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Criei um JOGO MOBILE ANDROID mas ninguém jogou 😭😭😭😭😭

Minha experiência criando um jogo para a Play Store 🎮

Hoje quero compartilhar um pouco da minha jornada desenvolvendo meu primeiro jogo para Android: Cross The Colors.

💡 Tudo começou com uma ideia (e um pouco de desespero)

Sempre sonhei em criar um estúdio de games, mas não tinha grana, conhecimento técnico e nem uma ideia sólida. Ainda assim, fui atrás. Aprendi lógica de programação, ganhei experiência com projetos reais em empresas e percebi: dá pra fazer jogos também.

Sou fã de jogos indies — eles ainda se preocupam com diversão de verdade, algo que muitos AAA deixaram de lado. Com isso em mente, optei por começar pequeno: um jogo simples de recorde, para aprender o processo completo sem grandes riscos.

⚙️ Os desafios (spoiler: não é só programar)

Criar um jogo foi mais complexo do que eu imaginava:

Escolher a engine: fui de Godot (e recomendo!).

Design: UI e personagens são outro universo.

Música e sons: essenciais, mas difíceis de produzir.

Publicar na Play Store: muita burocracia envolvida.

Apesar das dores de cabeça, cada etapa me preparou melhor para futuros projetos — inclusive o “grande jogo” que quero lançar um dia na Steam.

🚀 O lançamento (e o que vem depois)

O resultado foi o Cross The Colors, um jogo onde você controla uma bolinha que precisa atravessar barreiras da mesma cor — simples, divertido e viciante.

Já se passaram 5 meses desde o lançamento. O jogo conta com 48 instalações, e agora estou na fase mais legal (e assustadora): receber feedback real da galera.

🕹️ Jogue, critique, compartilhe!

Se você curte jogos indies ou tem curiosidade sobre o desenvolvimento de games, te convido a testar e me dizer o que achou. Cada feedback conta muito!

🔗 Site do estúdio
📲 Link do jogo na Play Store

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Irmão, parabéns pelo jogo! Você podia deixar open-source para próximas atualizações, como por exemplo começar mais fácil com uma distância razoável das paredes e ir dificultando(não consegui passar de 4 pontos kkk).

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Queria deixar open source mas fiquei com medo de uma coisa, como ele tem API com SilentWolf que é quem faz o leaderboard, não fui atras da melhor forma de esconder isso, para eu não ter dor de cabeça acabei deixando fechado e sobre a dificuldade, vou trabalhar nisso!! Era para ser dificil mas ficou demais haha para mim que desenvolvi eu acho facil.

Muito obrigado pelo feedback! Abraço

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Muito massa! Tenho 2 sugestões:

  • Começar o jogo com uma "velocidade" mais lenta e ir aumentando aos poucos: isso ajuda a os olhos a acostumarem com as cores e luminosidade.
  • Aplicar um efeito na bolinha ao mudar de cor para comunicar melhor qual é a nova cor.
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Vi que seu aplicativo tá usando o dominio dupo.com no nome do pacote.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.dupo.crossthecolors&pli=1

Fui visitar o site e o Kaspersky já gritou problema com o certificado.

Esse domínio que usou é seu mesmo ? Se sim, pode consertar este problema no certificado e publicar ali a página do jogo !

Se não for seu, vc está dando margem para o verdadeiro dono do dominio te obrigar a parar a distribuição do seu app pq vc está publicando algo como se desse cara fosse.

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Mas é claro que você não pode usar um nome de dominio que não é seu no pacote !

Então se seu dominio é dupostudios.com, era com.dupostudiose não com.dupo que era para estar no nome do pacote.

Conserte o quanto antes, pois quanto mais o tempo passar, mais isso lhe custará e eu não estou falando apenas de dinheiro.

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Cara.. Eu sei bem como é que é, passei exatamente pela mesma situação e ainda passo na verdade kkkkk sou um indie gamedev também, e mesmo depois de vários anos postando projetos na google play, ainda não consegui atingir o meu próprio público, o que é uma tristeza XD

https://play.google.com/store/apps/dev?id=5754914039305358507

Postei vários projetos por lá, mas ainda sim continua difícil atingir uma galera legal, eu estou querendo tentar iniciar um canal no youtube, recomendo fazer isso também, pode ajudar a conquistar um público

Etapa de feedback é a que eu mais gosto, então vou te ajudar com o meu XD vou baixar o seu projeto e assim que possível postar um comentário sobre ele, talvez por aqui ou diretamente por lá na google play, abraços o/

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testei aqui , senti falta de poder mover a bolinha deslizando para os lados , outro ponto que acho que peca é a bolinha mudar de cor do nada.
acho que ficaria melhor ela mudar de cor aleatoriamente apoz atravessar a cor correta anterior.

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A parte visual dos seus projetos está muito boa, essa é a parte que eu mais peco nos meus projetos kkkkk sempre gostei de estudar programação, mas acabei não fazendo o mesmo com pixel art ou design, então estou tentando pegar essa parte agora :P

Você já tem até um projeto vendendo pow XD vou tentar fazer o meu primeiro jogo comercial agora, depois de mais de 10 anos desde que comecei a aprender programação kkkk

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Quando eu pego assets gratuitos, eu geralmente pego na OpenGameArt mas geralmente pego só sons, que também não consigo fazer nada kkkk

A parte visual eu tento quebrar a cabeça pra fazer, mesmo não ficando lá essas coisas, curto bastante pixel art, quero um dia conseguir fazer algo digno de um jogo comercial, que no caso é o que eu estou tentando fazer agora, espero conseguir botar pra vender o meu primeiro projeto

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Eu já joguei alguns jogos com essa mecânica, tenho alguma sugestões para melhorar o gameplay do jogo

Os controles estão meio difíceis, a bolinha ela pode ir para diversas posições clicando nas setas mesmo que seja dividido em apenas 3 cores (não sei se com muitos pontos aparecem mais cores, mas com só 3 cores, não faz muito sentido a bola ir para seilá umas 7 ou 8 posições que dá pra alcançar

Se você remover as setas da jogabilidade, e fazer por exemplo a bola seguir horizontalmente o dedo da pessoa, isso pode facilitar na gameplay do jogo, fazendo com que a pessoa deslize o dedo onde quer que a bola vá e então ela vai, assim a resposta do jogador pode ficar bem mais rápida em relação as cores

A mudança de cor está realmente muito repentina, as vezes não dá tempo do jogador reagir, então talvez alterar como a bola muda de cor ou quanto pode ser interessante, por exemplo, "Mudar a cor a cada 5 pontos" ou talvez, alterar aquela linha que aparece do nada, porque realmente quase não há tempo para reagir, então fica muito difícil o jogador usando essas setas ir para a posição certa rapidamente

Se você ajustar esses detalhes, você consegue por exemplo, ir aumentando a velocidade do jogo com o passar dos pontos para aumentar a dificuldade, adicionar moedas que aparecem em posições entre uma cor e outra que o jogador consiga coletar entre outros

Boa sorte com o projeto maninho! espero ver outros novos futuramente :D

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Cara muito orbigado pelo feed back!! Acabei concordando com todos os pontos que passou, a ideia inicial era realmente ser dificil mas acredito que ja começou muito (talvez) devo adicionar esse novo controle inves das setas e a distancia das barras ir diminuindo e tudo mais..

Obrigado!! Obrigado!!

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Oi,

Eu vi o seu jogo, me parece MUITO aqueles jogos em que o único objetivo é minerar dinheiro (você enche o saco do jogador com obstáculos e logo depois mostra uma tela de comprar recursos). Mas como o seu jogo não tem nada disso, ele se rebaixa e fica apenas como um projetinho para treinar programação com engine de jogos.

Sinceramente, eu não gostei muito da jogabilidade. A bolinha muda de cor repentinamente e pelo tempo que o jogo oferece de resposta, não tem muito o que fazer.

Eu vi recentemente (recomendo) no YouTube vídeos que falam dos melhores jogos feitos na Godot Engine, e quase todos são de plataforma. Eu gosto de jogos de plataforma, zerei todos os Super Mario World, sinto falta de jogos de plataforma que me fazem prestar atenção nos botões que clico no controle, cheios de puzzles e etc.

Boa noite/tarde/manhã.

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Bom dia!! Boa tarde ou noite haha

Sim a ideia desse projeto é não ter um retorno financeiro visto que não acho justo cobrar algumas coisas visto que sei que o ainda preciso evoluir como gamedev em relação dificuldade do jogo, level design e todas as outras vertentes que ainda estou me desenvolvendo... O jogo que pretendo lançar na Steam, será pago e vou fazer "sabendo tudo" por causa desse joguinho e outro que quero lançar após atualizar com feedback de vocês..
Também zerei todos os marios de plataforma, amo muito jogo assim e talvez tenha bastante experiencia e conseguir criar algo como Mario Wonder, que pra mim é o mais divertido!!

Abraço!

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Cara gostei!
Como eu trabalho com desenvolvedores para adicionar acessiblidade em jogos, chama no meu e-mail para falarmos sobre como podemos adicionar acessiblidade para cegos em seu jogo!
[email protected]

sugestão.

  • adicionar sons das cores para usuários com cegueira poder ouvir as cores e deslizar a bolinha na cor correta.
  • feedback para o leitor de tela, com a chamada de api do Text to speech do android
  • movimentos para navegar no menu do jogo. esquerda e direita para navegar entre as opções com elas sendo anunciadas pela voz. e 2 toques para entrar em uma opção.
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Cara, só essas sugesões já abriram muito minha cabeça, obrigado de coração, devo mudar um pouco o escopo do jogo após feedbacks, com toda certeza quando eu for trabalhar em uma atualização vou entrar em contato com você... Muito obrigado!