ser. Provavelmente você não consegue de forma certa, quem te paga não consegue, outras pessoas não conseguem.

Tem quem ganhe mais do que merece pela entrega e tem quem ganhe menos. E essa relação pode mudar ao longo do tempo, até mesmo sem o salário mudar.

Você ganha o quanto você merece pela negociação que faz. Claro que isso envolve o que entrega, mas é mais o que você consegue negociar. E envolve a condição de quem te paga também.

Se você acha que merece mais tem que pedir mais. Você corre algum risco com isso. Pode até conseguir uma demissão. Pode ser que se houver recusa terá que procurar outra coisa. Muitas vezes o aumento só vem depois que pede demissão ou até quando troca de emprego mesmo. Mudar sempre é risco. Está disposto a correr?

Sem risco é complicado melhorar. Talvez esteja ganhando menos que os outros porque você não assumiu o risco.

Só cuidado para se auto avaliar com sendo melhor que é. Não estou dizendo que é ́ o caso, não tenho como falar disso, mas quero alertar. O risco é muito mais alto quando a pessoa se superestima, só cuidado. Se tem outra pessoa dizendo que merece, mas isso não garante, mas ajuda ficar mais criterioso.

Até mesmo com a mesma pessoa pode mudar a situação dependendo de onde ela está. Precisam tanto assim de você? Ou podem te substituir facilmente?

Só você pode desenrolar isso e tomar uma decisão, até porque só você terá o lucro ou prejuízo pela decisão. Eu faria algo sabendo que eu posso suportar, não sei sua realidade.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

única solução: arrumar emprego em outro lugar, se até o momento a empresa não ajustou isso, independente se teve problema contratual do seu lado, eles não vão te valorizar.

vai atras de outras coisas, vc ja tem quase 3 anos de experiência ai, entao tem como provar experiência pra outro lugar.

1

Hooooooomi ... Toda empresa, independente do tamanho, tem aumento salarial de no máximo, chorando, 20%. Isso é meio que consenso, não é regra. Somente em casos mais extremos, que a empresa vai oferecer mais do que isso. Tipo, se tu foi reconhecido como funcionário do mês/ano ou coisa do tipo. Dificil a empresa te puxar e falar "Vou te dar um aumento". Te digo que a maioria dá uns 10% de aumento somente. Além disso, aumento salário só vai acontecer 1x por ano. Imagine tu pedir todo ano aumento? kkkkk. Logo, aconselho a você procurar outro emprego.

Como você é JR, pelo tempo de XP e tu diz que entrega bastante, te garanto que pegas 100% (o famoso dobro) do salário atual ao mudar de emprego. A questão é saber se vender. Parafraseando outro comentário

Você ganha o quanto você merece pela negociação que faz.

Abaixo, é algo opcional. Leia se quiser.

Eu comecei em Maio de 2021 com 2.1K - Remoto. Fiquei 6 meses lá e depois fui pra grande empresa pra ganhar 5K (eita. mais que 100%) - Regimo Híbrido (tive que mudar de cidade, infelizmente. Eu morava em Natal. 4km da praia. Saudades). Eu já achava que 5K pra Jr tava OK, mas os funcionários SRs foram saindo do time e advinha pra quem sobrou? Fiquei como mais responsabilidades e meu salário não refletia isso. Como chegou no ciclo de performance (famoso bônus) e não me propuseram nenhum aumento e eu vendo que os outros funcionários demoraram muito pra crescer na empresa, comecei a procurar outras vagas. Fiquei exatos 365 dias (o famoso 1 ano) nessa empresa - Foi o tempo do contrato mínimo para eu não precisar pagar pra sair (coisa de empresa grande). Fui para a concorrente (mais fácil hehe) para ganhar 9K (Eita. Quase 100%) - Também regime híbrido (Já quero sair por esse motivo rsrs) - e me vendi como pleno, mesmo eu não me considerando como tal. É o ponto. Saber se vender. Não me acho no nível pleno, mas no emprego atual sou o que mais entrega no time. Aliás, sou o mais novo em XP. Tenho menos XP que o Jr do time. Novamente, saber se vender.

Aliás, saber se vender não é o mesmo que mentir. OK? No meu caso, eu não iniciei como Desenvolvedor. Minha formação é Geofísica e fazia mestrado em Engenharia de Petróleo. Eu já progravama desde 2018, mas nunca pra Web (era mais modelagem matemática/física em Julia, Python e Matlab). Então eu já tinha bagagem (Já manjava de Docker, Git, Linux etc) quando resolvi largar o mestrado pra virar garoto de programa (de computador, é claro - Adoro essa piada rsrs). Nas duas empresas grandes que eu citei (OK. Citei uma, mas dá pra inferir que a outra é grande também já que é concorrente), valorizam esse tipo de perfil. Sabendo disso, me vender foi mais fácil. Inclusive, outra dica. Conheça a empresa que você pretende concorrer a vaga. Você ganha pontos na entrevista e com isso você consegue negociar um salário mais alto com mais facilidade.

1

O mesmo estou passando.
Eu sou desenvolvedor web responsável por toda estrutura cloud da empresa, vivendo em um país do terceiro mundo e ganhando 1/3 doque é pago normalmente para o nível de responsabilidade que assumo.

Meu conhecimento foi adquirido de forma natural, sem faculdade ou diploma, isso acaba sendo uma desculpa para o não aumento salarial faltando menos de uma semana para completar 2 anos de empresa.

1

Uma dica para ganhar muito dinheiro kkkk:

Trabalhe em uma empresa a ponto de você ser responsável e entender a maior parte dos processos.
Ache uma vaga nova, aceita a proposta, trabalhe para sua antiga empresa agora como consultor, cobrando por hora, já que era você que sabia os processos e eles ficaram sem.
(zueira)

Pow teu caso é bem diferente da minha realidade, eu comecei a trabalhar como junior em 2021, primeiro emprego, e ganhava 2500, e sai da empresa com 1 ano e pouco ganhando 3800, então já teve um aumento consideravel, não sei quanto você ganha para estar querendo mais também, mas imagino que seja próximo desses valores.

Hoje estou em outra empresa e já tive um aumento desse 3800, mas foi conversado já na contratação, acho que de qualquer forma, precisa ter essa reunião com diretor/lider.

Outra boa ideia é achar vagas e ai pegar um contra-proposta se gosta da empresa atual, continuar trabalhando nela, ganhando mais, vai ser ótimo.

1

Olá, meu caro. Tudo bem?

Não vou julgá-lo a respeito da sua decisão de mentir, mas minha humilde opinião é que você ou quem quer que seja a pessoa não é obrigado a falar quanto recebe se isso não te deixa confortável. Numa próxima ocasião brinque a respeito do valor, fale um valor sabidamente falso e muito maior (ou menor) que o real e faça graça da situação (Ganho 50 conto e mais duas pastilhas de menta).

Concordo com os outros relatos e afirmo que já passei pelo que o ian4raponga relatou na "dica bônus" dentro de um contexto próximo do seu.

Era estagiário, fui efetivado ganhando um pouco a mais (no líquido basicamente a mesma coisa), depois de algum tempo tentei negociar valores maiores em vista das minhas muitas responsabilidades e entregas, mas não tive sucesso, apenas um "vamos pensar a respeito". Em vista disso busquei uma oportunidade (e aceitei) que pagava quase 3x o meu salário e quando fui informar (não queria negociar mais) a decisão o meu superior, que é sócio diretor da empresa, sentiu que não era blefe e iria me perder e rebateu a proposta e ainda quis dar outros benefícios. A contra-proposta foi feita no momento da reunião, ele sequer quis consultar os sócios dele pra validar os valores e ter o OK deles (para você ver o tamanho da preocupação).

Como já disseram, salário tem muito mais a ver com negociação do que com as suas entregas técnicas. Você deve ser capaz de "se vender" para os superiores e usar as suas habilidades pessoais (soft skills) para mostrar que você está pronto para o próximo nível, tanto em termos de salário como de responsabilidades. Isso fará com que seja lembrado pela direção ou pelo menos irá prepará-lo para a próxima vaga com boas habilidades para liderar ou ser bem liderado.

Acredito que você deve ponderar se faz sentido pra você e falar com seu superior sobre suas responsabilidades e anseios. Não é interessante ir diretamente e pedir o aumento sem antes iniciar a conversa "passando uma vaselina" e dando contexto de porque você "merece isso".

Não existe fórmula mágica, mas antes de tudo solicite um feedback, ouça atentamente as críticas e elogios e ao final informe que em vista da sua qualidade técnica e responsabilidades atuais, você espera em X tempo receber uma remuneração melhor. Se caso o seu superior não for receptivo a esse fato, pergunte o que você precisa melhorar para obter esse aumento desejado. Nessa caso se o sujeito disser algo fora do senso comum, visivelmente com objetivo de se esquivar da resposta, novamente em minha humilde opinião, sugiro atualizar seu currículo/portfólio e fazer algumas entrevistas. :)

Forte abraço e espero ter ajudado de alguma forma.

1

Estive em uma situação parecida.
Se você tem menos de 3 anos de xp e é o mais experiente do seu time, meu conselho é: saia dessa empresa. O importante agora é trabalhar com pessoas mais experientes e aumentar seu valor de mercado. Mudando de empresa vai ser bem mais fácil negociar um salário maior também.
Pula fora. Troca de empresa.

1

Reitero o que o Maniero e o Ian já disseram, atualmente não atuo como desenvolvedor mas já saí e entrei em empresas da forma como está na dica bônus: faça processos seletivos, mesmo que não queira sair da empresa, isso pode ser uma carta na manga para conseguir o aumento, na última vez em que troquei de emprego, foi assim: aceitei o convite de uma entrevista, vi que não era bem o que eu queria mas já me deu uma carta na manga, em meio a este processo seletivo, conversei com outra empresa e consegui uma vaga boa.

A questão principal é: negociação, trabalho em um local onde existem várias pessoas do mesmo nível hiericarquico, mas alguns com mais conhecimentos e outros com menos, a empresa tenta manter um nível salarial parecido e conforme o conhecimento demonstrado ali dentro, recebe algo a mais.

Infelizmente em muitos locais, você não é chamado pra conversar sobre o salário ou qualquer melhoria que poderia ter em relação a tua pessoa especificamente, enquanto tu não demonstrar instatisfação com o salário ou procura-los para conversar, a empresa não tem como saber que tu está insatisfeito.