Executando verificação de segurança...
1

São vários fatores que contribuíram para o projeto não andar. Vou citar alguns pontos partindo do meu ponto de vista:

  • Falta de Empenho: O projeto iniciou com três pessoas: eu, outro colega da faculdade e nosso professor. Ficou definido que eu faria o frontend, meu colega o backend e meu professor arcaria com os custos e implementação prática do projeto (o intuito era monetizar), além de ter sido ele quem deu a ideia. Porém, meu amigo abandonou o projeto e todos que tentei chamar ou não tiveram interesse por ser algo não remunerado de início, ou por terem dificuldade técnica.
  • Meu próprio débito técnico: Eu não atuo como programador. Me formei em Engenharia da Computação, estagiei por um ano, continuo estudando e desenvolvendo pequenos projetos pessoais até hoje, mas não segui na área. Por isso, me falta muito conhecimento sobre como desenvolver um projeto de ponta a ponta, principalmente na elaboração do design. Apesar das minhas dificuldades, ainda me viro no quesito técnico e sempre tento me manter atualizado. Como o responsável por fazer o backend saiu, resolvi usar o Firebase. Sei que não é a melhor escolha para um projeto dessa grandeza, mas iria agilizar o MVP e era o que eu tinha mais conhecimento até então. Sobre as tecnologias e arquitetura utilizadas, são basicamente as mesmas que o futmania (projeto pessoal).
  • Tempo: Iniciamos o projeto em fevereiro de 2024. Desde o início, eu já não tinha tanto tempo disponível para trabalhar nele, algo que deixei claro para todos, mas ainda dedicava um tempo diário durante meu horário de almoço do trabalho ou à noite, quando era livre. O fato de só eu estar trabalhando de forma prática acabou me desmotivando, e fui cada vez mais diminuindo o tempo que gastava nesse projeto, me dedicando a outras coisas como meu curso de inglês, o curso.dev, entre outros projetos pessoais que realmente utilizo.
  • Design: Desde o início, ficou claro que precisaríamos de um designer para criar as artes dos personagens e mapas. Cada personagem tem um avatar que pode ser personalizado com equipamentos, etc. Também existem alguns mapas onde o professor cria as "missões". Com o que aprendi até hoje, acredito que consiga criar tanto o backend quanto o frontend sozinho, mas sou extremamente leigo na criação desse tipo de arte e também não me vejo com a criatividade necessária para criar esses personagens.

Concluindo, tudo se resume à minha dificuldade em dar conta de criar esse projeto sozinho. Sei que é um projeto grande para uma pessoa, e eu nunca consegui me enxergar mantendo esse projeto ponta a ponta sem ajuda, mesmo que eu tivesse total conhecimento de toda a parte técnica, ainda me faltaria o tempo disponível para me dedicar a um projeto dessa forma.

Carregando publicação patrocinada...